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Pintura de Rubens perdida por 300 anos será a grande aposta de venda da Sotheby’s

Uma pintura que perdeu sua identidade ao longo de 300 anos agora foi reafirmada como uma importante obra do Velho Mestre e será oferecida em um leilão da Sotheby’s em Londres no início de julho.

A pintura em questão é Saint Sebastian Tended by Two Angels, de Sir Peter Paul Rubens. Tem uma estimativa de 5 milhões a 7,7 milhões de dólares.

O conto dos Rubens é um mistério artístico “clássico” sobre uma pintura que, entre deixar uma prestigiosa coleção italiana na década de 1730 e reaparecer no Missouri no século 20, perdeu toda a proveniência por séculos. Esse mistério agora foi resolvido.

Estudiosos e especialistas da equipe da Sotheby’s usaram raios-X para olhar sob a superfície da pintura e recentemente confirmaram que é de fato uma obra de Rubens. Além disso, descobriram que se trata da “primeira” versão de outra obra importante do artista, que até bem pouco tempo atrás era considerada única.

A pintura havia sido registrada pela última vez na coleção dos patronos genoveses do artista, a família Spinola, no início da década de 1730. Quando a obra ressurgiu em leilão, há 15 anos, foi atribuída ao pintor francês Laurent de la Hyre. Na época, foi vendida na Ivey-Selkirk, uma casa de leilões de St. Louis, por US$ 40.000, de acordo com o Artnet Price Database. Embora modesta em comparação com a estimativa atual, essa soma ainda era bem acima da alta estimativa de US$ 8.000.

Logo após o leilão, foi identificada como uma composição de Rubens, e os estudiosos iniciaram uma extensa pesquisa que acabou por comparar a tela a um Rubens referenciado nos testamentos e inventários da família Spínola.

A pintura provavelmente foi executada por volta de 1606-8 na Itália, ou por volta de 1609-10 na Antuérpia, embora não haja um consenso acadêmico. A estreita associação de Rubens com a família Spinola começou quando ele esteve pela primeira vez em Gênova em 1604, e sobreviveu por muito tempo ao seu retorno a Antuérpia no final de 1608.

É provável que a pintura tenha sido encomendada por Ambrogio Spinola (1594-1630), fidalgo e comandante militar italiano, com quem o artista partilhava interesses diplomáticos, políticos e artísticos, e com quem pintou várias vezes. O primeiro registro conhecido da pintura está no testamento do filho de Ambrogio, Filippo Spinola, em 1655, antes de passar por sucessivas gerações da família por oitenta anos. A trilha esfriou com a neta do patrono, Anna Spinola, que foi listada em 1731 como herdeira da pintura.

Saint Sebastian Tended By Two Angels então saiu da família Spinola e passou pela linha feminina de descendência por meio de Anna Spinola, e tornou-se indetectável até seu reaparecimento nos Estados Unidos 230 anos depois, em uma coleção no Missouri em 1963. Mais tarde, foi adquirido pelo atual proprietário no referido leilão em 2008 como uma pintura de Laurent de la Hyre.

O preço mais alto alcançado por uma obra de De la Hyre em leilão é de € 918.400 (US$ 922.000) por Narcisse, vendido na Artcurial Paris no outono passado. Enquanto isso, o recorde para uma obra de Rubens em leilão é de £ 49,5 milhões (US$ 76,5 milhões) para Massacre dos Inocentes (1609-11), vendida na Sotheby’s de Londres em 2002.

A análise de raios-X também revelou segredos adicionais sobre o status da pintura como a versão principal de outra pintura de Rubens sobre o mesmo tema que foi mantida por séculos pela família italiana Corsini e agora está exposta na Galleria Corsini em Roma.

O artista fez mudanças radicais no design enquanto pintava a versão Spinola, alterando e ajustando a composição enquanto trabalhava. Por exemplo, São Sebastião foi pintado pela primeira vez voltado para o lado oposto, torcido para a esquerda e com o braço direito levantado sobre a cabeça. Havia originalmente uma flecha perfurando sua coxa direita, e a armadura foi uma adição posterior ao trabalho, pintada em cima de outra coisa que Rubens raspou. Enquanto isso, a análise de raios-x da imagem de Corsini não mostrou nenhuma mudança significativa, sugerindo que ela foi executada posteriormente, uma vez que Rubens ficou satisfeito com seu projeto, de acordo com a Sotheby’s.

A descoberta é “prova de que até mesmo nomes de grandes artistas podem ser perdidos na história”, disse George Gordon, co-presidente da Sotheby’s de pinturas dos velhos mestres em todo o mundo. “Felizmente, o detalhe fascinante revelado pela análise científica, combinado com pesquisa meticulosa e consideração pelos principais estudiosos, afirma com razão a reatribuição desta obra a um dos maiores pintores de seu tempo e nos mostra que ainda há muito para descobrirmos, mesmo sobre as obras mais conhecidas do artista.”

Redação

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