Performa Biennial retorna com programa de atividades ao ar livre e foco em artistas de Nova York

Samson Young, The Immortals - Performa 19

Para sua próxima bienal, a primeira a ser realizada após a pandemia, a Performa encenará todos os seus projetos interdisciplinares exclusivos. A organização dedicada à performance ao vivo de artistas visuais anunciou os detalhes de sua bienal de 2021. O evento, que acontecerá de 12 a 31 de outubro de 2021 em ruas e parques da cidade de Nova York, terá um quadro de artistas que incluem Kevin Beasley, Sara Cwynar, Madeline Hollander e Tschabalala Self. Todos vêm da região de Nova York – uma decisão tomada para reduzir as viagens. Mas o foco na cidade também serve a um propósito temático, já que cada artista terá a tarefa de contemplar as mudanças – físicas e culturais – pelas quais a cidade passou nos últimos anos. Em suma, Nova York servirá tanto como cenário quanto como tema do evento. (Detalhes sobre os projetos encomendados, incluindo peças adicionais de Ericka Beckman, Danielle Dean, Andrés Jaque e Shikeith, serão compartilhados nos próximos meses.)

Para um evento como este, o tempo é tudo. A sorte tem estado do lado da organização até agora nesse departamento. Chegando a anos estranhos, a organização sem fins lucrativos não foi forçada a fazer o que tantas outras organizações tiveram que fazer e cancelar ou adiar seu evento no ano passado. Mas para RoseLee Goldberg, diretora fundadora e curadora-chefe da Performa, essa nunca foi uma opção de qualquer maneira. “Nunca pensamos em cancelar ou adiar”, disse ela, surpreendentemente, em um e-mail para a Artnet News. “Em vez disso, desde o início da pandemia em março passado, começamos a imaginar a melhor forma de usar nosso conhecimento e experiência na produção para responder a circunstâncias completamente desconhecidas”.

“Imediatamente mudamos nosso foco para artistas que moravam na cidade de Nova York ou nas proximidades, já que quaisquer planos com artistas internacionais tinham que ser suspensos; examinamos a história das ações de artistas na cidade que deram um sentido de solidariedade e inspiração à comunidade artística após um período particularmente desastroso; e imaginamos cada apresentação em dois formatos, ao vivo e em vídeo, dependendo das incertezas do futuro, que discutimos em detalhes com os artistas”, continua Goldberg. A decisão de prosseguir com a bienal teve menos a ver com a Performa do que com o compromisso com os artistas envolvidos. Quando a crise de saúde chegou, no ano passado, a grade já havia sido montada para o evento. “Sentimos que era muito importante continuar apoiando os artistas, o que significa realmente fornecer os meios para ajudá-los a superar esse período, produzir e apresentar seus trabalhos”, disse Goldberg. “O fato das dificuldades econômicas não precisa ser reafirmado, mas os artistas mais jovens, especialmente, não têm muitos lugares a quem recorrer.”

Fonte: ArtNet News

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …