Pesquisas com infravermelho descobrem imagens ocultas sob tela de Jacques Louis David

Jacques Louis David, Antoine Laurent Lavoisier (1743–1794) and Marie Anne Lavoisier (Marie Anne Pierrette Paulze, 1758–1836) (1788) | FOTO: Reprodução

Parece que estamos realmente na fase de descobertas sob as pinturas. Depois de encontrarem um cupido sob camadas de tinta de uma pintura de Vermeer (Leia aqui), agora temos novas descobertas em uma obra de Jacques Louis David. Em 2019, o famoso retrato neoclássico do químico Antoine Laurent Lavoisier e sua esposa, Marie Anne, foi enviado ao laboratório de conservação do Metropolitan Museum of Art. O trabalho era simples – a remoção de um verniz. Mas, no processo, os pesquisadores descobriram outra coisa também: uma composição oculta sob a pintura.

A obra retrata os Lavoisiers como líderes assíduos de uma revolução científica. Uma Marie Anne vestida com humildade inclina-se sobre o marido, que está sentado vestido de vermelho, trabalhando arduamente diante de um bando de instrumentos.

Mas depois de meses de análise – por meio de técnicas como reflectografia infravermelha e mapeamento de fluorescência de raios-X macro – os especialistas descobriram que a pintura original de Lavoisier e sua esposa por David era muito menos lisonjeira, retratando o casal como membros abastados da nobreza, deleitando-se com seu estilo de vida luxuoso. No esboço original do artista, os instrumentos sumiram, a mesa está vazia e incrustada com detalhes de latão dourado, e Marie Anne usa um elegante chapéu emplumado.

IMAGEM: Reprodução

A pintura restaurada agora foi devolvida às galerias neoclássicas do Met. E seu contexto mudou significativamente: “As revelações sobre a pintura de Jacques Louis David transformam completamente nossa compreensão da obra-prima de séculos”, disse Max Hollein, diretor do Met, em um comunicado. “Mais de 40 anos depois que a obra entrou pela primeira vez na coleção do museu, é emocionante obter novos insights sobre o processo criativo do artista e a evolução da pintura”.

Nascido em 1743, Lavoisier foi responsável por uma série de contribuições importantes para a ciência moderna, incluindo o sistema métrico, a primeira tabela de elementos e a descoberta do oxigênio e do hidrogênio. Sua esposa, nascida em 1758, foi fundamental para muitas dessas inovações, muitas vezes ajudando Lavoisier com os testes. No entanto, Lavoisier também estava firmemente enraizado no Ancien Régime da França, o sistema de governo dominante derrubado pela revolução na última década do século XVIII. Durante esse período, ele foi preso por sua cumplicidade como cobrador de impostos e acabou executado na guilhotina em maio de 1794.

O retrato de David de 1,8 x 2,4 metros foi concluído em 1788, pouco antes da revolução. O artista pretendia estrear a obra em um salão em 1789, mas, de acordo com o Met, foi convencido a não fazê-lo pelas autoridades reais, que ficaram alarmadas com o aumento das tensões que apontavam para a queda iminente. A pintura não foi vista pelo público até um século depois, na Exposition Universelle de 1889.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …