Parque Natural de Arte da Serrinha é inaugurado

Uma união harmoniosa entre a arte, a natureza e a sustentabilidade. É com base nesse tripé que o Parque Natural Arte Serrinha, localizado ao longo de todo o espaço da Fazenda Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, em Bragança Paulista (90 km de São Paulo) será inaugurado oficialmente para a visitação do público no próximo dia 07 de novembro. O Parque, reconhecido como reserva ecológica particular com 10 hectares (100 mil m²), abriga esculturas e instalações de Land Art produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta ainda com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam – site specifics – possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição. O visitante tem acesso ainda a trilhas para caminhada que levam para um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista.

Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo assim a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como Eduardo Srur, Hugo França, BijaRi, Fernando Limberger, Michelangelo Pistoletto, Fábio Delduque, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky, Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”, explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do Parque e curador Festival Arte Serrinha. Delduque acrescenta ainda que “parte de uma tradição artística que teve início nos anos 1960, essas instalações de Land Art não se encaixariam nos espaços neutros dos museus e das galerias de arte – os chamados cubos brancos. São trabalhos que, por ocuparem a paisagem, ampliam as possibilidades de percepção estética e se abrem a relações múltiplas de interação não apenas com as pessoas, mas
também com todo o entorno”. O público interessado em conhecer os espaços e instalações deve agendar sua visita diretamente pelo site arteserrinha.com.br. Na página também é possível visualizar as instalações disponíveis para
visitação e o acervo do Parque.

No final de setembro, cerca de 30 hectares do morro da Serrinha sofreu um incêndio provocado pelo tempo seco, afetando parcialmente algumas áreas do novo Parque. Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, chegaram a ser danificados. Porém, para celebrar a abertura oficial do Parque e agir rapidamente para a recuperação das áreas afetadas, haverá no dia 07 de novembro, às 9h30, um mutirão de reflorestamento com a participação de artistas, moradores da região e frequentadores, para o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região como cedro, paineira, araçá, jacarandá branco, copaíba, pitanga, grumixama e jatobá.

Vale ressaltar que a programação de abertura do parque, que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus) estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Desta maneira, até o dia 06 de dezembro o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas de teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros. O Festival Arte Serrinha será ainda o anfitrião do Fórum Renascimento (Forum Rebirth), parte do projeto artístico Terceiro Paraíso (Terzo Paradiso) – Interamericana De Arte, do artista italiano Michelangelo Pistoletto, realizado pela primeira vez no Brasil. O Fórum Renascimento acontecerá entre os dias 02 e 12 de novembro, de forma virtual, pela plataforma Zoom. Participarão do evento cerca de 30 pessoas, divididas em 04 grupos, que se debruçarão sobre questões referentes aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do planeta até 2030, organizados pela ONU e suas relações com a cultura.

Compartilhar:
Notícias - 30/11/2020

Instituto Bardi e Carbono Galeria lançam edição de personagem de Lina bo Bardi

Para celebrar os 35 anos do Polochon criado por Lina Bo Bardi, a Carbono Galeria e o Instituto Bardi têm …

Notícias - 30/11/2020

BNDES lança chamada para Patrimônio Cultural

Analisando o ano de 2020 e entendendo as necessidades da área de cultura, que também foi fortemente impactada pela pandemia, …

Notícias - 27/11/2020

Inscrições abertas para curso de introdução à arte-educação inclusiva

Já estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, do projeto …

Notícias - 27/11/2020

As obras cheias de tesouros de Sonia Gomes

Em seu estúdio São Paulo, a artista Sonia Gomes move-se de uma escultura para outra, embrulhando pano e dobrando arame …

Notícias - 27/11/2020

Galerias brasileiras se preparam para a Miami Art Week

A partir do dia 02 de dezembro a cidade de Miami, nos EUA, inicia sua semana dedicada à arte contemporânea, conhecida …

Notícias - 27/11/2020

Primeiro festival de realidade aumentada da América Latina acontece em São Paulo

Reconhecida mundialmente por sua relevância na cena de arte urbana, São Paulo recebe a primeira edição do Fest.AR – Graffitis …

Notícias - 27/11/2020

Sesc Piracicaba abre 15ª Bienal Naïfs do Brasil

Em 28 de novembro, o Sesc São Paulo abre ao público em sua unidade de Piracicaba a 15ª Bienal Naïfs …

Notícias - 25/11/2020

Estátua de Marilyn Monroe gera polêmica em Palm Springs

Uma escultura de Marilyn Monroe segurando sua saia desobediente é fonte de um debate acalorado em Palm Springs, Califórnia. O …

Notícias - 25/11/2020

Bicicleta desaparece de obra de Banksy

Uma bicicleta sem uma das rodas que acompanhava um mural de Banksy em Nottingham desapareceu, provocando tristeza e frustração na …

Notícias - 24/11/2020

Em meio a pico de casos de coronavírus, museus começam a fechar nos EUA

Em meio a uma onda de paralisações dos museus dos EUA, todas as oito instalações reabertas da Instituição Smithsonian na …

Notícias - 24/11/2020

7° Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel - Conheça os premiados

O Instituto Tomie Ohtake, com o apoio da AkzoNobel, divulga os três projetos premiados, via vídeo em suas redes sociais, …

Notícias - 24/11/2020

EAV Parque Lage lança edital para curso on-line com bolsas

Em resposta à pandemia de Covid-19, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) atua de forma propositiva e …