O artista Olafur Eliasson estreou uma nova obra de arte participativa em comemoração ao Dia da Terra, que hoje comemora 50 anos. A peça foi encomendada pelas Serpentine Galleries de Londres como parte de seu programa Back to Earth. Eliasson criou nove imagens de uma Terra estilizada com um ponto no centro da esfera. Os espectadores são instruídos a olhar fixamente para o ponto por 10 segundos e depois focar o olhar em uma superfície em branco onde uma imagem posterior aparecerá. Esta ação simboliza o espectador projetando um novo mundo. A série de imagens, intitulada Perspectivas da Terra, foi lançada hoje nas mídias sociais, uma a uma em intervalos de uma hora. Veja abaixo:
Eliasson disse em comunicado :
“Hoje, “o mundo como o conhecemos” é uma frase do passado. A atual crise da saúde parou nossas sociedades, afetando nossas economias, nossas liberdades e até nossos laços sociais. Devemos ter tempo para simpatizar com todos os atingidos pela crise e também aproveitar esta oportunidade para imaginar juntos a terra que queremos habitar no futuro – em todas as suas maravilhas e beleza, diante de todos os desafios que temos pela frente. “
As imagens das Perspectivas da Terra convidam pessoas de todo o mundo a pensar sobre o estado da Terra e a imaginar um futuro melhor. Eliasson é um dos artistas mais visíveis e francos que trabalham pelo meio ambiente. No ano passado, ele foi nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas por seu Programa de Desenvolvimento.