Pinacoteca de São Paulo se volta para o ambiente digital e divulga vídeos sobre a coleção do Museu

À frente, instalação de Jonathas de Andrade, no fundo obras de Candido Portinari, Almeida Junior e Paulo Nazareth. Foto: Levi Fanan

 

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, começa a veicular em suas redes sociais (@pinacotecasp) uma série de vídeos sobre a nova apresentação da coleção do museu. Ao todo serão 19, postados semanalmente. Veja aqui. A programação faz parte do projeto #pinadecasa que começou em 2020 com foco em ações digitais.

Com a visitação presencial suspensa na Pina, seguindo as determinações do Plano SP de combate a Covid-19, esta é uma forma de levar arte para quem está em casa e gerar curiosidade em relação à mostra da coleção. E assim que as medidas de saúde e segurança permitirem, o público poderá visitar as salas expositivas.

ACERVO

A nova montagem da coleção da Pinacoteca, inaugurada em outubro de 2020, tem cerca de mil obras de mais de 400 artistas e nasce de um questionamento de seu acervo e da história da arte que a instituição pretende contar, considerando as muitas histórias que permaneceram invisíveis. Neste sentido, há uma tentativa de evidenciar e minorar algumas omissões das narrativas hegemônicas, como a sub-representação de mulheres e de artistas afrodescendentes e indígenas. O número de obras de artistas do sexo feminino e de afrodescendentes mais que triplicou em relação a exposição anterior. As artistas mulheres passaram de 17 para 95, e os artistas afrodescendentes de 7 para 26.

É uma apresentação mais crítica que reverbera questões mais contemporâneas. O projeto curatorial mescla tempos históricos e técnicas artísticas, debate a representatividade de artistas mulheres, afrodescendentes e indígenas no acervo, investiga as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem e do espaço urbano.

A reformulação foi elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria em conjunto com as outras áreas do museu, bem como em diálogo com colaboradores externos. Todo o acervo ocupa 19 salas, divididas entre o primeiro e o segundo andar do edifício da Pina Luz. Os vídeos abordam cada um dos espaços.

OSGEMEOS Online

Além do material online sobre a coleção, os artistas Gustavo e Otávio Pandolfo gravaram uma visita educativa guiada pela mostra OSGEMEOS: Segredos, disponível no site do museu (https://www.pinacoteca.org.br) ou pelo canal do YouTube (Pinacoteca de São Paulo).

O vídeo foi produzido para que professores e educadores conheçam e dividam com os seus alunos mais detalhes sobre as obras, o projeto curatorial e a trajetória dos artistas. Devido à pandemia, as tradicionais visitas educativas, realizadas com a mediação do Núcleo de Ação Educativa do museu, foram suspensas. No entanto, qualquer pessoa pode assistir e conhecer um pouco de uma das exposições mais visitadas da atualidade.
Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …