“A Biblioteca Nacional de Som do México acredita que o áudio é de uma leitura artística de seu ensaio Retrato de Diego durante o piloto do programa de rádio El Bachiller”.
Frida Kahlo pode ter um dos rostos mais reconhecidos e comercializados no mundo da arte, mas como é a voz dela?
O fotógrafo francês Giséle Freund certa vez descreveu-a como “melodiosa e calorosa”, mas graças à Biblioteca Nacional de Som do México, podemos agora ter a certeza.
A biblioteca descobriu o que eles acreditam ser a primeira gravação de voz de Kahlo, tirada de um episódio piloto do programa de rádio El Bachiller, de 1955, que foi ao ar após sua morte, em 1954.
O episódio apresentava um perfil do marido artista de Kahlo, Diego Rivera. Nele, ela lê a partir de seu ensaio Retrato de Diego, que foi retirado do catálogo de uma exposição de 1949 no Palácio de Belas Artes, comemorando os 50 anos de trabalho de Rivera.
“Ele é uma criança gigantesca e imensa, com um rosto amigável e um olhar triste”, diz ela, traduzida pela Agence France-Presse. (Uma tradução em inglês diferente do texto pode ser encontrada no Google Arts & Culture).
“Seus olhos grandes, escuros, extremamente inteligentes e grandes raramente ficam parados. Eles quase saem de suas órbitas por causa de suas pálpebras inchadas e protuberantes – como um sapo. Eles permitem que seu olhar absorva um campo visual muito mais amplo, como se eles fossem feitos especialmente para um pintor de grandes espaços e multidões”.
Estima-se que a gravação tenha sido feita em 1953 ou 1954.
No comunicado de imprensa, a secretária de cultura do México, Alejandra Frausto, disse que, se de fato é a voz de Kahlo – uma alegação que as autoridades continuam investigando – pode ser a única gravação de áudio do artista que existe.
O papel da biblioteca é preservar e tornar públicos arquivos sonoros documentais para o México. Sua coleção, acumulada ao longo de uma década, apresenta as vozes de algumas das figuras históricas mais importantes do país – mas o diretor nacional da biblioteca, Pável Granados, disse que a voz de Kahlo era a “mais solicitada e procurada” pelos visitantes.
“A voz de Frida sempre foi um grande enigma, uma busca sem fim”, disse Granados em uma entrevista coletiva. “Até agora, nunca houve uma gravação de Frida Kahlo.”
O programa de rádio do qual a gravação foi tirada, El Bachiller, foi batizado em homenagem ao apresentador Álvaro Gálvez y Fuentes “El Bachiller”, descrito pelo ministério da cultura como “o principal documentalista das vozes de seu tempo”.
A biblioteca de sons tem 1.300 fitas de El Bachiller em sua coleção, que precisarão ser digitalizadas e catalogadas para averiguar se mais da voz de Kahlo está entre elas.
Ouça aqui:
Fonte: The Guardian