Esta exposição emocionante revela os anos crepusculares de Picasso em uma villa palaciana em Cannes – ultrajante, torturado e em busca da energia primitiva de sua juventude
Todos acabam perdendo o fôlego. No caso de Pablo Picasso, o processo foi demorado e ele o lutou com flashes de fúria, luxúria e inteligência. Ele obviamente não se considerava velho quando, na casa dos 70, posou de peito nu para a fotografia que aparece no início da nostálgica homenagem da Galeria Bastian a seu último estúdio, em Cannes do pós-guerra. Picasso trabalharia com a energia de sempre, até sua morte aos 91 anos, deixando uma pilha de trabalhos recentes. Mas será que o último quarto de século de sua carreira realmente acrescenta algo aos milagres que aconteceram antes?
Em 1900, como um adolescente prodígio de Málaga via Barcelona, ele visitou Paris pela primeira vez e pintou cenas brilhantemente lúgubres de salões de dança e bordéis. Em 1907, ele pintou Les Demoiselles d’Avignon, incendiando séculos de arte ocidental em uma conflagração selvagem que simultaneamente inventa o cubismo e o surrealismo. Ainda estavam por vir orgias estupendas de destruição e criação e sua transformação mais inesperada de todas, de diário sensual da vida privada a pintor público da história moderna em Guernica.
Talvez ele devesse ter se aposentado depois de tais maravilhas. Em vez disso, em 1955, ele montou um estúdio em La Californie, uma mansão palaciana em Cannes. Era seu espaço de trabalho mais teatral – e talvez isso diga algo sobre seu declínio. Ele pintou Les Demoiselles em um casebre em ruínas em Montmartre, Paris e Guernica em um loft escuro na margem esquerda. Agora, aqui estava ele montando seu cavalete em um amplo espaço feito no estilo norte-africano.
L’Atelier afirma ter “reimaginado o Cannes Studio de Picasso como uma experiência imersiva dentro da galeria”, mas não faz isso com muita precisão. A Bastian Gallery em Mayfair, em Londres, é uma butique esguia que nem chega a sugerir a expansividade de La Californie. Em vez disso, tenta capturar a mistura de trabalho e casa do estúdio com potes dispostos em uma cômoda, uma cadeira de vime vazia onde Picasso poderia ter sentado contemplando suas próprias obras e exemplos das esculturas africanas que amava. Infelizmente, é tudo falso.

Uma sala em La Californie de Picasso, Cannes. Fotografia: Cortesia da Bastian Gallery
Essas peças africanas não pertenciam a ele, o que é uma prestidigitação terrível. Picasso colecionou reverentemente arte mundial e estudou-a de perto. Uma fotografia desta mostra o retrata sentado ao lado de Nevimbumbaau, um cocar figurativo da Oceania que está no Museu Picasso de Paris. Ele nunca tratou suas amadas obras de arte do Pacífico ou da África como arte “étnica” genérica, como faz esta exposição. Em uma justaposição estúpida, vemos uma escultura em madeira com chifres da Nigéria ao lado de suas impressões do Minotauro e um fauno, paralelos simplistas de feras com fúria.
Quanto a examinar seriamente o trabalho de Picasso dos anos 1950 a 1973, descobri que o programa também não faz isso. Ao longo do tempo, as obras tardias são judiciosamente apimentadas com obras-primas dos anos 1930, incluindo uma joia rara: a edição ilustrada de Picasso da comédia grega de Aristófanes, antiga greve de sexo, Lisístrata.
No entanto, essa exibição francamente enganosa é irresistível. Picasso pode ter ficado fora de moda nos círculos de vanguarda depois de 1945, mas foi quando ele se tornou uma celebridade em massa. As fotos aqui de André Villers mostram como imaginamos Picasso, o careca musculoso fã de touradas. Seus pôsteres para as corridas do sul da França também são exibidos aqui. Este é um Picasso amigo das crianças, pintando rostos malucos em pratos em uma versão cartoon de seus retratos cubistas.

Momento amigo das crianças … Placas de rosto de Picasso, 1963. Fotografia: Cortesia da Galeria Bastian
Normalmente, presume-se que Salvador Dalí foi o primeiro artista famoso, mas Picasso também sabia como casar e desfrutar a fama. A diferença era seu gênio. Duas gravuras de 1969 mostram uma mulher deitada nua, não graciosamente reclinada, mas exibindo suas coxas e o que está entre elas para seu olho insaciável. Ele desenha tudo em linhas pretas claras sem retrabalho. Você sente a velocidade, a urgência. Ela é tão sólida, tão carnal – parece incrível que um artista possa tornar alguém tão fisicamente real com apenas uma linha.
Aqui está o mistério de Picasso, como era chamado um filme da década de 1950 em que trabalhava: um mágico que pode criar novas percepções da vida a partir de um simples esboço ou transformar um prato em algo vivo. Sexo é vida para ele e, em suas últimas tentativas de atiçar a chama, há uma espécie de obscenidade desesperada. Em seu desenho de 1972, Dois Nus e Cabeças Masculinas, ele parece retornar em memória aos bordéis de Montmartre que descobriu aos 19 anos. Um homem e uma mulher nua assistem a uma exibição erótica. É algo terrível e inesquecível.
Picasso na velhice era ultrajante e um pouco patético, desempenhando o papel de veterano e criativo toureiro enquanto se torturava em seu estúdio enquanto tentava recapturar a energia primitiva de sua juventude. No entanto, talvez este seja o Picasso mais humano e inspirador de todos – um gênio que desceu de seu pedestal para falhar e lutar com o resto de nós, que ainda pode fazer arte que pode abrir seus sentidos para a vida como nenhum outro. O artista aqui não é perfeito. Ele é muito maior do que isso.
• O Atelier Picasso está na Bastian Gallery, Londres, de 3 de setembro a 31 de outubro.
Fonte e tradução: The Guardian