As duas ativistas que jogaram sopa em quadro de Van Gogh são presas no Reino Unido. O caso aconteceu em 2022 na National Gallery, em Londres, e abriu um amplo debate sobre protestos.
Hoje, em reação à prisão das manisfestantes, outros três ativistas ambientais atiraram sopa de tomate em duas obras de Girassóis de Vincent van Gogh, exibidas na mostra atual Van Gogh: Poetas e Amantes, na National Gallery, em Londres.
De acordo com Art News Paper, uma das obras — Sunflowers (1888, National Gallery, Londres) — foi anteriormente alvo de um incidente semelhante em outubro de 2022, pelo qual as ativistas do Just Stop Oil Phoebe Plummer e Anna Holland receberam sentenças de prisão hoje mais cedo (27 de setembro). A segunda obra envolvida nessa façanha mais recente foi Sunflowers (1889, Philadelphia Museum of Art).
A Just Stop Oil disse que seus apoiadores participaram do protesto como “um sinal de desafio depois que os manifestantes originais da manifestação da sopa, Plummer e Holland, foram presas por até dois anos no Tribunal da Coroa de Southwark hoje”.
Ludi Simpson, uma das manifestantes envolvidas nas ações de hoje, disse: “Seremos responsabilizados por nossas ações de hoje e enfrentaremos toda a força da lei. Quando os executivos dos combustíveis fósseis e os políticos que eles compraram serão responsabilizados pelos danos criminais que estão impondo a todos os seres vivos?”
A National Gallery diz em uma declaração que os manifestantes “pareceram jogar uma substância parecida com sopa sobre duas obras… a polícia foi chamada e três pessoas foram presas. As pinturas foram retiradas da exposição e examinadas por um conservador. As pinturas estão ilesas.”