Pesquisas com infravermelho descobrem imagens ocultas sob tela de Jacques Louis David

Jacques Louis David, Antoine Laurent Lavoisier (1743–1794) and Marie Anne Lavoisier (Marie Anne Pierrette Paulze, 1758–1836) (1788) | FOTO: Reprodução

Parece que estamos realmente na fase de descobertas sob as pinturas. Depois de encontrarem um cupido sob camadas de tinta de uma pintura de Vermeer (Leia aqui), agora temos novas descobertas em uma obra de Jacques Louis David. Em 2019, o famoso retrato neoclássico do químico Antoine Laurent Lavoisier e sua esposa, Marie Anne, foi enviado ao laboratório de conservação do Metropolitan Museum of Art. O trabalho era simples – a remoção de um verniz. Mas, no processo, os pesquisadores descobriram outra coisa também: uma composição oculta sob a pintura.

A obra retrata os Lavoisiers como líderes assíduos de uma revolução científica. Uma Marie Anne vestida com humildade inclina-se sobre o marido, que está sentado vestido de vermelho, trabalhando arduamente diante de um bando de instrumentos.

Mas depois de meses de análise – por meio de técnicas como reflectografia infravermelha e mapeamento de fluorescência de raios-X macro – os especialistas descobriram que a pintura original de Lavoisier e sua esposa por David era muito menos lisonjeira, retratando o casal como membros abastados da nobreza, deleitando-se com seu estilo de vida luxuoso. No esboço original do artista, os instrumentos sumiram, a mesa está vazia e incrustada com detalhes de latão dourado, e Marie Anne usa um elegante chapéu emplumado.

IMAGEM: Reprodução

A pintura restaurada agora foi devolvida às galerias neoclássicas do Met. E seu contexto mudou significativamente: “As revelações sobre a pintura de Jacques Louis David transformam completamente nossa compreensão da obra-prima de séculos”, disse Max Hollein, diretor do Met, em um comunicado. “Mais de 40 anos depois que a obra entrou pela primeira vez na coleção do museu, é emocionante obter novos insights sobre o processo criativo do artista e a evolução da pintura”.

Nascido em 1743, Lavoisier foi responsável por uma série de contribuições importantes para a ciência moderna, incluindo o sistema métrico, a primeira tabela de elementos e a descoberta do oxigênio e do hidrogênio. Sua esposa, nascida em 1758, foi fundamental para muitas dessas inovações, muitas vezes ajudando Lavoisier com os testes. No entanto, Lavoisier também estava firmemente enraizado no Ancien Régime da França, o sistema de governo dominante derrubado pela revolução na última década do século XVIII. Durante esse período, ele foi preso por sua cumplicidade como cobrador de impostos e acabou executado na guilhotina em maio de 1794.

O retrato de David de 1,8 x 2,4 metros foi concluído em 1788, pouco antes da revolução. O artista pretendia estrear a obra em um salão em 1789, mas, de acordo com o Met, foi convencido a não fazê-lo pelas autoridades reais, que ficaram alarmadas com o aumento das tensões que apontavam para a queda iminente. A pintura não foi vista pelo público até um século depois, na Exposition Universelle de 1889.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 15/08/2022

Carole Carroompas morre aos 76 anos

A artista Carole Carroompas, cujas pinturas em grande escala e em camadas exploravam literatura, cinema, mito e mídia popular, morreu  …

Notícias - 15/08/2022

Prêmio PIPA divulga ARTISTAS CLASSIFICADOS PARA O SEGUNDO TURNO DO PIPA ONLINE

Assim como nas edições anteriores, o PIPA Online 2022 ocorre em dois turnos. Os 13 artistas que conseguiram mais de 500 votos na …

Notícias - 15/08/2022

Novo filme sobre Salvador Dalí explora sua relação com Gala

Há um novo filme de Salvador Dalí prestes a chegar aos cinemas. Dalíland, estrelado por Sir Ben Kingsley como o surrealista, …

Notícias - 12/08/2022

ArtRio 2022 apresenta artistas e curador do programa SOLO

A ArtRio 2022 terá esse ano 11ª edição do programa SOLO. Trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista, …

Notícias - 12/08/2022

Esquema de extorsão envolvendo a família Boghici choca o mundo da arte

O mundo da arte está atônito com a revelação do esquema de extorsão montado por Sabine Boghici, estrela de uma …

Notícias - 09/08/2022

Olafur Eliasson cria impressionante pavilhão de degustação para vinícola na Califórnia

O artista e arquiteto islandês-dinamarquês Sebastian Behmann projetou um pavilhão caleidoscópico para o Donum Estate, um dos principais produtores do …

Notícias - 09/08/2022

Brasileira recebe prêmio internacional de fotografia

A brasileira Verônica Alkmim França é a responsável por uma das 20 imagens vencedoras do British Journal of Photography’s FEMALE …

Notícias - 09/08/2022

Orgia artística de Hermann Nitsch é apresentada na Áustria

O Castelo Prinzendorf em Mistelbach, Baixa Áustria, local idílico do Orgien-Mysterien-Theater de Hermann Nitsch, é um lugar de intenso “ser”. …

Notícias - 09/08/2022

Oferendas de Arte de Jeff Koons a Apolo, Deus do Sol, são expostas em Ilha Grega

A imagem de Apolo é a peça central do espetáculo multissensorial do artista Jeff Koons na ensolarada ilha grega de …

Notícias - 09/08/2022

I Bienal Carioca de Arte Indígena com atrações gratuitas

Artistas indígenas de todo o Brasil relembram as lutas dos povos originários do Brasil na I Bienal Carioca de Arte …

Notícias - 08/08/2022

Quando os esportes imitam a arte

O que uma falta da NBA e uma pintura de Pietà renascentista compartilham em comum? Muito, na verdade.

“A vida imita …

Notícias - 08/08/2022

Andy Warhol: Cars - Exposição combina carros coloridos das pinturas de Warhol com automóveis clássicos que os inspiraram

Foi a encomenda final de Andy Warhol: em 1986, a montadora alemã Mercedes-Benz ficou sabendo das serigrafias do artista pop …