Pintura perdida de Klimt é encontrada escondida na parede de um museu

Gustav Klimt, Retrato de uma dama, 1917

Especialistas confirmaram que uma pintura descoberta por jardineiros escondidos na parede de um museu de arte italiano é uma obra de Gustav Klimt. A pintura, que teria sido roubada do museu há 24 anos, pode nunca ter saído de casa. Ela será exibida depois que for de examinada, na busca de evidências de seu misterioso roubo.

A obra, que estava desaparecida desde fevereiro de 1997, foi encontrada em 10 de dezembro pelos jardineiros, ao retirar a hera das paredes da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. A tela estava oculta em uma alcova escondida atrás de um painel de metal.

Especialistas em conservação relatam que a pintura está em boas condições, apesar das condições de armazenamento inferiores às ideais. Há um arranhão na tela, que provavelmente ocorreu quando o retrato foi removido de sua moldura.

Em uma reviravolta na história, os especialistas conseguiram autenticar o trabalho, porque Klimt pintou  Retrato de uma dama (1917) em cima de uma tela mais antiga que também apresentava uma jovem elegante. 

Em meio às comemorações diante da recuperação da obra, várias perguntas permanecem sem resposta, incluindo a identidade do ladrão e se a pintura deixou, de fato, a propriedade do museu. Autoridades estudam vestígios de material orgânico encontrado na tela recuperada, na esperança de que isso os leve a uma resposta.

A chave para a verificação da obra de arte roubada foi a existência de selos confirmando seu histórico de exibição na parte de trás da tela, bem como análises de infravermelho e raios-X mostrando a existência de uma pintura anterior por baixo.

No ano anterior ao desaparecimento da pintura, um estudante de arte com olhos de águia havia observado semelhanças entre essa obra de Klimt e outra pintura do mestre austríaco, que se pensava ter sido perdida há muito tempo. A sobreposição de Retrato de uma dama com a fotografia de uma obra de 1912, reproduzida em um volume da Classici dell’Arte Rizzoli, revelou semelhanças impressionantes. Nas duas pinturas, Klimt representa uma mulher com a mesma pose, embora a versão anterior a usasse com chapéu e cachecol, em oposição ao retrato final. As observações do aluno tiveram mérito reconhecido e a presença de uma pintura por baixo foi essencial para autenticar o trabalho.

Enquanto outros artistas costumavam reutilizar telas ou desfazer versões anteriores de pinturas, esse é o único retrato duplo conhecido de Klimt. A descoberta adiciona outra camada de intriga a um conto já notável.

Klimt terminou o Retrato de uma Dama um ano antes de morrer, em 1918. A obra foi comprada em 1925 pelo colecionador de arte italiano Giuseppe Ricci Oddi.

 

Fonte: artnet News

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …