Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem ter dividido profundamente a opinião pública na cidade litorânea de Aldeburgh, em Suffolk. Caroline Wiseman, uma negociante de arte local, comprou as peças – intituladas Oval, Peg, Penis and Snowman – que foram desenhadas por Gormley em 2001 para um projeto de regeneração em Peckham, sul de Londres. Colocando os objetos na praia perto de seu estúdio, a colecionadora queria que a instalação fosse um “benefício cultural” para a cidade. Essas aspirações foram frustradas, no entanto, já que a negociante não obteve permissão para exibir as peças, que, segundo um representante de Gormley, foram projetadas para ficar em pé em vez de horizontalmente.

As obras devem ser retiradas em breve, mas o assunto continua a ser fonte de discussões. “Colocar o trabalho de Antony Gormley em uma praia pública que não esteja na forma que ele pretendia é ofensivo”, disse Helen Napper, que mora em Aldeburgh há quase 30 anos. “Não é uma boa ideia quando alguém decide autonomamente o que a cidade precisa sem consulta pública. Uma obra pública deve ter um consenso mais amplo”. Napper estava entre aqueles que se opuseram às esculturas que permaneciam no local. Os oponentes levantaram preocupações sobre a manutenção das obras de arte e questões de acessibilidade. No entanto, muitas pessoas expressaram apoio às obras. Uma moradora local, que se identificou como De Gard, 54, disse: “Achei que as esculturas eram ambíguas. Era aqui que toda a diversão acontecia, porque as pessoas diziam coisas como ‘são brinquedos sexuais? Selos? Bombas?’ Foi divertido. Havia também um propósito educacional, pois eles adicionavam uma curiosidade ao atuar como um ponto de discussão em torno da arte, da paisagem e do meio ambiente”.

As obras não são as primeiras da cidade a causar polarização. Em 2003, uma obra de arte em aço de 12 pés de altura foi revelada na extremidade norte da praia como uma homenagem ao compositor Benjamin Britten, que escreveu uma de suas óperas mais famosas, Peter Grimes, sobre a vida de um pescador fictício local. Criada pelo artista Suffolk Maggi Hambling, a obra, conhecida como Vieira, foi criticada pelos amantes daquele trecho de litoral. Fazendo comparações entre as duas obras públicas, Caroline Gay Way, membro do Arts Club Aldeburgh Beach junto com Wiseman, disse: “Quando uma escultura é colocada em algum lugar inesperado, algumas pessoas podem dizer que a obra estraga a paisagem. Mas, ao mesmo tempo, a obra de arte atrai as pessoas para uma visita porque é um ponto de discussão”.

Wiseman, respondendo às críticas sobre a alegada falta de consulta pública, acrescentou: “Acho que não precisava de permissão de planejamento para ter as estruturas de qualquer maneira. Acredito que o conselho provavelmente teria recusado o pedido, e é por isso que o retirei”. Gormley não quis comentar o assunto.

FONTE: The Guardian

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …