O museu de arte Kimbell, no Texas, EUA, exibirá a célebre A Flagelação de Cristo de Caravaggio como convidado de honra na próxima exposição Carne e Sangue: Obras-primas italianas do Museu Capodimonte. Profundamente chocante, mas gentilmente comovente, A Flagelação de Cristo foi pintada por Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio (1571-1610), para uma capela particular de Nápoles em 1607, e por quase cinquenta anos está em exibição no Museu e Real da cidade Bosco di Capodimonte. A obra está entre as pinturas mais maduras de Caravaggio, combinando seu tenebrismo característico, solidez escultural, detalhes realistas e beleza física. A cena contrasta com a violência desencadeada dos perseguidores e com a resignação pacífica do Cristo sofredor.
“Somos imensamente gratos ao Museu e Real Bosco di Capodimonte, uma das coleções mais espetaculares da Itália, e ao Fondo Edifici di Culto del Ministero degli Interni (a Fundação para Edifícios Religiosos) por este empréstimo sem precedentes de Caravaggio em nossa exposição especial”, comentou Eric M. Lee, diretor do Kimbell Art Museum. “A Flagelação de Cristo é uma das maiores realizações artísticas de Caravaggio e um auge da pintura religiosa. Estamos emocionados que, entre 1º de março e 14 de junho, os visitantes de Kimbell tenham a rara oportunidade de ver duas pinturas distintamente diferentes do mestre italiano – esta obra-prima de 1607 na exposição especial e a outra de 1595 em nossa coleção permanente”.
Em sua flagelação, concebida como um retábulo sagrado, Caravaggio descreve um momento humano emocional e tenso de brutalidade iminente. Ao colocar Cristo em um raio de luz brilhante, Caravaggio concentra a composição na expressão e na postura dolorosa de Cristo. A oposição entre a perfeição anatômica do corpo de Cristo, banhada pela luz, e a raiva e a feiúra dos homens sombrios que o torturam envolvem a sensibilidade do espectador na condenação empática de tal crueldade. Nesta e em outras obras, Caravaggio inaugurou o novo estilo barroco de pintura, retirando figuras e detalhes desnecessários – populares na pintura renascentista – e concentrando-se no sentimento humano. A Flagelação de Cristo apresenta apenas quatro figuras e uma única coluna: sua simplicidade concentra seu poder emocional.
A família de Franchis encomendou A Flagelação de Cristo como um retábulo de sua capela na Igreja de San Domenico Maggiore, em Nápoles (propriedade do Fondo Edifici di Culto del Ministero degli Interni), onde ficou em exibição por mais de 300 anos. Nápoles era um paraíso para artistas e clientes europeus na Itália do século XVII. Caravaggio, uma figura controversa, havia fugido de Roma como um fora da lei depois de matar um rival. Protegido pela poderosa família Colonna, ele viveu e trabalhou em Nápoles em duas ocasiões distintas em sua curta vida e aperfeiçoou ali sua técnica de chiaroscuro – literalmente o domínio da “luz e sombra”. Caravaggio foi influente em toda a Europa, mas as obras que ele produziu na cidade cosmopolita de Nápoles serviram para espalhar sua fama,
“Não há outro artista como Caravaggio”, disse Guillaume Kientz, curador de arte européia do Kimbell. “Suas pinturas estão entre as mais ambiciosas e, ao mesmo tempo, a mais acessível de todas as realizações artísticas, falando diretamente aos olhos e corações dos telespectadores. Seu trabalho inspirou gerações de artistas em toda a Europa, e sua influência ainda hoje é sentida. A razão disso, suponho, é sua profunda compreensão da realidade da alma e do corpo humano: ele consegue transformar o martírio religioso em um drama humano e dar ao drama humano uma dimensão e dignidade divinas, para que os espectadores possam identificar com as figuras de sua composição em seus sofrimentos e em sua graça. Ele toca tanto a parte humana quanto a divina em nós”.
CARNE E SANGUE:
A exibição especial de tirar o fôlego Carne e Sangue apresenta 40 obras do Museu Real Bosco di Capodimonte, em Nápoles, uma das coleções de arte mais importantes da Itália. Esta monumental reunião de pinturas é uma jornada pelas principais realizações artísticas da Renascença Italiana e da pintura barroca – apresentando histórias cativantes, do martírio cristão à paixão mitológica, da intimidade da devoção privada à grandiosidade do retrato do estado. A exposição inclui pinturas de alguns dos maiores artistas dos séculos XVI e XVII, incluindo Ticiano, Caravaggio, Rafael, Parmigianino, El Greco, Annibale Carracci, Artemisia Gentileschi, Guido Reni, Jusepe de Ribera e Luca Giordano. Suas pinturas magistrais podem ser imponentes ou íntimas, violentas ou delicadas, extravagantes ou humildes, trágicas ou até sedutoras.