Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem ter dividido profundamente a opinião pública na cidade litorânea de Aldeburgh, em Suffolk. Caroline Wiseman, uma negociante de arte local, comprou as peças – intituladas Oval, Peg, Penis and Snowman – que foram desenhadas por Gormley em 2001 para um projeto de regeneração em Peckham, sul de Londres. Colocando os objetos na praia perto de seu estúdio, a colecionadora queria que a instalação fosse um “benefício cultural” para a cidade. Essas aspirações foram frustradas, no entanto, já que a negociante não obteve permissão para exibir as peças, que, segundo um representante de Gormley, foram projetadas para ficar em pé em vez de horizontalmente.

As obras devem ser retiradas em breve, mas o assunto continua a ser fonte de discussões. “Colocar o trabalho de Antony Gormley em uma praia pública que não esteja na forma que ele pretendia é ofensivo”, disse Helen Napper, que mora em Aldeburgh há quase 30 anos. “Não é uma boa ideia quando alguém decide autonomamente o que a cidade precisa sem consulta pública. Uma obra pública deve ter um consenso mais amplo”. Napper estava entre aqueles que se opuseram às esculturas que permaneciam no local. Os oponentes levantaram preocupações sobre a manutenção das obras de arte e questões de acessibilidade. No entanto, muitas pessoas expressaram apoio às obras. Uma moradora local, que se identificou como De Gard, 54, disse: “Achei que as esculturas eram ambíguas. Era aqui que toda a diversão acontecia, porque as pessoas diziam coisas como ‘são brinquedos sexuais? Selos? Bombas?’ Foi divertido. Havia também um propósito educacional, pois eles adicionavam uma curiosidade ao atuar como um ponto de discussão em torno da arte, da paisagem e do meio ambiente”.

As obras não são as primeiras da cidade a causar polarização. Em 2003, uma obra de arte em aço de 12 pés de altura foi revelada na extremidade norte da praia como uma homenagem ao compositor Benjamin Britten, que escreveu uma de suas óperas mais famosas, Peter Grimes, sobre a vida de um pescador fictício local. Criada pelo artista Suffolk Maggi Hambling, a obra, conhecida como Vieira, foi criticada pelos amantes daquele trecho de litoral. Fazendo comparações entre as duas obras públicas, Caroline Gay Way, membro do Arts Club Aldeburgh Beach junto com Wiseman, disse: “Quando uma escultura é colocada em algum lugar inesperado, algumas pessoas podem dizer que a obra estraga a paisagem. Mas, ao mesmo tempo, a obra de arte atrai as pessoas para uma visita porque é um ponto de discussão”.

Wiseman, respondendo às críticas sobre a alegada falta de consulta pública, acrescentou: “Acho que não precisava de permissão de planejamento para ter as estruturas de qualquer maneira. Acredito que o conselho provavelmente teria recusado o pedido, e é por isso que o retirei”. Gormley não quis comentar o assunto.

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …