Phillips anunciou a estreia do Articker, um produto inovador de tecnologia proprietária que agrega dados de código aberto sobre artistas e obras de arte, fornecendo percepções exclusivas sobre as tendências do mercado emergente. Desenvolvida em parceria entre a equipe digital da Phillips e o Articker, a plataforma fornecerá aos clientes da Phillips uma visibilidade sem precedentes sobre as tendências emergentes no mundo da arte e expandirá e enriquecerá o robusto crescimento digital da Phillips por meio de inteligência de código aberto avançada sobre artistas e obras de arte do século 20 e séculos 21.
Fundado em 2014, o Articker acompanha o mundo editorial de arte global, com um banco de dados que compreende mais de 16.000 publicações online e acumula informações de 50.000 outras fontes editoriais, incluindo galerias, museus e feiras de arte, agregadas em tempo real. Articker foi criado por Tomasz Imielinski, um pioneiro no campo de aprendizagem de regras de associação e professor de ciência da computação na Rutgers University; e Konrad Imielinski, um cientista de dados especializado em tecnologia de pesquisa e economia. Em parceria com a Phillips, Articker é capaz de oferecer uma visão precisa das histórias de tendência tanto global quanto local, oferecendo uma visão única em tempo real de artistas que vão desde mestres renomados como Pablo Picasso até aqueles que estão atualmente se formando em programas de MFA.
“Articker abrange um dos maiores conjuntos de dados do mundo dos artistas visuais. Ao olhar para além das informações sobre preços, ele nos fornece uma visão mais holística do lugar do artista no mercado ”, afirma Edward Dolman, CEO da Phillips. “A equipe de especialistas internacionais de Phillips se orgulha de nossa capacidade de fornecer uma visão única do mercado em geral e a Articker democratizará esse acesso a informações de origem global sobre os principais artistas do mundo. A inovação digital é uma prioridade para a Phillips e o valor do Articker como ferramenta para nossa equipe e clientes será incomensurável. Articker demonstra ainda mais a Phillips como líder em informações e dados sobre arte além do mercado, o que é um marco importante para a empresa ”.
O professor Tomasz Imielinski, cofundador da Articker, disse: “Em um mercado relativamente estático com dados de preços raros e opacos, a Articker cria um sistema de avaliação alternativo para artistas. Esse sistema se baseia na medição da presença de cada artista na mídia, rastreando e analisando continuamente dezenas de milhares de fontes online. O poder do Articker é que fornecemos cobertura completa em tempo real do que está escrito online sobre qualquer artista.”
Projetado como um banco de dados de código aberto em constante crescimento, o Articker se expandirá com o tempo, fornecendo informações e conteúdo digital mais robustos sobre a Phillips, distinguindo a casa de leilões como um destino para pesquisa e análise de artistas e obras de arte dos séculos 20 e 21. Por exemplo, o artista Amoako Boaffo, cuja pintura O maiô de limão marcou a estreia dos artistas em um leilão em 2019, foi vendida na Phillips por £ 675.000, mais de vinte vezes o valor de entrada. Dados do Articker de Boafo indicam que a presença dos artistas na mídia aumentou 82% nos últimos 18 meses. Da mesma forma, Phillips estreou o trabalho Lilith do artista Tschabalala Selfem leilão em 2019, triplicando sua estimativa baixa para vender por £ 125.000. Dados de Articker mostram que a presença de Selfem na mídia aumentou 174% nos últimos 18 meses, enquanto a presença de Julie Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses, refletindo esse aumento na mídia que seu quadro Princesa (Imagem acima) vendeu mais de 15 vezes sua estimativa baixa de US$ 6.000 por US$ 106.250 na Phillips em 2019. Esses casos ilustram a correlação das tendências do mercado de arte com as tendências da mídia, com o Articker oferecendo uma visão inestimável de quem podem ser os talentos emergentes do futuro.