O Realismo Mágico em exposição do Georgia Museum of Art

Brian Connelly, A Night Garden, 1955

Há muito obscurecido pela ascensão do expressionismo abstrato na década de 1950, o realismo mágico está em alta novamente. O Georgia Museum of Art, da University of Georgia, apresenta a exposição “Extra Ordinary: Magic, Mystery and Imagination in American Realism” até  dia 13 de junho, buscando reexaminar como é definido o realismo mágico e expandir o cânone dos artistas que trabalharam nesta categoria.

O termo “realismo mágico” foi popularizado em 1943 durante a exposição “American Realists and Magic Realists” no Museu de Arte Moderna (MoMA), organizada pela curadora Dorothy C. Miller com assistência do diretor do museu Alfred H. Barr Jr e o empresário Lincoln Kirstein. A exposição do Georgia Museum of Art inclui obras originalmente apresentadas na mostra do MoMA, como pinturas de Ivan Albright, Paul Cadmus, Z. Vanessa Helder e Patsy Santo, bem como outros objetos de muitos dos artistas apresentados.

O realismo mágico é freqüentemente comparado ao surrealismo, mas enquanto o surrealismo se concentra na vida da mente, o realismo mágico é baseado no mundo real, mostrando elementos fantásticos como parte da vida cotidiana. O clima destas obras é frequentemente assustador e estranho. Os componentes místicos aumentam seu mistério e convidam os espectadores a olhar mais de perto. Os realistas mágicos se inspiraram no movimento alemão conhecido como Nova Objetividade e também adaptaram aspectos do surrealismo europeu para uma linguagem visual americana.

Colleen Browning , Mother and Child, Ibiza, Spain, 1951

Jeffrey Richmond-Moll, curador de arte americana do museu, organizou a exposição. Ele disse: “O realismo mágico estava muito enraizado na vida comum e comentava muito diretamente sobre a experiência cotidiana das pessoas nos Estados Unidos – desde a vida em tempo de guerra e suas consequências a questões sociais importantes, como raça e direitos civis ou direitos dos trabalhadores, a questões ambientais urgentes da época ”.

A mostra assume o desafio de definir o realismo mágico e organizar um grupo diversificado de artistas em um estilo que pode ser desconhecido para o público americano e muitas vezes esquecido. A exposição também enfatiza, nas palavras do crítico Clement Greenberg, “o extremo ecletismo agora prevalecente” no mundo da arte americana em meados do século XX. Ao fazer isso, ele destaca uma constelação mais ampla de artistas – incluindo mulheres, como Gertrude Abercrombie e Honoré Sharrer, artistas negros como Eldzier Cortor e Hughie Lee-Smith e outros artistas de regiões distantes, como Everett Spruce e Patrick Sullivan – que também se voltou para o misterioso, sobrenatural e hiperreal para examinar as principais questões sociais da época. Esses artistas abraçaram a magia ou a fantasia não como um meio de escapar da realidade cotidiana, mas como uma forma de se envolver mais diretamente com ela.

Robert Vickrey, The Coils, 1950

Fonte: ArtfixDaily

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …