Ouça aqui: Registro de voz de Frida Kahlo é encontrado

“A Biblioteca Nacional de Som do México acredita que o áudio é de uma leitura artística de seu ensaio Retrato de Diego durante o piloto do programa de rádio El Bachiller”.

Frida Kahlo pode ter um dos rostos mais reconhecidos e comercializados no mundo da arte, mas como é a voz dela?

O fotógrafo francês Giséle Freund certa vez descreveu-a como “melodiosa e calorosa”, mas graças à Biblioteca Nacional de Som do México, podemos agora ter a certeza.

A biblioteca descobriu o que eles acreditam ser a primeira gravação de voz de Kahlo, tirada de um episódio piloto do programa de rádio El Bachiller, de 1955, que foi ao ar após sua morte, em 1954.

O episódio apresentava um perfil do marido artista de Kahlo, Diego Rivera. Nele, ela lê a partir de seu ensaio Retrato de Diego, que foi retirado do catálogo de uma exposição de 1949 no Palácio de Belas Artes, comemorando os 50 anos de trabalho de Rivera.

“Ele é uma criança gigantesca e imensa, com um rosto amigável e um olhar triste”, diz ela, traduzida pela Agence France-Presse. (Uma tradução em inglês diferente do texto pode ser encontrada no Google Arts & Culture).

“Seus olhos grandes, escuros, extremamente inteligentes e grandes raramente ficam parados. Eles quase saem de suas órbitas por causa de suas pálpebras inchadas e protuberantes – como um sapo. Eles permitem que seu olhar absorva um campo visual muito mais amplo, como se eles fossem feitos especialmente para um pintor de grandes espaços e multidões”.

Resultado de imagem para frida kahlo voice

Estima-se que a gravação tenha sido feita em 1953 ou 1954.

No comunicado de imprensa, a secretária de cultura do México, Alejandra Frausto, disse que, se de fato é a voz de Kahlo – uma alegação que as autoridades continuam investigando – pode ser a única gravação de áudio do artista que existe.

O papel da biblioteca é preservar e tornar públicos arquivos sonoros documentais para o México. Sua coleção, acumulada ao longo de uma década, apresenta as vozes de algumas das figuras históricas mais importantes do país – mas o diretor nacional da biblioteca, Pável Granados, disse que a voz de Kahlo era a “mais solicitada e procurada” pelos visitantes.

“A voz de Frida sempre foi um grande enigma, uma busca sem fim”, disse Granados em uma entrevista coletiva. “Até agora, nunca houve uma gravação de Frida Kahlo.”

O programa de rádio do qual a gravação foi tirada, El Bachiller, foi batizado em homenagem ao apresentador Álvaro Gálvez y Fuentes “El Bachiller”, descrito pelo ministério da cultura como “o principal documentalista das vozes de seu tempo”.

A biblioteca de sons tem 1.300 fitas de El Bachiller em sua coleção, que precisarão ser digitalizadas e catalogadas para averiguar se mais da voz de Kahlo está entre elas.

Ouça aqui:

Fonte: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …