Parque Natural de Arte da Serrinha é inaugurado

Uma união harmoniosa entre a arte, a natureza e a sustentabilidade. É com base nesse tripé que o Parque Natural Arte Serrinha, localizado ao longo de todo o espaço da Fazenda Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, em Bragança Paulista (90 km de São Paulo) será inaugurado oficialmente para a visitação do público no próximo dia 07 de novembro. O Parque, reconhecido como reserva ecológica particular com 10 hectares (100 mil m²), abriga esculturas e instalações de Land Art produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta ainda com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam – site specifics – possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição. O visitante tem acesso ainda a trilhas para caminhada que levam para um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista.

Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo assim a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como Eduardo Srur, Hugo França, BijaRi, Fernando Limberger, Michelangelo Pistoletto, Fábio Delduque, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky, Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”, explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do Parque e curador Festival Arte Serrinha. Delduque acrescenta ainda que “parte de uma tradição artística que teve início nos anos 1960, essas instalações de Land Art não se encaixariam nos espaços neutros dos museus e das galerias de arte – os chamados cubos brancos. São trabalhos que, por ocuparem a paisagem, ampliam as possibilidades de percepção estética e se abrem a relações múltiplas de interação não apenas com as pessoas, mas
também com todo o entorno”. O público interessado em conhecer os espaços e instalações deve agendar sua visita diretamente pelo site arteserrinha.com.br. Na página também é possível visualizar as instalações disponíveis para
visitação e o acervo do Parque.

No final de setembro, cerca de 30 hectares do morro da Serrinha sofreu um incêndio provocado pelo tempo seco, afetando parcialmente algumas áreas do novo Parque. Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, chegaram a ser danificados. Porém, para celebrar a abertura oficial do Parque e agir rapidamente para a recuperação das áreas afetadas, haverá no dia 07 de novembro, às 9h30, um mutirão de reflorestamento com a participação de artistas, moradores da região e frequentadores, para o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região como cedro, paineira, araçá, jacarandá branco, copaíba, pitanga, grumixama e jatobá.

Vale ressaltar que a programação de abertura do parque, que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus) estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Desta maneira, até o dia 06 de dezembro o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas de teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros. O Festival Arte Serrinha será ainda o anfitrião do Fórum Renascimento (Forum Rebirth), parte do projeto artístico Terceiro Paraíso (Terzo Paradiso) – Interamericana De Arte, do artista italiano Michelangelo Pistoletto, realizado pela primeira vez no Brasil. O Fórum Renascimento acontecerá entre os dias 02 e 12 de novembro, de forma virtual, pela plataforma Zoom. Participarão do evento cerca de 30 pessoas, divididas em 04 grupos, que se debruçarão sobre questões referentes aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do planeta até 2030, organizados pela ONU e suas relações com a cultura.

Compartilhar:
Notícias - 07/05/2021

Lista de finalistas do Turner Prize é composta inteiramente por coletivos com engajamento social

Em um ano marcado por dificuldades sem precedentes, colaboração e solidariedade são os temas subjacentes ao Turner Prize deste ano …

Notícias - 07/05/2021

Três coisas que você talvez não saiba sobre "The Child’s Bath", de Mary Cassatt

Quando o Dia das Mães foi proposto como feriado em 1913, a artista franco-americana Mary Cassatt não gostou muito da …

Notícias - 07/05/2021

Galerias brasileiras participam de feiras em Nova York

Em maio a cidade de Nova Iorque abriga algumas feiras de arte contemporânea, como a Frieze New York e a …

Notícias - 06/05/2021

Bienal de Arte Paiz tem início na Guatemala

Intitulada Lost. In Between. Together, pela primeira vez em sua história, a Bienal de Arte Paiz será inteiramente voltada para …

Notícias - 06/05/2021

OCUPAÇÃO IMAGÉTICA SELECIONA ARTISTAS DE REGIÕES PERIFÉRICAS DE SÃO PAULO E ABCD

“Entranhamentos” será uma exposição baseada no conceito de ocupação imagética, cujo principal objetivo é investigar novas possibilidades de exibição e …

Notícias - 06/05/2021

MASP anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) anuncia Hanayrá Negreiros como nova curadora adjunta de moda. Negreiros …

Notícias - 30/04/2021

Pacaembu terá feira de arte em parceria com galerias

São Paulo vai ganhar uma nova Feira de Arte, num dos locais mais icônicos da cidade, o Complexo Esportivo do …

Notícias - 30/04/2021

Panorama Raft inicia chamada pública de projetos liderados por artistas de todo o Brasil

O Festival Panorama, um dos principais eventos artísticos do Brasil, lançou este ano o Panorama Jangada, um projeto criado no …

Notícias - 30/04/2021

inscrições abertas para o 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN

Estão abertas as inscrições do 4º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN, voltado a universitários e recém-formados de …

Notícias - 30/04/2021

Farol Santander São Paulo reabre com novidades

O Farol Santander SP reabre para visitação presencial a partir de sábado (01/05), de acordo com a atualização do Plano …

Notícias - 30/04/2021

SP-Arte anuncia nova data e local

A SP-Arte, principal Feira de arte da América Latina, anuncia nova data e local. A 17ª edição do Festival Internacional …

Notícias - 29/04/2021

Liverpool Biennial 2021 abre segundo bloco de exposições pela cidade

A Liverpool Biennial 2021 abre segundo bloco de exposições em 19 de maio exposições, reunindo a apresentação completa de sua …