OCUPAÇÃO IMAGÉTICA SELECIONA ARTISTAS DE REGIÕES PERIFÉRICAS DE SÃO PAULO E ABCD

|Fotos: Jp Accacio - arquivo pessoal

“Entranhamentos” será uma exposição baseada no conceito de ocupação imagética, cujo principal objetivo é investigar novas possibilidades de exibição e fruição de arte envolvendo trabalhos de artistas que tenham a imagem como objeto de pesquisa.

A mostra ocupará as dependências de uma residência particular, que será tomada por projeções de vídeos e fotografias dxs cinco artistas selecionadxs por meio de uma convocatória online. As imagens serão incorporadas aos espaços da casa de forma que se criem diálogos únicos e singulares entre as obras e os cômodos e ambientes de um lar verdadeiramente habitado. O espaço não será fisicamente ocupado e nem visitado. A ocupação, aqui, se dá em outra esfera. Xs artistas se farão presentes através de suas criações imagéticas.

“Entranhamentos” é uma proposta de revisão de conceitos, sentidos e de novas experimentações em tempos enevoados e de fronteiras borradas. Pretendemos colocar em debate algumas
proposições principais, envolvendo notadamente a ressignificação dos espaços e das relações da arte, do viver, do conviver e do habitar. Desejamos debater o conceito de público e privado, real e virtual e a ideia de lugar.

A casa, que hoje, além do lugar em que habitamos é também escritório, território de lazer e para muitos cárcere, passa a abrigar concomitantemente as funções de espaço expositivo. Relações íntimas se estabelecem, porém de forma virtual e sensorial. O familiar pode se tornar coletivo; o anônimo, conhecido; o distante, aproximado.

O conceito de autoria também é abordado, visto que o resultado final dos trabalhos será uma soma das obras em sua concepção originária com os espaços de uma residência e suas múltiplas
nuances, somadas aos atributos técnicos das projeções como luminosidade, dimensões e distorções de perspectiva. Xs artistas selecionadxs devem levar em conta as possíveis reconfigurações de seus trabalhos de acordo com a ideia de “projeção” em seus mais variados significados.

Dado o caráter efêmero e de site-specific dos trabalhos, “Entranhamentos” terá em sua documentação uma etapa importante que contará com registros em foto, vídeo e um catálogo virtual. Estes materiais, além de disponibilizados na plataforma #CulturaEmCasa, serão também entregues aos artistas ao final do projeto.

Desejamos promover um amplo exercício envolvendo práticas, convivências, contemplações e olhares diversos. Novos tempos pedem mais entranhamentos.

Inscrições

Poderão concorrer à convocatória artistas maiores de idade e que tenham residência comprovada nas regiões periféricas da cidade de São Paulo e região do ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Como região periférica serão compreendidos os bairros localizados fora do cinturão conhecido como “centro expandido” da cidade de São Paulo (ver mapa disponível no PDF da convocatória). Cada uma das cinco propostas contempladas receberá uma premiação no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Cada artista poderá inscrever até 3 (três) fotografias e/ou um vídeo de até 5 (cinco) minutos de duração. As propostas deverão cumprir as regras e orientações apresentadas na convocatória
disponível aqui. A chamada de “Entranhamentos” estará aberta no período de 12/05 a 12/06/2021, e todo o material de inscrição deverá ser enviado pelxs interessadxs através de formulário online.

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …