Parque de esculturas no Reino Unido fecha por problemas financeiros

Identidade de Wang Yuyang (2016) encomendada para "A Beautiful Disorder" na Cass Sculpture Foundation. Cortesia de Cass Sculpture Foundation.

Um dos principais parques de esculturas do Reino Unido fechou abruptamente. O Cass Sculpture, sem fins lucrativos, fundada há mais de três décadas, parecia um modelo de sustentabilidade financeira. Mas uma mostra de vendas excessivamente ambicioso de escultura contemporânea chinesa, associado a uma desaceleração do mercado de arte parcialmente atribuída ao Brexit, contribuiu para o fechamento definitivo no final de outubro.

O parque de esculturas fundado por Wilfred e Jeannette Cass mostrou centenas de obras em grande escala, muitas das quais encomendadas. Obras dos principais escultores britânicos e internacionais são exibidas em um cenário rural idílico em West Sussex, no sul da Inglaterra.

Um porta-voz da Cass Sculpture Foundation confirma que seus curadores decidiram “encerrar a instituição de caridade nos próximos seis a nove meses”. Ele acrescentou: “Wilfred e Jeanette Cass agora têm 94 e 92 anos, respectivamente. Além disso, o arrendamento de seus terrenos deve expirar em 2020. ”

“É muito triste”, diz Mark Cass, administrador da fundação de escultura de seus pais, que é o fundador e executivo-chefe do fornecedor de arte Cass Art. Ele diz que as obras emprestadas serão devolvidas e outras encontraram novas casas. Mas seu arquivo de importância internacional, que inclui maquetes de obras encomendadas pelos Casses a artistas como Anthony Caro, Eva Rothschild e Marc Quinn, foi salvo. Está indo para a Galeria Pallant House, nas proximidades, em Chichester. O museu de arte não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a aquisição.

Mark Cass salienta que o parque de esculturas de Cass era financeiramente sustentável, até a infeliz mostra de arte chinesa em 2016. Ele diz que seu foco principal é dirigir a Cass Art em vez de assumir o controle do reino das esculturas. A venda do arquivo significou que a fundação pagou suas dívidas, diz ele.

Mark Cass diz que o modelo de negócios inovador de seus pais abriu caminho para gente como Hauser e Wirth, referindo-se ao espaço rural da galeria em Somerset, no oeste da Inglaterra.

 

Xu Zhen (Produzido por MadeIn Company) Movement Field (2016) na Cass Sculpture, cortesia do artista e da Cass Sculpture Foundation.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …