Um homem que supostamente atacou uma pintura de Pablo Picasso, avaliada em US $26 milhões, enquanto estava em exibição na Tate Modern, em Londres, no sábado, foi acusado de danos criminais, informou a BBC. A pintura Busto de uma Mulher, 1944, foi rasgada durante o incidente. O museu ainda não comentou a extensão dos danos, mas disse que a tela está sendo avaliada por sua equipe de conservadores.
O suspeito, Shakeel Massey, um homem de vinte anos do norte de Londres, foi preso logo após o ataque e compareceu ao Tribunal de Magistrados de Camberwell Green em 30 de dezembro. A motivação por trás do crime não é clara. Massey teve sua fiança negada e permanecerá em custódia até sua audiência pré-julgamento, marcada para 30 de janeiro no Inner London Crown Court. O museu se recusou a aprofundar o assunto, citando a investigação policial em andamento.
A obra de arte é um retrato da amante e musa de Picasso, Dora Maar, e foi pintada no estúdio do artista na Rue des Grands-Augustins, em Paris, em 5 de maio de 1944, durante os últimos meses da ocupação nazista. Executado em estilo semi-abstrato, o trabalho mostra Maar usando um vestido verde e chapéu e sentada em uma cadeira de metal preto contra um pano de fundo de linhas verticais e horizontais. A obra, que é emprestada por uma coleção particular, está em exibição desde 2011.
Fonte: Artforum