Phillips estreia o Articker, nova ferramenta de inteligência de mercado de arte baseada em dados

Julie Curtiss, Princesa, óleo sobre tela, 2016, trabalho de estreia de um artista vendido na Phillps em 2019 por $ 106.250, mais de quinze vezes a baixa estimativa de $ 6.000. Articker mostrou que a presença de Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses.

Phillips anunciou a estreia do Articker, um produto inovador de tecnologia proprietária que agrega dados de código aberto sobre artistas e obras de arte, fornecendo percepções exclusivas sobre as tendências do mercado emergente. Desenvolvida em parceria entre a equipe digital da Phillips e o Articker, a plataforma fornecerá aos clientes da Phillips uma visibilidade sem precedentes sobre as tendências emergentes no mundo da arte e expandirá e enriquecerá o robusto crescimento digital da Phillips por meio de inteligência de código aberto avançada sobre artistas e obras de arte do século 20 e séculos 21.

Fundado em 2014, o Articker acompanha o mundo editorial de arte global, com um banco de dados que compreende mais de 16.000 publicações online e acumula informações de 50.000 outras fontes editoriais, incluindo galerias, museus e feiras de arte, agregadas em tempo real. Articker foi criado por Tomasz Imielinski, um pioneiro no campo de aprendizagem de regras de associação e professor de ciência da computação na Rutgers University; e Konrad Imielinski, um cientista de dados especializado em tecnologia de pesquisa e economia. Em parceria com a Phillips, Articker é capaz de oferecer uma visão precisa das histórias de tendência tanto global quanto local, oferecendo uma visão única em tempo real de artistas que vão desde mestres renomados como Pablo Picasso até aqueles que estão atualmente se formando em programas de MFA.

“Articker abrange um dos maiores conjuntos de dados do mundo dos artistas visuais. Ao olhar para além das informações sobre preços, ele nos fornece uma visão mais holística do lugar do artista no mercado ”, afirma Edward Dolman, CEO da Phillips. “A equipe de especialistas internacionais de Phillips se orgulha de nossa capacidade de fornecer uma visão única do mercado em geral e a Articker democratizará esse acesso a informações de origem global sobre os principais artistas do mundo. A inovação digital é uma prioridade para a Phillips e o valor do Articker como ferramenta para nossa equipe e clientes será incomensurável. Articker demonstra ainda mais a Phillips como líder em informações e dados sobre arte além do mercado, o que é um marco importante para a empresa ”.

O professor Tomasz Imielinski, cofundador da Articker, disse: “Em um mercado relativamente estático com dados de preços raros e opacos, a Articker cria um sistema de avaliação alternativo para artistas. Esse sistema se baseia na medição da presença de cada artista na mídia, rastreando e analisando continuamente dezenas de milhares de fontes online. O poder do Articker é que fornecemos cobertura completa em tempo real do que está escrito online sobre qualquer artista.”

Projetado como um banco de dados de código aberto em constante crescimento, o Articker se expandirá com o tempo, fornecendo informações e conteúdo digital mais robustos sobre a Phillips, distinguindo a casa de leilões como um destino para pesquisa e análise de artistas e obras de arte dos séculos 20 e 21. Por exemplo, o artista Amoako Boaffo, cuja pintura O maiô de limão marcou a estreia dos artistas em um leilão em 2019, foi vendida na Phillips por £ 675.000, mais de vinte vezes o valor de entrada. Dados do Articker de Boafo indicam que a presença dos artistas na mídia aumentou 82% nos últimos 18 meses. Da mesma forma, Phillips estreou o trabalho Lilith do artista Tschabalala Selfem leilão em 2019, triplicando sua estimativa baixa para vender por £ 125.000. Dados de Articker mostram que a presença de Selfem na mídia aumentou 174% nos últimos 18 meses, enquanto a presença de Julie Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses, refletindo esse aumento na mídia que seu quadro Princesa (Imagem acima) vendeu mais de 15 vezes sua estimativa baixa de US$ 6.000 por US$ 106.250 na Phillips em 2019. Esses casos ilustram a correlação das tendências do mercado de arte com as tendências da mídia, com o Articker oferecendo uma visão inestimável de quem podem ser os talentos emergentes do futuro.

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Primeira exposição de arte contemporânea do Egito nas pirâmides de Gizé em 4.500 anos

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …