Phillips estreia o Articker, nova ferramenta de inteligência de mercado de arte baseada em dados

Julie Curtiss, Princesa, óleo sobre tela, 2016, trabalho de estreia de um artista vendido na Phillps em 2019 por $ 106.250, mais de quinze vezes a baixa estimativa de $ 6.000. Articker mostrou que a presença de Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses.

Phillips anunciou a estreia do Articker, um produto inovador de tecnologia proprietária que agrega dados de código aberto sobre artistas e obras de arte, fornecendo percepções exclusivas sobre as tendências do mercado emergente. Desenvolvida em parceria entre a equipe digital da Phillips e o Articker, a plataforma fornecerá aos clientes da Phillips uma visibilidade sem precedentes sobre as tendências emergentes no mundo da arte e expandirá e enriquecerá o robusto crescimento digital da Phillips por meio de inteligência de código aberto avançada sobre artistas e obras de arte do século 20 e séculos 21.

Fundado em 2014, o Articker acompanha o mundo editorial de arte global, com um banco de dados que compreende mais de 16.000 publicações online e acumula informações de 50.000 outras fontes editoriais, incluindo galerias, museus e feiras de arte, agregadas em tempo real. Articker foi criado por Tomasz Imielinski, um pioneiro no campo de aprendizagem de regras de associação e professor de ciência da computação na Rutgers University; e Konrad Imielinski, um cientista de dados especializado em tecnologia de pesquisa e economia. Em parceria com a Phillips, Articker é capaz de oferecer uma visão precisa das histórias de tendência tanto global quanto local, oferecendo uma visão única em tempo real de artistas que vão desde mestres renomados como Pablo Picasso até aqueles que estão atualmente se formando em programas de MFA.

“Articker abrange um dos maiores conjuntos de dados do mundo dos artistas visuais. Ao olhar para além das informações sobre preços, ele nos fornece uma visão mais holística do lugar do artista no mercado ”, afirma Edward Dolman, CEO da Phillips. “A equipe de especialistas internacionais de Phillips se orgulha de nossa capacidade de fornecer uma visão única do mercado em geral e a Articker democratizará esse acesso a informações de origem global sobre os principais artistas do mundo. A inovação digital é uma prioridade para a Phillips e o valor do Articker como ferramenta para nossa equipe e clientes será incomensurável. Articker demonstra ainda mais a Phillips como líder em informações e dados sobre arte além do mercado, o que é um marco importante para a empresa ”.

O professor Tomasz Imielinski, cofundador da Articker, disse: “Em um mercado relativamente estático com dados de preços raros e opacos, a Articker cria um sistema de avaliação alternativo para artistas. Esse sistema se baseia na medição da presença de cada artista na mídia, rastreando e analisando continuamente dezenas de milhares de fontes online. O poder do Articker é que fornecemos cobertura completa em tempo real do que está escrito online sobre qualquer artista.”

Projetado como um banco de dados de código aberto em constante crescimento, o Articker se expandirá com o tempo, fornecendo informações e conteúdo digital mais robustos sobre a Phillips, distinguindo a casa de leilões como um destino para pesquisa e análise de artistas e obras de arte dos séculos 20 e 21. Por exemplo, o artista Amoako Boaffo, cuja pintura O maiô de limão marcou a estreia dos artistas em um leilão em 2019, foi vendida na Phillips por £ 675.000, mais de vinte vezes o valor de entrada. Dados do Articker de Boafo indicam que a presença dos artistas na mídia aumentou 82% nos últimos 18 meses. Da mesma forma, Phillips estreou o trabalho Lilith do artista Tschabalala Selfem leilão em 2019, triplicando sua estimativa baixa para vender por £ 125.000. Dados de Articker mostram que a presença de Selfem na mídia aumentou 174% nos últimos 18 meses, enquanto a presença de Julie Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses, refletindo esse aumento na mídia que seu quadro Princesa (Imagem acima) vendeu mais de 15 vezes sua estimativa baixa de US$ 6.000 por US$ 106.250 na Phillips em 2019. Esses casos ilustram a correlação das tendências do mercado de arte com as tendências da mídia, com o Articker oferecendo uma visão inestimável de quem podem ser os talentos emergentes do futuro.

Compartilhar:
Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …

Notícias - 08/08/2022

Lourdes Grobet, icônica fotógrafa mexicana de Lucha Libre, morre aos 81 anos

Lourdes Grobet, a artista mexicana cujas fotografias celebravam o mundo da lucha libre com dignidade e franqueza, morreu em 15 …

Notícias - 08/08/2022

'Falo de três metros': escultura de Antony Gormley cai em desgraça com estudantes universitários

Os planos de instalar uma escultura de Antony Gormley no Imperial College, em Londres, causaram preocupação entre os estudantes da …

Notícias - 08/08/2022

Artista italiano afirma ser Pak, criador do NFT mais caro de todos os tempos

A identidade de um dos criadores mais proeminentes da arte criptográfica foi revelada. Bem, talvez. Em um tweet enigmático , …

Notícias - 08/08/2022

Alemanha registra mais de 1.500 crimes politicamente motivados contra memoriais

Na Alemanha, as autoridades registraram 1.514 crimes politicamente motivados contra memoriais nos últimos cinco anos. Até 26 de julho de …

Notícias - 05/08/2022

Atores de musical apresentam a vida de van Gogh em mostra imersiva

A exposição “Van Gogh Live 8k” chegou à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Em formato imersivo, são mais de …

Notícias - 03/08/2022

Bilionária Lily Safra morre de câncer aos 87 anos

Lily Safra, uma socialite bilionária e filantropa que herdou uma fortuna de seu marido banqueiro, Edmond Safra, morreu aos 87 …

Notícias - 03/08/2022

Fundação de Albuquerque devolve relíquias antigas para o México

Os objetos, que datam de 300 e 600 aC, foram encaminhados ao Instituto Nacional Mexicano de Antropologia e História. Funcionários …

Notícias - 03/08/2022

O novo conjunto de Lego 'Starry Night' é sucesso entre colecionadores

A edição Starry Night, de Vincent van Gogh, da Lego, é um kit que permite aos entusiastas construir uma recriação …

Notícias - 03/08/2022

Ativistas climáticos se colam à escultura Boccioni, em Milão

Na semana passada, ativistas da organização italiana de ação climática Ultima Generazione se colaram à Primavera (ca. 1480) de Botticelli, …

Notícias - 03/08/2022

Mary Obering, pintora abstrata com seguidores apaixonados, morre aos 85 anos

Mary Obering, uma pintora cujas abstrações geométricas lhe trouxeram seguidores pequenos, mas leais, morreu aos 85 anos. A galeria Bortolami …