Para celebrar seus 19 anos, CCBB São Paulo oferece série de encontros online

Fragmento de tampa de sarcófago Tebas, Novo Império, XIX Dinastia (1295-1186 a.C.) Foto: Divulgação/Museo Egizio

No dia 21 de abril, será possível conhecer o processo de inscrição de um projeto cultural no CCBB, entender sobre a formação e a profissionalização na área de museologia, debater arte-educação, conhecer mais sobre o cinema de Fellini e ouvir os relatos de bastidores de uma exposição internacional. A programação de encontros virtuais online ainda prevê uma aula sobre a vida dos faraós da antiga civilização egípcia, com o curador Pieter Tjabbes. Imperdível, tudo na faixa, na sua casa 

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) vai celebrar 19 anos na próxima terça-feira (21/04) com uma série de encontros online gratuitos e ao vivo. A programação vai durar o dia inteiro e terá cinco painéis com profissionais de diversos campos do setor artístico que estarão à disposição do público. Os temas sugeridos têm relação direta com a programação do CCBB São Paulo, com destaque para a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, no campo das artes visuais, e debate sobre Federico Fellini, no contexto do cinema.

A partir de uma apresentação e bate-papo com expoentes do mercado cultural, também será possível sanar dúvidas sobre a formação e a profissionalização na área de museologia, bem como conhecer os cuidados exigidos e algumas curiosidades sobre os bastidores de uma grande exposição internacional, da ideia à montagem.

Já os interessados em apresentar projetos ao CCBB poderão acompanhar a palestra sobre o edital de patrocínios a projetos culturais, aberto até 06 de junho deste ano. Vale reforçar que as propostas selecionadas poderão compor a programação dos quatro CCBBs – São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte e Brasília – em 2021 e 2022.

A programação, totalmente gratuita, ainda contempla uma palestra sobre arte e educação. Imperdível. Todos os conteúdos serão disponibilizados para download, mas a participação ao vivo é limitada a 500 pessoas por palestra. As inscrições devem ser feitas de acordo com o link abaixo de cada atração.

 

PROGRAMAÇÃO: 19 ANOS DE CCBB SP – 21/04, TERÇA-FEIRA 

9h – Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_qGn2su5cS0CnLwrTCPo8NQ

Perguntas e respostas sobre o Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022.   O edital foi lançado com o objetivo de selecionar projetos para compor a programação dos CCBBs de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs. Aproveite a oportunidade do encontro virtual para sanar dúvidas e deixar o seu projeto em linha com as exigências do edital.

Palestrantes:

Gerente geral do CCBB SP, Claudio Mattos

Gerente de programação do CCBB SP, Luis Fernando Spaziani

Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

11h – Formação e profissionalização em museologia e os bastidores de uma mostra internacional

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_pmmT6DntTziWw8IbMgylaA

Os desafios da museologia contemporânea passam pela formação e profissionalização deste campo ainda carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas. A apresentação abordará o cenário nacional e internacional da museologia e será possível sanar dúvidas diretamente com a palestrante.  A atividade será ilustrada ainda com um depoimento profissional que descreve os passos e desafios de trazer ao Brasil grandes mostras mundiais, como a do artista suíço Paul Klee, apresentada recentemente pelos CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.

Palestrantes:

Doutora em Museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani

Diretora-executiva da Expomus, Roberta Saraiva

Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

13h – Fellini

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_F7rVUOnOSUCd1einEPsn3Q

O italiano Federico Fellini (20/01/1920 a 31/10/1993) foi um dos diretores e roteiristas mais influentes de todos os tempos. Seu trabalho inspirou a retrospectiva Fellini, Il Maestro, planejada para ser apresentada na sala de cinema do CCBB São Paulo. A partir da seleção de 25 filmes pincelados para a mostra, a palestra a ser conduzida online é uma oportunidade de conhecer mais sobre a relevância de Fellini no cinema, bem como características singulares de seu trabalho.

Palestrantes:

Curador da mostra, Paulo Ricardo Gonçalves

Crítico, Filipe Furtado

Moderação: Thiago Rebouças, Agência Galo

15h – Os faraós na civilização egípcia

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_BboYE3nPRx6gjQn1biSaDQ

Depois de realizar um webinar (https://youtu.be/OoYyeR12LTk) que apresentou as curiosidades sobre a mostra Egito Antigo – do cotidiano à eternidade, visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o curador da exposição preparou uma palestra especial para o público do CCBB. Desta vez, o tema abordado será a vida dos faraós na antiga civilização. Vale ressaltar que a escolha dessa temática foi motivada também pela curiosidade do público, manifestada durantes visitas à mostra e em atividade online previamente realizada.

Palestrante:

Pieter Tjabbes, curador da exposição Egito Antigo – do cotidiano à eternidade.

Moderação: Sarah Alves, Agência Galo

17h – Arte & Educação

Link de inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_6K8mk8fGT3Wy7tsxXDErhg

O Programa CCBB Educativo continua ativo pela internet (www.ccbbeducativo.com/) com conteúdo ampliado das ações realizadas presencialmente entre 2018 e 2020. A palestra online complementa os relatos de especialistas reunidos no site, com conteúdos direcionados para todos os públicos, especialmente estudantes, professores e comunidade escolar em geral. Venha conhecer mais sobre a atuação do CCBB na área de arte e educação com a palestra de Valquíria Prates.

Palestrante:

Coordenadora pedagógica, de acesso e participação do CCBB Educativo, Valquíria Prates

Moderação: Gerente de comunicação do CCBB SP, Patricia Chaim

Compartilhar:
Notícias - 19/10/2021

Vem aí a primeira exposição de arte contemporânea nas pirâmides do Egito

Pela primeira vez na história, as pirâmides de Gizé servirão de cenário para uma exposição de arte contemporânea. Forever Is …

Notícias - 18/10/2021

17ª SP-Arte aposta em modelo híbrido

Em sua 17ª edição, a SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, acontece de 20 a 24 de …

Notícias - 18/10/2021

Museus de Viena estão expondo obras no site adulto OnlyFans

Em um esforço para evitar a censura por plataformas de mídia social como Instagram, Facebook e TikTok, o Conselho de …

Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …