Olafur Eliasson remove parede e inunda museu

Normalmente, quando um museu é inundado com água, algo está muito errado. Mas na Fondation Beyeler, nos arredores da cidade suíça de Basel, a inundação faz parte da mostra: uma nova instalação site-specific, chamada Life, do artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson.

O artista removeu um lado do edifício projetado por Renzo Piano (com a aprovação do arquiteto) e deixou o lago – geralmente separada do interior climatizado por uma grande parede de vidro – dentro do museu. Os visitantes podem passear pelas águas, que têm até 80 cm de profundidade, por meio de uma série de passarelas que entram e saem do prédio. À noite, o interior é iluminado com luz azul.

Eliasson também tingiu a água de verde fluorescente e a encheu com plantas de lago, incluindo nenúfares e conchas selecionadas pelo arquiteto paisagista Günther Vogt. A água foi colorida com uranina, um corante orgânico comumente usado para observar correntes de água e que Eliasson usou anteriormente em seu trabalho Green River (1998), quando tingiu rios em cidades como Estocolmo, Tóquio e Los Angeles.

Em uma declaração, Eliasson escreve: “Junto com o museu, estou abrindo mão do controle sobre a obra de arte, por assim dizer, entregando-a a visitantes humanos e não humanos, a plantas, microorganismos, ao tempo, ao clima— muitos desses elementos que os museus geralmente se esforçam para evitar”.

A parte sul do edifício estará aberta às intempéries do tempo durante a mostra, que termina em julho. Eliasson escreve que “mesmo que nenhum visitante humano esteja no espaço, outros seres – insetos, morcegos ou pássaros, por exemplo – podem voar ou estabelecer residência temporária nele”. Essa possibilidade faz parte do trabalho, com o artista acrescentando que quando falou pela primeira vez com o diretor do museu Sam Keller sobre ideias para a mostra, ele pensou consigo mesmo: “Por que não convidamos todos para a mostra? Vamos convidar o planeta – plantas e várias espécies”.

A mostra está aberta 24 horas por dia. “O visitante pode acessar a instalação a qualquer hora. A partir das 21h30 não precisa mais do ingresso”, afirma a porta-voz. Ela acrescenta que, em termos de visitantes não humanos, até agora houve “insetos, aranhas, patos, um ganso e alguns gatos”.

Para quem não pode visitar a mostra, há uma transmissão ao vivo com câmeras equipadas com diferentes filtros ópticos que “aludem a perspectivas não humanas”.

FONTE: The ArtNewsPaper

 

Compartilhar:
Notícias - 04/08/2021

Justiça embarga projeto de túnel rodoviário perto de Stonehenge

Um tribunal anulou os planos de construir uma estrada perto de Stonehenge em uma decisão que está sendo saudada por …

Notícias - 02/08/2021

Artista transforma boate em um pântano 3D

Parece familiar e estranho ao mesmo tempo. Muitos berlinenses passaram pela Berghain, a casa noturna mais famosa da Alemanha, mas …

Notícias - 30/07/2021

Artefatos indígenas falsos estão sendo vendidos por museus e galerias canadenses

Um negociante canadense admitiu vender arte indígena fraudulenta a várias lojas de museus e outras empresas de arte na Colúmbia …

Notícias - 30/07/2021

Em chamas: Trágedia atinge a história da Cinemateca Brasileira

Na noite de quinta-feira, 29 de julho de 2021, a Cinemateca Brasileira foi engolida pelas chamas na zona oeste de …

Notícias - 29/07/2021

road-movie de Lúcia Murat investiga artistas latinoamericanas

Livremente inspirado na peça “Há mais futuro que passado” o road-movie “Ana. Sem Título”, da diretora Lúcia Murat (“Praça Paris”, …

Notícias - 29/07/2021

Conheça alguns dos artistas já definidos para a Bienal de Veneza

O fluxo de e-mails anunciando quais artistas estão representando seus respectivos países na Bienal de Veneza de 2022 tem sido …

Notícias - 29/07/2021

Galeria Marília Razuk exibe projeto a partir de diálogo entre artistas

Trazer ao público o processo de uma exposição que se desdobra no espaço e no tempo por meio de módulos …

Notícias - 29/07/2021

Prêmio PIPA anuncia Exposição dos Vencedores de 2020

Com uma trajetória de mais de dez anos no cenário da arte contemporânea, o Prêmio PIPA, uma iniciativa do Instituto …

Notícias - 28/07/2021

Sesc São Paulo promove exposição com obras de artistas indígenas

Encontros Ameríndios, exposição que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana a partir do dia 31 de julho, traz um …

Notícias - 27/07/2021

Galeria Arte132 abre em São Paulo com exposição de Alex Flemming

Com foco na produção artística brasileira, a Arte132, galeria comandada por Telmo Porto abre suas portas em Moema, zona sul …

Notícias - 27/07/2021

Conheça os artistas e as obras da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Enquanto a estrela do tênis japonesa Naomi Osaka carregava a tocha olímpica escada acima durante a cerimônia de abertura dos …

Notícias - 27/07/2021

Instituto Artium abre as portas em São Paulo

O Instituto Artium, entidade cultural sem fins lucrativos, fundada em 2019, abre as portas para o público com exposição coletiva …