Categories: Notícias

Participe da formação gratuita em arte e tecnologia pelo Instituto Ling

O Instituto Ling oferece gratuitamente ao público Zonas de Neblina

Zona de Neblina é uma formação em Arte e Tecnologia online, com 15 encontros ministrados ao vivo por profissionais do Brasil e do exterior que buscam percursos e desdobramentos possíveis da criação artística em um mundo cada vez mais complexo. A programação conta com a curadoria de Laura Cattani e de Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, para investigar novos caminhos, desafiando as fronteiras tradicionais e oferecendo novas possibilidades de interação e criação.

Serão quatro módulos diferentes, realizados de setembro de 2024 a março de 2025, com aulas sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h. O primeiro, intitulado Colaborações interespécies e novas cognições, está com inscrições abertas no site www.institutoling.org.br.

A aula inaugural será no dia 23 de setembro, focada em conexões entre humanidade, natureza, e tecnologia no campo da arte, com condução de Jens Andermann, professor titular de Humanidades na Universidade de Nova York, onde pesquisa e escreve sobre artes, extrativismo, memória e sobrevivência no Atlântico Sul. Depois, no dia 30 de setembro, o físico mexicano Daniel Acosta Avalos, que estuda orientação magnética de insetos sociais, mecanismos de orientação magnética em microrganismos e efeito fotoacústico em materiais magnéticos e biológico, falará sobre novos sentidos na arte, sentidos não-consensuais, magnetopercepção e artistas-ciborgue. O encerramento do módulo de abertura será em 7 de outubro, tendo como tema a bioarte e suas implicações políticas, sociais, culturais e éticas, com a artista portuguesa Marta de Menezes que, desde os anos 90, explora a interseção entre arte e biologia em vários países. 

Os detalhes dos próximos módulos serão anunciados em breve, no site do Instituto Ling, com assuntos que envolvem arte, ciência, natureza e tecnologia. Os inscritos podem optar por participar de um ou mais módulos. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação.

Essa é a terceira edição da Formação em Arte + Tecnologia promovida pelo Instituto Ling. O projeto estreou em 2021 e, em cada formação, explorou conceitos e distintas pesquisas nas áreas principais que dão título ao projeto. No primeiro ano, a iniciativa foi realizada em colaboração com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Depois, em 2023, a segunda edição foi realizada em parceria com o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã.

Mais sobre os ministrantes do primeiro módulo:

Jens Andermann é também editor do Journal of Latin American Cultural Studies e da série de livros SubAtlantic: Latin American, Caribbean, and Luso-African Ecoologies.

Daniel Acosta Avalos é formado pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, com mestrado e doutorado em Ciências pelo CINVESTAV-IPN. Pesquisador no CBPF-MCTIC, Rio de Janeiro, atua em Biofísica e Fotoacústica.

Marta de Menezes é formada em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e tem mestrado pela Universidade de Oxford. É diretora da Cultivamos Cultura, instituição líder em arte experimental em Portugal, e da Ectopia, que facilita a colaboração entre artistas e cientistas.

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Formação em Arte + Tecnologia | Zonas de Neblina

Módulo I – Colaborações interespécies e novas cognições

23 de setembro – Aula magna Além da paisagem: artes inespecíficas, natureza e tecnologia, com o professor Jens Andermann

30 de setembro – Outros sentidos, com o físico Daniel Acosta Avalos

7 de outubro – Alianças complexas: arte e novas naturezas, com a artista Marta de Menezes

Sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo, pelo Zoom

Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br

Serão 15 encontros online, realizados através da plataforma Zoom, divididos em quatro módulos, no período de setembro de 2024 a março de 2025, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. Os próximos módulos serão divulgados em breve. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação. O certificado será emitido após o término de cada módulo.

Dasartes

Recent Posts

Não é comédia: entenda como um colecionador brasileiro viu sua pintura “The Comedian” desaparecer sem deixar traços

POR SARA ORESTES Para quem conhece pouco do mercado de arte, esta história contada com…

22 horas ago

Conheça os artistas selecionados para a 4ª edição do TAU – Território Arte Urbana

A curadoria selecionou 11 artistas de Belo Horizonte, Contagem, Sabará e Brasília que vão intervir…

1 dia ago

Galerista é condenada por fraudar colecionadores idosos

Uma merchand de Michigan acusada de enganar idosos em US$ 1,6 milhão em um esquema…

2 dias ago

Veja de quem é a identidade do homem encontrado em caixão na reforma do Notre-Dame

O Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap) havia alertado sobre a avaliação do andamento…

2 dias ago

Conheça a nova curadora equatoriana da 2ª Bienal das Amazônias

A curadora equatoriana Manuela Moscoso foi selecionada para liderar a segunda edição da Bienal das…

2 dias ago

WOW – Women on Walls abre edital para artistas mulheres com prêmios de 15mil

Atenção! Artistas WOW - Women on Walls, a plataforma global para profissionais das artes visuais,…

2 dias ago