Phillips estreia o Articker, nova ferramenta de inteligência de mercado de arte baseada em dados

Julie Curtiss, Princesa, óleo sobre tela, 2016, trabalho de estreia de um artista vendido na Phillps em 2019 por $ 106.250, mais de quinze vezes a baixa estimativa de $ 6.000. Articker mostrou que a presença de Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses.

Phillips anunciou a estreia do Articker, um produto inovador de tecnologia proprietária que agrega dados de código aberto sobre artistas e obras de arte, fornecendo percepções exclusivas sobre as tendências do mercado emergente. Desenvolvida em parceria entre a equipe digital da Phillips e o Articker, a plataforma fornecerá aos clientes da Phillips uma visibilidade sem precedentes sobre as tendências emergentes no mundo da arte e expandirá e enriquecerá o robusto crescimento digital da Phillips por meio de inteligência de código aberto avançada sobre artistas e obras de arte do século 20 e séculos 21.

Fundado em 2014, o Articker acompanha o mundo editorial de arte global, com um banco de dados que compreende mais de 16.000 publicações online e acumula informações de 50.000 outras fontes editoriais, incluindo galerias, museus e feiras de arte, agregadas em tempo real. Articker foi criado por Tomasz Imielinski, um pioneiro no campo de aprendizagem de regras de associação e professor de ciência da computação na Rutgers University; e Konrad Imielinski, um cientista de dados especializado em tecnologia de pesquisa e economia. Em parceria com a Phillips, Articker é capaz de oferecer uma visão precisa das histórias de tendência tanto global quanto local, oferecendo uma visão única em tempo real de artistas que vão desde mestres renomados como Pablo Picasso até aqueles que estão atualmente se formando em programas de MFA.

“Articker abrange um dos maiores conjuntos de dados do mundo dos artistas visuais. Ao olhar para além das informações sobre preços, ele nos fornece uma visão mais holística do lugar do artista no mercado ”, afirma Edward Dolman, CEO da Phillips. “A equipe de especialistas internacionais de Phillips se orgulha de nossa capacidade de fornecer uma visão única do mercado em geral e a Articker democratizará esse acesso a informações de origem global sobre os principais artistas do mundo. A inovação digital é uma prioridade para a Phillips e o valor do Articker como ferramenta para nossa equipe e clientes será incomensurável. Articker demonstra ainda mais a Phillips como líder em informações e dados sobre arte além do mercado, o que é um marco importante para a empresa ”.

O professor Tomasz Imielinski, cofundador da Articker, disse: “Em um mercado relativamente estático com dados de preços raros e opacos, a Articker cria um sistema de avaliação alternativo para artistas. Esse sistema se baseia na medição da presença de cada artista na mídia, rastreando e analisando continuamente dezenas de milhares de fontes online. O poder do Articker é que fornecemos cobertura completa em tempo real do que está escrito online sobre qualquer artista.”

Projetado como um banco de dados de código aberto em constante crescimento, o Articker se expandirá com o tempo, fornecendo informações e conteúdo digital mais robustos sobre a Phillips, distinguindo a casa de leilões como um destino para pesquisa e análise de artistas e obras de arte dos séculos 20 e 21. Por exemplo, o artista Amoako Boaffo, cuja pintura O maiô de limão marcou a estreia dos artistas em um leilão em 2019, foi vendida na Phillips por £ 675.000, mais de vinte vezes o valor de entrada. Dados do Articker de Boafo indicam que a presença dos artistas na mídia aumentou 82% nos últimos 18 meses. Da mesma forma, Phillips estreou o trabalho Lilith do artista Tschabalala Selfem leilão em 2019, triplicando sua estimativa baixa para vender por £ 125.000. Dados de Articker mostram que a presença de Selfem na mídia aumentou 174% nos últimos 18 meses, enquanto a presença de Julie Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses, refletindo esse aumento na mídia que seu quadro Princesa (Imagem acima) vendeu mais de 15 vezes sua estimativa baixa de US$ 6.000 por US$ 106.250 na Phillips em 2019. Esses casos ilustram a correlação das tendências do mercado de arte com as tendências da mídia, com o Articker oferecendo uma visão inestimável de quem podem ser os talentos emergentes do futuro.

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …