Para celebrar seus 19 anos, CCBB São Paulo oferece série de encontros online

Fragmento de tampa de sarcófago Tebas, Novo Império, XIX Dinastia (1295-1186 a.C.) Foto: Divulgação/Museo Egizio

No dia 21 de abril, será possível conhecer o processo de inscrição de um projeto cultural no CCBB, entender sobre a formação e a profissionalização na área de museologia, debater arte-educação, conhecer mais sobre o cinema de Fellini e ouvir os relatos de bastidores de uma exposição internacional. A programação de encontros virtuais online ainda prevê uma aula sobre a vida dos faraós da antiga civilização egípcia, com o curador Pieter Tjabbes. Imperdível, tudo na faixa, na sua casa 

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) vai celebrar 19 anos na próxima terça-feira (21/04) com uma série de encontros online gratuitos e ao vivo. A programação vai durar o dia inteiro e terá cinco painéis com profissionais de diversos campos do setor artístico que estarão à disposição do público. Os temas sugeridos têm relação direta com a programação do CCBB São Paulo, com destaque para a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, no campo das artes visuais, e debate sobre Federico Fellini, no contexto do cinema.

A partir de uma apresentação e bate-papo com expoentes do mercado cultural, também será possível sanar dúvidas sobre a formação e a profissionalização na área de museologia, bem como conhecer os cuidados exigidos e algumas curiosidades sobre os bastidores de uma grande exposição internacional, da ideia à montagem.

Já os interessados em apresentar projetos ao CCBB poderão acompanhar a palestra sobre o edital de patrocínios a projetos culturais, aberto até 06 de junho deste ano. Vale reforçar que as propostas selecionadas poderão compor a programação dos quatro CCBBs – São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte e Brasília – em 2021 e 2022.

A programação, totalmente gratuita, ainda contempla uma palestra sobre arte e educação. Imperdível. Todos os conteúdos serão disponibilizados para download, mas a participação ao vivo é limitada a 500 pessoas por palestra. As inscrições devem ser feitas de acordo com o link abaixo de cada atração.

 

PROGRAMAÇÃO: 19 ANOS DE CCBB SP – 21/04, TERÇA-FEIRA 

9h – Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_qGn2su5cS0CnLwrTCPo8NQ

Perguntas e respostas sobre o Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022.   O edital foi lançado com o objetivo de selecionar projetos para compor a programação dos CCBBs de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs. Aproveite a oportunidade do encontro virtual para sanar dúvidas e deixar o seu projeto em linha com as exigências do edital.

Palestrantes:

Gerente geral do CCBB SP, Claudio Mattos

Gerente de programação do CCBB SP, Luis Fernando Spaziani

Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

11h – Formação e profissionalização em museologia e os bastidores de uma mostra internacional

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_pmmT6DntTziWw8IbMgylaA

Os desafios da museologia contemporânea passam pela formação e profissionalização deste campo ainda carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas. A apresentação abordará o cenário nacional e internacional da museologia e será possível sanar dúvidas diretamente com a palestrante.  A atividade será ilustrada ainda com um depoimento profissional que descreve os passos e desafios de trazer ao Brasil grandes mostras mundiais, como a do artista suíço Paul Klee, apresentada recentemente pelos CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.

Palestrantes:

Doutora em Museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani

Diretora-executiva da Expomus, Roberta Saraiva

Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

13h – Fellini

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_F7rVUOnOSUCd1einEPsn3Q

O italiano Federico Fellini (20/01/1920 a 31/10/1993) foi um dos diretores e roteiristas mais influentes de todos os tempos. Seu trabalho inspirou a retrospectiva Fellini, Il Maestro, planejada para ser apresentada na sala de cinema do CCBB São Paulo. A partir da seleção de 25 filmes pincelados para a mostra, a palestra a ser conduzida online é uma oportunidade de conhecer mais sobre a relevância de Fellini no cinema, bem como características singulares de seu trabalho.

Palestrantes:

Curador da mostra, Paulo Ricardo Gonçalves

Crítico, Filipe Furtado

Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

15h – Os faraós na civilização egípcia

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_BboYE3nPRx6gjQn1biSaDQ

Depois de realizar um webinar (https://youtu.be/OoYyeR12LTk) que apresentou as curiosidades sobre a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o curador da exposição preparou uma palestra especial para o público do CCBB. Desta vez, o tema abordado será a vida dos faraós na antiga civilização. Vale ressaltar que a escolha dessa temática foi motivada também pela curiosidade do público, manifestada durantes visitas à mostra e em atividade online previamente realizada.

Palestrante:

Pieter Tjabbes, curador da exposição Egito Antigo – do cotidiano à eternidade.

Moderação: Sarah Alves, Agência Galo

17h – Arte & Educação

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_6K8mk8fGT3Wy7tsxXDErhg

O Programa CCBB Educativo continua ativo pela internet (www.ccbbeducativo.com/) com conteúdo ampliado das ações realizadas presencialmente entre 2018 e 2020. A palestra online complementa os relatos de especialistas reunidos no site, com conteúdos direcionados para todos os públicos, especialmente estudantes, professores e comunidade escolar em geral. Venha conhecer mais sobre a atuação do CCBB na área de arte e educação com a palestra de Valquíria Prates.

Palestrante:

Coordenadora pedagógica, de acesso e participação do CCBB Educativo, Valquíria Prates

Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …