Pintura de Klimt roubada – enterrada por 20 anos – volta a ser exibida em museu italiano

19th century --- Half-Figure of a Woman by Gustav Klimt --- Image by © Alfredo Dagli Orti/The Art Archive/Corbis

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma série de exposições sobre o famoso artista

Uma obra-prima de Gustav Klimt roubada há 23 anos de uma galeria italiana voltará a ser exibida no mês que vem. Retrato de uma senhora (1916-17) foi roubado em 22 de fevereiro de 1997 da galeria Ricci Oddi, na cidade de Piacenza. Um jardineiro encontrou a pintura em dezembro passado, depois de remover uma placa de metal de uma parede externa; o trabalho foi escondido em uma bolsa enterrada dentro de uma cavidade.

A pintura estará exposta no principal espaço expositivo da galeria no dia 28 de novembro, e estará protegida por uma caixa de segurança. No início de janeiro, os funcionários da galeria anunciaram que a obra foi autenticada e é uma pintura genuína de Klimt avaliada em € 60 milhões.

O roubo foi um dos roubos de arte mais notórios dos últimos anos. Relatórios especulam que os ladrões depositaram a obra na parede há mais de quatro anos, depois de usar uma linha de pesca para fisgar e remover o Klimt da exibição. A saga Klimt sofreu uma reviravolta depois que indivíduos ligados à galeria foram colocados sob investigação (não está claro se esta investigação está em andamento, mas o jornal de arte italiano Finestre sull’Arte relata que o caso continua sem solução).

A galeria Ricci Oddi está organizando quatro mostras dedicadas a Klimt em um período de dois anos. Retrato de uma senhora é a peça central da primeira exposição que acontecerá de novembro a 28 de março de 2021. A segunda mostra (março-outubro de 2021) enfoca as ligações entre o artista austríaco e outros artistas dos séculos 19 e 20 na coleção adquirida pelo fundador e patrono do século 19, Giuseppe Ricci Oddi. O terceiro programa examina as ligações entre Klimt e a Itália; em 2022, a parte final da série é uma exposição monográfica organizada em colaboração com a Fundação Klimt em Viena.

Fonte e Tradução: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 23/11/2020

Virgínia Di Lauro aborda feminino e ancestralidade na galeria Simone Cadinelli

Simone Cadinelli Arte Contemporânea apresenta “Em Suspensão”, ocupação feita pela artista Virgínia Di Lauro em sua vitrine voltada para a …

Notícias - 23/11/2020

4º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea apresenta mostra com finalistas

Na terça-feira, 24 de novembro, às 19h, acontece a inauguração virtual da Mostra Coletiva do 4º Prêmio Aliança Francesa de …

Notícias - 19/11/2020

Bruno Barbey, Fotógrafo da Magnum Photos, morre aos 79 anos

Bruno Barbey, fotógrafo francês da agência Magnum Photos que produziu trabalhos poderosos e empáticos em zonas de guerra, bem como …

Notícias - 19/11/2020

Arqueólogos egípcios fazem a 'maior descoberta de 2020'

Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de mais de 100 caixões pintados na antiga necrópole de Saqqara, ao sul do Cairo. …

Notícias - 19/11/2020

Sonia Gomes figura na lista de artistas da Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul

A Bienal de Gwangju, na Coreia do Sul, revelou a lista completa de artistas participantes de sua 13ª edição, programada …

Notícias - 18/11/2020

Art Basel Hong Kong adiada dois meses por causa de Covid-19

A edição de 2021 da Art Basel Hong Kong — aguardada como a primeira feira presencial a ser realizada pela …

Notícias - 18/11/2020

Eduardo Kac fala de sua produção em painel do Instituto Cisneros do MoMA

O artista Eduardo Kac apresentará, em painel organizado pelo Instituto Cisneros do MoMA, suas explorações da Bio Arte e seu …

Notícias - 17/11/2020

Festival Novas Frequências comemora 10 anos

A 10ª edição do Festival Novas Frequências, considerado o principal evento sul-americano de música experimental e arte sonora, irá acontecer …

Notícias - 17/11/2020

Arquiteto negro ganha escultura afro-futurista em São Paulo para o Dia da Consciência Negra

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entrega à cidade, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma …

Notícias - 17/11/2020

Uma rixa familiar e a obra-prima de Botticelli que desapareceu

É uma obra-prima do Renascimento Italiano retratando uma das imagens mais célebres da civilização. Supostamente propriedade de Imelda Marcos, Madonna …

Notícias - 17/11/2020

Como a pandemia fez parque de esculturas em Nova York se tornar uma sensação

Neste momento, a vista do topo do Museu Hill no Storm King Art Center é uma das vistas mais procuradas …

Notícias - 17/11/2020

Filme narra a história de grande falsificador de Vermeer

Cinquenta. Este é o número de pinturas que foi necessário para fazer “The Last Vermeer”, o novo filme contando a …