Mais uma obra icônica de Jean-Michel Basquiat está prestes a ir a leilão. “Sabado por la Noche (Saturday Night)”, uma pintura vibrante em tons de rosa-choque e bordô, será a peça de destaque no leilão noturno de Arte dos Séculos 20 e 21 da Christie’s Hong Kong. O evento, marcado para o dia 28 de março, acontecerá pela primeira vez na mesma semana da Art Basel Hong Kong. Criada em 1984, a obra mede aproximadamente 2 x 2,3 metros e tem valor estimado entre 13 e 16 milhões do dólares.
A pintura pertence a um período em que Basquiat trabalhava de perto com Andy Warhol, resultando em mais de 150 obras produzidas naquele ano. Segundo a Christie’s, “Sabado por la Noche” é um “marco imersivo” dentro do repertório do artista, destacando-se pela fusão característica de texto, iconografia e figuras humanas. A peça foi criada em um momento crucial da carreira de Basquiat, quando sua primeira exposição individual em museus, Jean-Michel Basquiat: Paintings 1981–1984, viajou por instituições renomadas como o Institute of Contemporary Arts, em Londres, e o Museum Boijmans Van Beuningen, em Roterdã.
Ada Tsui, diretora da Christie’s Ásia-Pacífico, destacou a relevância da peça: “É um privilégio apresentar ‘Sabado por la Noche’, uma obra-prima icônica que ressoa com a inconfundível linguagem visual de Basquiat.” Tsui também reforçou que a casa de leilões tem investido no mercado asiático para o artista desde 2021, quando vendeu a obra Warrior (1982) por 41,8 milhões de dólares, estabelecendo um recorde. Antes do leilão, a pintura estará em exibição pública na Christie’s Hong Kong entre 25 e 27 de março.