Pequim reabre a Cidade Proibida e museus estatais

Por Lisa Movius (Fonte e tradução: The Art Newspaper)

Após um isolamento parcial que foi mais longo e mais rigoroso do que na maior parte da China, Pequim está reabrindo espaços públicos, incluindo a maioria dos museus de arte. Os museus estatais da capital chinesa, incluindo o Museu do Palácio, o Museu Nacional da China e o Museu Nacional de Arte da China, reabrirão hoje para o feriado nacional do dia 1º de maio – tradicionalmente uma “semana de ouro” para o turismo local.

O Museu Imperial do Palácio de Pequim ou a Cidade Proibida é uma das atrações mais famosas do país, com mais de 19 milhões de visitantes em 2019. Fechado desde o final de janeiro, anunciou a reabertura no WeChat ontem. O número de visitantes será restrito a 5.000 por dia: 3.000 entre 8:30 e 13:00 e 2.000 a partir das 13:00 até o horário de encerramento às 17:00. Exposições e pátios ao ar livre, incluindo os seis palácios leste e oeste, os três palácios traseiros e os jardins imperiais, serão abertos, diz o museu. As áreas de exposição interna, incluindo os salões de tesouros e relógios, as torres Wumen, Donghuamen e Shenwumen e as paredes adjacentes permanecerão fechadas por enquanto.

Os visitantes do Museu do Palácio devem fazer uma pré-reserva usando identificação oficial e apresentar esse e um código digital de saúde que não mostra nenhuma viagem recente a pontos de infecção, além de passar por uma verificação de temperatura na entrada. As reservas devem ser feitas com dez dias e 24 horas de antecedência. São necessárias máscaras faciais e distanciamento físico de um metro, e a equipe do museu será destacada para dispersar as grandes congregações.

Da mesma forma, o Museu Nacional da China escalonará as admissões a partir de 1º de maio, exigindo que os visitantes façam a pré-reserva, identificação da mostra, sejam submetidos a verificações de temperatura e saúde e usem máscaras. De acordo com o WeChat, o limite diário de 3.000 visitantes será subdividido em horários da manhã, meio-dia e tarde. Visitas guiadas também são suspensas.

O Red Brick Art Museum, um museu privado reabriu hoje suas instalações internas e a exposição individual de Sarah Lucas (até 28 de junho) para visitantes com reservas antecipadas, abrindo seu jardim com obras ao ar livre de Olafur Eliasson e Dan Graham em 25 de abril. “Temos prestado muita atenção ao progresso do controle e prevenção de epidemias na China, pois os casos diminuem para zero em muitas áreas, e estamos otimistas de que os museus de arte poderão reabrir gradualmente de maneira ordenada”, diz Red O fundador e diretor de Brick, Yan Shijie. As medidas de segurança do museu incluem registro antecipado, verificação de temperatura e código de saúde e máscaras faciais obrigatórias. Yan acrescenta que os planos para um trio de exposições internacionais ainda este ano estão sendo analisados.

A maioria dos museus de arte particulares de Pequim espera abrir no final de maio, quase simultaneamente ao Gallery Weekend da cidade (22-31 de maio), incluindo o UCCA Center for Contemporary Art e o KWM Art Center. O museu M Woods planeja anunciar sua reabertura nos próximos dias, de acordo com uma porta-voz, com novas mostras que devem ser lançados no final de maio ou no início de junho.

O X Museum, um novo local estabelecido pelo co-fundador da M Woods, Michael Xufu Huang e pela colecionadora Theresa Xie, deve ser inaugurado em 30 de maio após a data de lançamento original de março ser adiada. O Museu de Arte Inside-Out privado também reabre amanhã, estendendo sua mostra de inverno Community of Feeling: Emotional Patterns in Art na China pós-1949.

No entanto, nem todos os museus da capital estão reabrindo imediatamente. O Museu da Academia Central de Belas Artes permanece fechado até novo aviso, pelo menos durante o verão.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …