Obra-prima de Bruegel é encontrada dividida em duas

A obra não se parecia muito com o trabalho de um velho mestre: um painel sujo quebrado limpo em dois, com muito de seu assunto sobre-pintada ou obscurecida.

Mas a presença de algumas vacas – especificamente, as extremidades traseiras – era uma pista da ilustre história da pintura.

A obra havia definhado por décadas em uma gaveta no Museu de Birmingham e atribuída a um artista anônimo, quando foi vista pelo Dr. Bendor Grosvenor, historiador de arte e apresentador da série britânica Lost Masterpieces da série da BBC.

Inspecionando o plano de pintura do programa, ele disse: “Estou atraído pelas vacas, principalmente pelas extremidades traseiras delas. Agora, se há um artista em particular que amou o fundo de uma vaca, é Bruegel, o Velho.”

O Dr. Grosvenor decidiu provar que a paisagem era obra do artista flamengo. A análise científica datou a madeira em que foi pintada até o final do século XVI.

O verdadeiro avanço ocorreu quando Simon Gillespie, especialista em restauração, começou a limpá-lo e a remover as camadas de tinta.

Ele descobriu que era uma cena rural detalhada de moradores colhendo maçãs para fazer cidra. As figuras de pessoas e animais eram impressionantes em seu brilho e se destacavam do resto da tela.

“Parecia muito ruim quando chegou, em duas sacolas”, disse Gillespie, que o descreveu como um dos trabalhos mais gratificantes de sua carreira.

“Mas no canto havia uma figura minúscula e detalhada e pensei: olá, isso é de boa qualidade. Grande parte foi pintada em excesso, provavelmente por alguém que pensou em pintar a fenda entre os dois painéis.

“Isso acontece com frequência, mas é bastante audacioso pensar que você poderia fazer um trabalho melhor do que Bruegel.”

O trabalho restaurado foi apresentado a Andrew Fletcher, chefe do departamento de Velhos Mestres da Sotheby’s. Ele concluiu que a tese do Dr. Grosvenor sobre Bruegel, o Velho, estava errada – mas não muito longe.

Fletcher disse acreditar que as figuras eram do estúdio de Bruegel, o Velho, mas provavelmente o trabalho do filho do artista, Bruegel, o Jovem. O fundo foi pintado por Joos de Momper, outro artista flamengo notável que colaborou regularmente com Bruegel.

A pintura será revelada publicamente no Museu de Birmingham.

Grosvenor descreveu a imagem “tristemente maltratada” como o projeto de restauração mais desafiador em que ele já havia trabalhado. “Nunca tivemos nada tão emocionante como este”, disse ele sobre a nova atribuição.

Ele acrescentou que “o teste definitivo para Bruegel é o final de uma vaca e disse: “ Devo confessar que estou um pouco decepcionado por Bruegel, o Velho [mas] já percorreu um longo caminho de duas tábuas em uma gaveta em Birmingham.”

Fletcher disse que estava encantado com a descoberta, dizendo ao programa: “É tão adorável ter trazido uma pintura como esta, por dois dos principais pintores de Flandres, de volta à luz”.

A pintura foi originalmente construída a partir de dois painéis de carvalho reunidos, o que era prática comum para as pinturas flamengas da época. Em algum momento, o trabalho de reparo foi tentado, mas não teve êxito.

O trabalho de Gillespie levou quatro meses e incluiu colagem em cavilhas novas para encaixar os painéis novamente. “Tivemos sorte porque os painéis eram feitos de tábuas de carvalho fabulosamente de boa qualidade”, disse ele.

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …