Pequim reabre a Cidade Proibida e museus estatais

Por Lisa Movius (Fonte e tradução: The Art Newspaper)

Após um isolamento parcial que foi mais longo e mais rigoroso do que na maior parte da China, Pequim está reabrindo espaços públicos, incluindo a maioria dos museus de arte. Os museus estatais da capital chinesa, incluindo o Museu do Palácio, o Museu Nacional da China e o Museu Nacional de Arte da China, reabrirão hoje para o feriado nacional do dia 1º de maio – tradicionalmente uma “semana de ouro” para o turismo local.

O Museu Imperial do Palácio de Pequim ou a Cidade Proibida é uma das atrações mais famosas do país, com mais de 19 milhões de visitantes em 2019. Fechado desde o final de janeiro, anunciou a reabertura no WeChat ontem. O número de visitantes será restrito a 5.000 por dia: 3.000 entre 8:30 e 13:00 e 2.000 a partir das 13:00 até o horário de encerramento às 17:00. Exposições e pátios ao ar livre, incluindo os seis palácios leste e oeste, os três palácios traseiros e os jardins imperiais, serão abertos, diz o museu. As áreas de exposição interna, incluindo os salões de tesouros e relógios, as torres Wumen, Donghuamen e Shenwumen e as paredes adjacentes permanecerão fechadas por enquanto.

Os visitantes do Museu do Palácio devem fazer uma pré-reserva usando identificação oficial e apresentar esse e um código digital de saúde que não mostra nenhuma viagem recente a pontos de infecção, além de passar por uma verificação de temperatura na entrada. As reservas devem ser feitas com dez dias e 24 horas de antecedência. São necessárias máscaras faciais e distanciamento físico de um metro, e a equipe do museu será destacada para dispersar as grandes congregações.

Da mesma forma, o Museu Nacional da China escalonará as admissões a partir de 1º de maio, exigindo que os visitantes façam a pré-reserva, identificação da mostra, sejam submetidos a verificações de temperatura e saúde e usem máscaras. De acordo com o WeChat, o limite diário de 3.000 visitantes será subdividido em horários da manhã, meio-dia e tarde. Visitas guiadas também são suspensas.

O Red Brick Art Museum, um museu privado reabriu hoje suas instalações internas e a exposição individual de Sarah Lucas (até 28 de junho) para visitantes com reservas antecipadas, abrindo seu jardim com obras ao ar livre de Olafur Eliasson e Dan Graham em 25 de abril. “Temos prestado muita atenção ao progresso do controle e prevenção de epidemias na China, pois os casos diminuem para zero em muitas áreas, e estamos otimistas de que os museus de arte poderão reabrir gradualmente de maneira ordenada”, diz Red O fundador e diretor de Brick, Yan Shijie. As medidas de segurança do museu incluem registro antecipado, verificação de temperatura e código de saúde e máscaras faciais obrigatórias. Yan acrescenta que os planos para um trio de exposições internacionais ainda este ano estão sendo analisados.

A maioria dos museus de arte particulares de Pequim espera abrir no final de maio, quase simultaneamente ao Gallery Weekend da cidade (22-31 de maio), incluindo o UCCA Center for Contemporary Art e o KWM Art Center. O museu M Woods planeja anunciar sua reabertura nos próximos dias, de acordo com uma porta-voz, com novas mostras que devem ser lançados no final de maio ou no início de junho.

O X Museum, um novo local estabelecido pelo co-fundador da M Woods, Michael Xufu Huang e pela colecionadora Theresa Xie, deve ser inaugurado em 30 de maio após a data de lançamento original de março ser adiada. O Museu de Arte Inside-Out privado também reabre amanhã, estendendo sua mostra de inverno Community of Feeling: Emotional Patterns in Art na China pós-1949.

No entanto, nem todos os museus da capital estão reabrindo imediatamente. O Museu da Academia Central de Belas Artes permanece fechado até novo aviso, pelo menos durante o verão.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …