Obra triturada de Banksy é vendida por US$ 25,4 milhões

Qual obra de arte se torna muito mais valiosa depois de ser danificada pelo artista – cuja identidade, por acaso, é desconhecida? Este enigma tem apenas uma resposta: Love is in the Bin (2018), de Banksy, que foi vendida em Londres por £ 18,6 milhões ($ 25,4 milhões), estabelecendo um novo recorde para o artista de rua anônimo.

Quase três anos atrás, o trabalho virou sensação global na mesma sala de vendas. Momentos depois do trabalho original, Girl With Balloon, ser vendido por um recorde de £ 1 milhão ($ 1,4 milhão), ele prontamente se autodestruiu ao ativar um triturador escondido dentro da moldura, cortando a metade inferior da imagem. Banksy assumiu a ação logo depois e lançou um vídeo viral revelando que a obra deveria se fragmentar inteiramente, mas o mecanismo não funcionou bem durante a venda. Ele emitiu um novo certificado de autenticidade e deu-lhe um novo nome: Love is in the bin.

Esta semana, a compradora anônima da obra, que se dizia ser uma mulher europeia, colocou-a de volta no mercado da Sotheby’s, onde deveria render entre £ 4 milhões e £ 6 milhões ($ 5,5 milhões e $ 8,2 milhões). Acabou vendendo por muito mais do que isso – três vezes a estimativa mais alta e 18 vezes o que ela pagou três anos atrás. Nove pessoas disputaram o trabalho por mais de 10 minutos, de acordo com a Sotheby’s. O licitante vencedor foi um colecionador na Ásia, disse a casa de leilões.

A Sotheby’s enfeitou a bandeira em frente ao seu QG em Londres em homenagem a Banksy. Foto cortesia de Sotheby’s © Bizzy Arnott

O mercado de leilões de Banksy explodiu no ano passado. Seus três principais preços de leilão foram definidos em 2021. Nos primeiros sete meses do ano, seu trabalho gerou $ 125,5 milhões, tornando-o o quinto artista mais vendido de acordo com o banco de dados de preços Artnet. Notavelmente, esse total é quase tanto quanto seu trabalho gerou em leilão em todos os anos anteriores combinados.

O sucesso de mercado de Banksy foi impulsionado por um aumento dramático no volume de suas obras em leilão (quase 320% nos últimos cinco anos), bem como um aumento no valor de seu trabalho (seu preço médio cresceu 675% desde 2016).

Banksy tem um mercado secundário robusto para suas gravuras, bem como para suas pinturas mais difíceis de encontrar.

Love Is in the Bin é indiscutivelmente o trabalho mais famoso de Banksy (e definitivamente seu trabalho mais famoso não preso a uma parede). Durante a agora lendária venda em 2018, a imagem começou a deslizar por um triturador embutido secretamente na parte inferior da moldura segundos depois que o martelo desceu. Embora houvesse intensa especulação de que a Sotheby’s estava envolvida na pegadinha – particularmente porque o trabalho era o lote final da venda, agindo como uma espécie de culminação do evento – tanto o artista quanto a casa de leilões insistem que a Sotheby’s não sabia de nada.

De acordo com o Wall Street Journal, a Sotheby’s fez um grande esforço antes desta venda para se certificar de que Banksy não estava planejando nenhuma pegadinha adicional. Eles pesaram a tela emoldurada para se certificar de que não havia componentes ocultos e verificaram se as baterias haviam sido removidas do triturador.

Compartilhar:
Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …

Notícias - 26/11/2021

Veja resenha de nova biografia de Magritte, um homem de mistério

Ao contrário de seus contemporâneos surrealistas, René Magritte tendia a manter Freud à distância de sua obra – embora poucos artistas ofereçam …

Notícias - 26/11/2021

A 'amizade íntima' de Basquiat e Warhol é explorada em drama

A exposição prometia ser de tirar o fôlego, com os dois artistas usando luvas de boxe no pôster. Mas a ansiosamente …

Notícias - 26/11/2021

Imagem da semana: Um espírito emerge de um depósito de lixo no Senegal

Outside Dakar, capital do Senegal, é um depósito de lixo com seu próprio nome: Mbeubeuss. O terreno onde fica situado foi …

Notícias - 26/11/2021

A moda esquisita de Helmut Newton - em imagens

As sessões inusitadas do fotógrafo para revistas como Vogue e Vanity Fair tiveram uma influência duradoura nas artes visuais – …

Notícias - 18/11/2021

Frida Kahlo bate recorde em leilão da Sotheby's

Três lágrimas escorrem pelo rosto de Kahlo, seu cabelo solto sobre os ombros, enquanto a imagem de seu marido, o …

Notícias - 18/11/2021

artistas se unem em projeto pela descriminalização do aborto

“Eu acho que a arte sintetiza uma maneira de falar as coisas que atinge o coração das pessoas de um …

Notícias - 17/11/2021

Revelado o comprador do Giacometti de US$ 78,4 milhões

O chinês Justin Sun, de 31 anos, bilionário em tecnologia e fundador da plataforma de criptomoeda TRON, anunciou-se como o …

Notícias - 17/11/2021

Casa Fiat de Cultura abre seleção para a Piccola Galleria

A Casa Fiat de Cultura está com inscrições abertas para o 5º Programa de Seleção da Piccola Galleria. Artistas brasileiros …

Notícias - 17/11/2021

Artistas cubanos boicotam a Bienal de Havana

Antes da abertura da Bienal de Havana deste ano, artistas e ativistas cubanos estão fazendo um apelo veemente ao boicote …

Notícias - 12/11/2021

4ª Bienal recebe Maria Gadú e BNegão em ativação de obra

Um dos destaques da programação pública da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto são as …

Notícias - 12/11/2021

Galerias brasileiras marcam presença na Artissima XYZ e na Paris Photo

Os eventos de arte continuam em alta pelo mundo e a participação de galerias brasileiras nesse circuito internacional artístico ganha …