Obra-prima de Bruegel é encontrada dividida em duas

A obra não se parecia muito com o trabalho de um velho mestre: um painel sujo quebrado limpo em dois, com muito de seu assunto sobre-pintada ou obscurecida.

Mas a presença de algumas vacas – especificamente, as extremidades traseiras – era uma pista da ilustre história da pintura.

A obra havia definhado por décadas em uma gaveta no Museu de Birmingham e atribuída a um artista anônimo, quando foi vista pelo Dr. Bendor Grosvenor, historiador de arte e apresentador da série britânica Lost Masterpieces da série da BBC.

Inspecionando o plano de pintura do programa, ele disse: “Estou atraído pelas vacas, principalmente pelas extremidades traseiras delas. Agora, se há um artista em particular que amou o fundo de uma vaca, é Bruegel, o Velho.”

O Dr. Grosvenor decidiu provar que a paisagem era obra do artista flamengo. A análise científica datou a madeira em que foi pintada até o final do século XVI.

O verdadeiro avanço ocorreu quando Simon Gillespie, especialista em restauração, começou a limpá-lo e a remover as camadas de tinta.

Ele descobriu que era uma cena rural detalhada de moradores colhendo maçãs para fazer cidra. As figuras de pessoas e animais eram impressionantes em seu brilho e se destacavam do resto da tela.

“Parecia muito ruim quando chegou, em duas sacolas”, disse Gillespie, que o descreveu como um dos trabalhos mais gratificantes de sua carreira.

“Mas no canto havia uma figura minúscula e detalhada e pensei: olá, isso é de boa qualidade. Grande parte foi pintada em excesso, provavelmente por alguém que pensou em pintar a fenda entre os dois painéis.

“Isso acontece com frequência, mas é bastante audacioso pensar que você poderia fazer um trabalho melhor do que Bruegel.”

O trabalho restaurado foi apresentado a Andrew Fletcher, chefe do departamento de Velhos Mestres da Sotheby’s. Ele concluiu que a tese do Dr. Grosvenor sobre Bruegel, o Velho, estava errada – mas não muito longe.

Fletcher disse acreditar que as figuras eram do estúdio de Bruegel, o Velho, mas provavelmente o trabalho do filho do artista, Bruegel, o Jovem. O fundo foi pintado por Joos de Momper, outro artista flamengo notável que colaborou regularmente com Bruegel.

A pintura será revelada publicamente no Museu de Birmingham.

Grosvenor descreveu a imagem “tristemente maltratada” como o projeto de restauração mais desafiador em que ele já havia trabalhado. “Nunca tivemos nada tão emocionante como este”, disse ele sobre a nova atribuição.

Ele acrescentou que “o teste definitivo para Bruegel é o final de uma vaca e disse: “ Devo confessar que estou um pouco decepcionado por Bruegel, o Velho [mas] já percorreu um longo caminho de duas tábuas em uma gaveta em Birmingham.”

Fletcher disse que estava encantado com a descoberta, dizendo ao programa: “É tão adorável ter trazido uma pintura como esta, por dois dos principais pintores de Flandres, de volta à luz”.

A pintura foi originalmente construída a partir de dois painéis de carvalho reunidos, o que era prática comum para as pinturas flamengas da época. Em algum momento, o trabalho de reparo foi tentado, mas não teve êxito.

O trabalho de Gillespie levou quatro meses e incluiu colagem em cavilhas novas para encaixar os painéis novamente. “Tivemos sorte porque os painéis eram feitos de tábuas de carvalho fabulosamente de boa qualidade”, disse ele.

Compartilhar:
Notícias - 28/10/2020

Em fotografia: como a pandemia ressignificou o cotidiano

Por Milena Buarque Lopes Bandeira (Itáu Cultural)
Com o mundo em suspensão, olhares vacilantes e temerosos voltaram-se para dentro. O silêncio …

Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …