Uma aurora boreal no seu telefone? Uma nuvem que paira suavemente sobre a sua sala de estar? Um inseto vivo que naturalmente contribui para a sua vida diária? Um papagaio-do-mar que se aproxima muito das cidades distantes do biótopo onde você mora? Uma bússola virtual que aparece na tela de toque e sempre oferece o norte? É possível, livre e efêmero como tempestades, arco-íris, eclipses, orvalho da manhã.
Todas essas miragens nascidas da realidade aumentada, o artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson o convida a torná-las suas.
Olafur Eliasson é um mestre em despertar admiração e curiosidade com seu trabalho dinâmico que abrange a percepção, a arquitetura e as mudanças climáticas. Ele é conhecido por suas esculturas conceituais e instalações em larga escala que apresentam vários materiais elementares, incluindo luz, água e ar, para elevar as experiências dos espectadores. Após seu projeto interativo de mídia social para o Dia da Terra 2020 VEJA AQUI, Olafur Eliasson agora revela seu primeiro projeto de realidade aumentada (AR) chamado WUNDERKAMMER que alcançará comunidades em todo o mundo.
A série é composta por obras de arte que evocam elementos naturais, como um sol brilhante, um arco-íris cintilante e uma nuvem que emite chuva. O projeto virtual também destaca animais ameaçados de extinção, bem como objetos que consideramos um dado adquirido, como a bússola. Essas obras estão disponíveis para o público coletar digitalmente e usar no conforto de suas casas.
“Olafur, um artista que sempre incentivou os espectadores a se envolverem com as mudanças climáticas e com o meio ambiente, está convidando o público a trazer o exterior e a criar seu próprio ambiente, adicionando objetos e atmosferas RA ao seu espaço pessoal”, conforme comunicado à imprensa.
Todos os trabalhos estarão disponíveis gratuitamente, para testar você mesmo as obras de arte do AR, baixando o aplicativo Acute Art e saiba mais visitando o site de Olafur Eliasson. A edição de colecionador será lançada posteriormente.