A escultura estava perdida há mais de 100 anos
A obra de Camille Claudel foi descoberta em um apartamento abandonado em Paris e agora está sendo leiloada. A descoberta espetacular promete lucros recordes.
A escultura pertence ao lendário grupo de obras A Idade Madura, que Claudel criou no final do século XIX, após sua dolorosa separação de Auguste Rodin.
A obra de bronze foi descoberta por acaso durante um inventário de herança feito pelo leiloeiro Matthieu Semont em um apartamento em Paris que estava trancado há cerca de 15 anos. Ele disse à mídia francesa que descobriu a obra debaixo de um pano no apartamento empoeirado. A escultura estava desaparecida há mais de 100 anos e ninguém sabia onde ela estava, disse o leiloeiro à estação de rádio France Bleu.
A obra, estimada entre 1,5 e 2 milhões de euros, será leiloada no domingo (16 de fevereiro) em Orléans, na região Centro-Vale do Loire. As expectativas são altas: muitos colecionadores particulares e grandes museus expressaram seu interesse.
Até agora, apenas três exemplares desse bronze eram conhecidos no mundo, um nos Museus Orsay e Rodin, em Paris, e outro no Museu Camille Claudel.