Uma organização sem fins lucrativos que defende medidas para acabar com a crise global de fome e a insegurança alimentar lançou uma campanha publicitária visando a venda de uma banana presa na parede por US$ 6,2 milhões em um leilão da Sotheby’s na semana passada
“Sabe o que é banana? Isso poderia alimentar 62 milhões de pessoas”, diz o anúncio. Em meio ao texto, há uma fotografia da obra Comedian (2019), de Maurizio Cattelan, a controversa obra de arte vendida na Sotheby’s.
O número de pessoas que poderiam ser alimentadas com os US$ 6,2 milhões que o rei das criptomoedas Justin Sun pagou pela banana está enraizado em um cálculo da organização Feeding America, uma parceira da Feed Foundation. A Feeding America já explicou anteriormente como cada dólar doado pode ser transformado em dez refeições pela organização.
Na legenda de sua postagem no Instagram, a Feed Foundation acrescentou: “Neste Dia de Ação de Graças, uma em cada oito pessoas não sabe de onde virá sua próxima refeição”, enquanto buscava solicitar doações para seus esforços de combate à fome.
Um representante da Imaginary Friends, a agência de publicidade criativa que tem parceria com a Feed Foundation, disse em uma ligação telefônica que as equipes começaram a mobilizar o anúncio no dia seguinte à venda e pretendiam gastar o mínimo de dinheiro possível na breve campanha.
“Foi uma quantia absurda de dinheiro”, disse o representante da Imaginary Friends. “Todos nós apoiamos as artes aqui. Somos uma agência criativa. Mas quando um em cada oito americanos não sabe de onde virá sua próxima refeição, vemos isso como uma oportunidade de dar a volta por cima e fazer algo pelo bem.”
O representante disse que o caminhão de outdoor circulou em 26 de novembro, circulando as três grandes casas de leilão — Phillip’s, Christie’s e Sotheby’s — no Upper East Side de Manhattan. A equipe espera que a façanha atraia buzz suficiente para fazer as pessoas doarem para a fundação até a Cyber Monday e a Giving Tuesday da próxima semana.
“Em um mundo de sonho, Justin Sun doaria milhões para alimentar”, disse o representante sobre o rei das criptomoedas que comprou a banana.