Ouça aqui: Registro de voz de Frida Kahlo é encontrado

“A Biblioteca Nacional de Som do México acredita que o áudio é de uma leitura artística de seu ensaio Retrato de Diego durante o piloto do programa de rádio El Bachiller”.

Frida Kahlo pode ter um dos rostos mais reconhecidos e comercializados no mundo da arte, mas como é a voz dela?

O fotógrafo francês Giséle Freund certa vez descreveu-a como “melodiosa e calorosa”, mas graças à Biblioteca Nacional de Som do México, podemos agora ter a certeza.

A biblioteca descobriu o que eles acreditam ser a primeira gravação de voz de Kahlo, tirada de um episódio piloto do programa de rádio El Bachiller, de 1955, que foi ao ar após sua morte, em 1954.

O episódio apresentava um perfil do marido artista de Kahlo, Diego Rivera. Nele, ela lê a partir de seu ensaio Retrato de Diego, que foi retirado do catálogo de uma exposição de 1949 no Palácio de Belas Artes, comemorando os 50 anos de trabalho de Rivera.

“Ele é uma criança gigantesca e imensa, com um rosto amigável e um olhar triste”, diz ela, traduzida pela Agence France-Presse. (Uma tradução em inglês diferente do texto pode ser encontrada no Google Arts & Culture).

“Seus olhos grandes, escuros, extremamente inteligentes e grandes raramente ficam parados. Eles quase saem de suas órbitas por causa de suas pálpebras inchadas e protuberantes – como um sapo. Eles permitem que seu olhar absorva um campo visual muito mais amplo, como se eles fossem feitos especialmente para um pintor de grandes espaços e multidões”.

Resultado de imagem para frida kahlo voice

Estima-se que a gravação tenha sido feita em 1953 ou 1954.

No comunicado de imprensa, a secretária de cultura do México, Alejandra Frausto, disse que, se de fato é a voz de Kahlo – uma alegação que as autoridades continuam investigando – pode ser a única gravação de áudio do artista que existe.

O papel da biblioteca é preservar e tornar públicos arquivos sonoros documentais para o México. Sua coleção, acumulada ao longo de uma década, apresenta as vozes de algumas das figuras históricas mais importantes do país – mas o diretor nacional da biblioteca, Pável Granados, disse que a voz de Kahlo era a “mais solicitada e procurada” pelos visitantes.

“A voz de Frida sempre foi um grande enigma, uma busca sem fim”, disse Granados em uma entrevista coletiva. “Até agora, nunca houve uma gravação de Frida Kahlo.”

O programa de rádio do qual a gravação foi tirada, El Bachiller, foi batizado em homenagem ao apresentador Álvaro Gálvez y Fuentes “El Bachiller”, descrito pelo ministério da cultura como “o principal documentalista das vozes de seu tempo”.

A biblioteca de sons tem 1.300 fitas de El Bachiller em sua coleção, que precisarão ser digitalizadas e catalogadas para averiguar se mais da voz de Kahlo está entre elas.

Ouça aqui:

Fonte: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …