Phillips estreia o Articker, nova ferramenta de inteligência de mercado de arte baseada em dados

Julie Curtiss, Princesa, óleo sobre tela, 2016, trabalho de estreia de um artista vendido na Phillps em 2019 por $ 106.250, mais de quinze vezes a baixa estimativa de $ 6.000. Articker mostrou que a presença de Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses.

Phillips anunciou a estreia do Articker, um produto inovador de tecnologia proprietária que agrega dados de código aberto sobre artistas e obras de arte, fornecendo percepções exclusivas sobre as tendências do mercado emergente. Desenvolvida em parceria entre a equipe digital da Phillips e o Articker, a plataforma fornecerá aos clientes da Phillips uma visibilidade sem precedentes sobre as tendências emergentes no mundo da arte e expandirá e enriquecerá o robusto crescimento digital da Phillips por meio de inteligência de código aberto avançada sobre artistas e obras de arte do século 20 e séculos 21.

Fundado em 2014, o Articker acompanha o mundo editorial de arte global, com um banco de dados que compreende mais de 16.000 publicações online e acumula informações de 50.000 outras fontes editoriais, incluindo galerias, museus e feiras de arte, agregadas em tempo real. Articker foi criado por Tomasz Imielinski, um pioneiro no campo de aprendizagem de regras de associação e professor de ciência da computação na Rutgers University; e Konrad Imielinski, um cientista de dados especializado em tecnologia de pesquisa e economia. Em parceria com a Phillips, Articker é capaz de oferecer uma visão precisa das histórias de tendência tanto global quanto local, oferecendo uma visão única em tempo real de artistas que vão desde mestres renomados como Pablo Picasso até aqueles que estão atualmente se formando em programas de MFA.

“Articker abrange um dos maiores conjuntos de dados do mundo dos artistas visuais. Ao olhar para além das informações sobre preços, ele nos fornece uma visão mais holística do lugar do artista no mercado ”, afirma Edward Dolman, CEO da Phillips. “A equipe de especialistas internacionais de Phillips se orgulha de nossa capacidade de fornecer uma visão única do mercado em geral e a Articker democratizará esse acesso a informações de origem global sobre os principais artistas do mundo. A inovação digital é uma prioridade para a Phillips e o valor do Articker como ferramenta para nossa equipe e clientes será incomensurável. Articker demonstra ainda mais a Phillips como líder em informações e dados sobre arte além do mercado, o que é um marco importante para a empresa ”.

O professor Tomasz Imielinski, cofundador da Articker, disse: “Em um mercado relativamente estático com dados de preços raros e opacos, a Articker cria um sistema de avaliação alternativo para artistas. Esse sistema se baseia na medição da presença de cada artista na mídia, rastreando e analisando continuamente dezenas de milhares de fontes online. O poder do Articker é que fornecemos cobertura completa em tempo real do que está escrito online sobre qualquer artista.”

Projetado como um banco de dados de código aberto em constante crescimento, o Articker se expandirá com o tempo, fornecendo informações e conteúdo digital mais robustos sobre a Phillips, distinguindo a casa de leilões como um destino para pesquisa e análise de artistas e obras de arte dos séculos 20 e 21. Por exemplo, o artista Amoako Boaffo, cuja pintura O maiô de limão marcou a estreia dos artistas em um leilão em 2019, foi vendida na Phillips por £ 675.000, mais de vinte vezes o valor de entrada. Dados do Articker de Boafo indicam que a presença dos artistas na mídia aumentou 82% nos últimos 18 meses. Da mesma forma, Phillips estreou o trabalho Lilith do artista Tschabalala Selfem leilão em 2019, triplicando sua estimativa baixa para vender por £ 125.000. Dados de Articker mostram que a presença de Selfem na mídia aumentou 174% nos últimos 18 meses, enquanto a presença de Julie Curtiss na mídia aumentou mais de 775% nos últimos 24 meses, refletindo esse aumento na mídia que seu quadro Princesa (Imagem acima) vendeu mais de 15 vezes sua estimativa baixa de US$ 6.000 por US$ 106.250 na Phillips em 2019. Esses casos ilustram a correlação das tendências do mercado de arte com as tendências da mídia, com o Articker oferecendo uma visão inestimável de quem podem ser os talentos emergentes do futuro.

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …