Pequim reabre a Cidade Proibida e museus estatais

Por Lisa Movius (Fonte e tradução: The Art Newspaper)

Após um isolamento parcial que foi mais longo e mais rigoroso do que na maior parte da China, Pequim está reabrindo espaços públicos, incluindo a maioria dos museus de arte. Os museus estatais da capital chinesa, incluindo o Museu do Palácio, o Museu Nacional da China e o Museu Nacional de Arte da China, reabrirão hoje para o feriado nacional do dia 1º de maio – tradicionalmente uma “semana de ouro” para o turismo local.

O Museu Imperial do Palácio de Pequim ou a Cidade Proibida é uma das atrações mais famosas do país, com mais de 19 milhões de visitantes em 2019. Fechado desde o final de janeiro, anunciou a reabertura no WeChat ontem. O número de visitantes será restrito a 5.000 por dia: 3.000 entre 8:30 e 13:00 e 2.000 a partir das 13:00 até o horário de encerramento às 17:00. Exposições e pátios ao ar livre, incluindo os seis palácios leste e oeste, os três palácios traseiros e os jardins imperiais, serão abertos, diz o museu. As áreas de exposição interna, incluindo os salões de tesouros e relógios, as torres Wumen, Donghuamen e Shenwumen e as paredes adjacentes permanecerão fechadas por enquanto.

Os visitantes do Museu do Palácio devem fazer uma pré-reserva usando identificação oficial e apresentar esse e um código digital de saúde que não mostra nenhuma viagem recente a pontos de infecção, além de passar por uma verificação de temperatura na entrada. As reservas devem ser feitas com dez dias e 24 horas de antecedência. São necessárias máscaras faciais e distanciamento físico de um metro, e a equipe do museu será destacada para dispersar as grandes congregações.

Da mesma forma, o Museu Nacional da China escalonará as admissões a partir de 1º de maio, exigindo que os visitantes façam a pré-reserva, identificação da mostra, sejam submetidos a verificações de temperatura e saúde e usem máscaras. De acordo com o WeChat, o limite diário de 3.000 visitantes será subdividido em horários da manhã, meio-dia e tarde. Visitas guiadas também são suspensas.

O Red Brick Art Museum, um museu privado reabriu hoje suas instalações internas e a exposição individual de Sarah Lucas (até 28 de junho) para visitantes com reservas antecipadas, abrindo seu jardim com obras ao ar livre de Olafur Eliasson e Dan Graham em 25 de abril. “Temos prestado muita atenção ao progresso do controle e prevenção de epidemias na China, pois os casos diminuem para zero em muitas áreas, e estamos otimistas de que os museus de arte poderão reabrir gradualmente de maneira ordenada”, diz Red O fundador e diretor de Brick, Yan Shijie. As medidas de segurança do museu incluem registro antecipado, verificação de temperatura e código de saúde e máscaras faciais obrigatórias. Yan acrescenta que os planos para um trio de exposições internacionais ainda este ano estão sendo analisados.

A maioria dos museus de arte particulares de Pequim espera abrir no final de maio, quase simultaneamente ao Gallery Weekend da cidade (22-31 de maio), incluindo o UCCA Center for Contemporary Art e o KWM Art Center. O museu M Woods planeja anunciar sua reabertura nos próximos dias, de acordo com uma porta-voz, com novas mostras que devem ser lançados no final de maio ou no início de junho.

O X Museum, um novo local estabelecido pelo co-fundador da M Woods, Michael Xufu Huang e pela colecionadora Theresa Xie, deve ser inaugurado em 30 de maio após a data de lançamento original de março ser adiada. O Museu de Arte Inside-Out privado também reabre amanhã, estendendo sua mostra de inverno Community of Feeling: Emotional Patterns in Art na China pós-1949.

No entanto, nem todos os museus da capital estão reabrindo imediatamente. O Museu da Academia Central de Belas Artes permanece fechado até novo aviso, pelo menos durante o verão.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …