Parque de esculturas no Reino Unido fecha por problemas financeiros

Identidade de Wang Yuyang (2016) encomendada para "A Beautiful Disorder" na Cass Sculpture Foundation. Cortesia de Cass Sculpture Foundation.

Um dos principais parques de esculturas do Reino Unido fechou abruptamente. O Cass Sculpture, sem fins lucrativos, fundada há mais de três décadas, parecia um modelo de sustentabilidade financeira. Mas uma mostra de vendas excessivamente ambicioso de escultura contemporânea chinesa, associado a uma desaceleração do mercado de arte parcialmente atribuída ao Brexit, contribuiu para o fechamento definitivo no final de outubro.

O parque de esculturas fundado por Wilfred e Jeannette Cass mostrou centenas de obras em grande escala, muitas das quais encomendadas. Obras dos principais escultores britânicos e internacionais são exibidas em um cenário rural idílico em West Sussex, no sul da Inglaterra.

Um porta-voz da Cass Sculpture Foundation confirma que seus curadores decidiram “encerrar a instituição de caridade nos próximos seis a nove meses”. Ele acrescentou: “Wilfred e Jeanette Cass agora têm 94 e 92 anos, respectivamente. Além disso, o arrendamento de seus terrenos deve expirar em 2020. ”

“É muito triste”, diz Mark Cass, administrador da fundação de escultura de seus pais, que é o fundador e executivo-chefe do fornecedor de arte Cass Art. Ele diz que as obras emprestadas serão devolvidas e outras encontraram novas casas. Mas seu arquivo de importância internacional, que inclui maquetes de obras encomendadas pelos Casses a artistas como Anthony Caro, Eva Rothschild e Marc Quinn, foi salvo. Está indo para a Galeria Pallant House, nas proximidades, em Chichester. O museu de arte não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a aquisição.

Mark Cass salienta que o parque de esculturas de Cass era financeiramente sustentável, até a infeliz mostra de arte chinesa em 2016. Ele diz que seu foco principal é dirigir a Cass Art em vez de assumir o controle do reino das esculturas. A venda do arquivo significou que a fundação pagou suas dívidas, diz ele.

Mark Cass diz que o modelo de negócios inovador de seus pais abriu caminho para gente como Hauser e Wirth, referindo-se ao espaço rural da galeria em Somerset, no oeste da Inglaterra.

 

Xu Zhen (Produzido por MadeIn Company) Movement Field (2016) na Cass Sculpture, cortesia do artista e da Cass Sculpture Foundation.

Compartilhar:
De Arte a Z - 06/12/2019

MASP dedicará 2020 às histórias da dança

Todos os anos, o MASP organiza a sua programação em torno de “histórias”, noção que abarca histórias reais, fictícias, relatos …

De Arte a Z - 05/12/2019

Mostra de arte feminista é censurada e diretora de museu renuncia

Uma exposição de arte feminista no Museu Nacional de Belas Artes de Bishkek, Quirguistão, foi censurada pelo governo e resultou …

De Arte a Z - 05/12/2019

Será possível restaurar pintura milionária de De Kooning encontrada depois de 30 anos?

Após 30 anos, uma pintura roubada do expressionista abstrato Willem de Kooning ressurgiu na propriedade de um casal do Novo …

De Arte a Z - 05/12/2019

Em Madri, instalação provoca cúpula de mudança climática

Comemorando o início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP25), uma bandeira voa na frente do Museo Tyssen-Bornemisza …

De Arte a Z - 05/12/2019

Banana na parede com fita adesiva: o novo trabalho de Cattelan (de US$ 120 mil)

Maurizio Cattelan, o camaleão e, para dizer o mínimo, original, o artista italiano mais bem pago no mundo, volta a …

De Arte a Z - 05/12/2019

Turner Prize será dividido entre todos os quatro indicados

Os quatro indicados ao Turner Prize 2019 compartilharão o prêmio deste ano depois de pedirem coletivamente aos juízes que não …

De Arte a Z - 13/11/2019

MASP recebe prêmio pela exposição "Histórias Indígenas"

O MASP foi contemplado, neste mês, com o Sotheby’s Prize 2019, prêmio que reconhece projetos de excelência curatorial e apoia …

De Arte a Z - 07/11/2019

4ª edição da Art Weekend agita São Paulo

O Art Weekend São Paulo celebra sua 4ª edição entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, com uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Novo museu dedicado a Picasso e Giacometti será aberto em Pequim

Dois dos artistas mais famosos da Europa – Picasso e Giacometti – serão alvo de um novo museu inaugurado em …

De Arte a Z - 07/11/2019

Artistas do Iraque são impedidos de entrar nos EUA para abertura de exposição

Neste fim de semana, o MoMA PS1, em Nova York, abriu o Theatre of Operations: The Gulf Wars, 1991–2011, uma …

De Arte a Z - 07/11/2019

Obra-prima de Bruegel é encontrada dividida em duas

A obra não se parecia muito com o trabalho de um velho mestre: um painel sujo quebrado limpo em dois, …

De Arte a Z - 05/11/2019

Inhotim inaugura novas obras e exposições

A partir do próximo sábado, dia 9/11, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, traz novidades ao público: a maior obra já …