O que a Vênus de Milo e outras obras-primas do Louvre cheiram?

Jean Auguste Dominique Ingres, escola francesa. La Grande Odalisque . Foto por: Photo12 / Universal Images Group via Getty Images)

O Louvre está trabalhando com os melhores perfumistas para fazer aromas inspirados em suas obras-primas.

O museu francês juntou-se a uma prestigiada companhia de perfumes parisienses para criar fragrâncias inspiradas em oito de suas mais famosas obras de arte. Eles variam de Vênus de Milo a uma odalisca de banho de Ingres.

Pouco depois de estrear sua parceria com o Airbnb na primavera, que incluiu uma competição para passar uma noite romântica no museu, o museu mais visitado do mundo surgiu com outra colaboração criativa que busca encontrar novas maneiras de atrair o público para suas salas.

Ramdane Touhami e Victoire de Taillac, que co-criaram a empresa francesa de perfumes Officine Universelle Buly há cinco anos, aproveitaram a oportunidade para gerenciar o projeto assim que receberam a ligação do Louvre. A dupla escolheu oito perfumistas para a tarefa altamente especializada. Cada um recebeu carta branca, sem limites em termos de custo ou perfumes. Eles também escolheram seus próprios trabalhos na coleção do Louvre.

Então, se você já se perguntou como cheiraria a Vitória Alada de Samotrácia do Louvre, em breve você poderá descobrir o que pelo menos um especialista em fragrâncias pensa. A icônica Nike cheira como delicadas flores tuberosas brancas misturadas com mirra amadeirada. Seu perfume e os outros sete serão lançados no dia 3 de julho.

Os perfumistas selecionaram La Baigneuse e Grande Odalisque, ambos do pintor neoclássico francês Jean-Auguste-Dominique Ingres, bem como Conversation in a Park, de Thomas Gainsborough , The Lock, de Jean-Honoré, e Joseph the Carpenter, pintura religiosa de Georges de La Tour.

Além da estátua alada e Vênus de Milo na coleção de esculturas do Louvre, os perfumistas escolheram Ninfa com Escorpião de Lorenzo Bartolin. Todos os aromas estarão à venda em uma loja perto do Louvre a partir da próxima semana, até janeiro de 2020.

Entre os perfumistas que trabalharam no projeto está Dorothée Piot, da Robertet, uma empresa de perfumes baseada em Grasse. Piot escolheu a pintura de Gainsborough. “Eu queria um trabalho fresco e delicado, uma cena bucólica ao ar livre. Eu amei a franqueza e graça dos personagens. Para desenhar meu perfume, pensei em pétalas de rosas recém-nascidas em um cenário verde ”, disse ela.

Outra especialista em perfumes, Daniela Andrier, diz que La Baigneuse, de Ingres, foi uma escolha óbvia. Andrier explicou: “Com sua pele tenra e leitosa, a água correndo, o linho sobre o qual ela se senta … Eu imediatamente pensei em flor de laranjeira, neroli, lavanda, um acordo bastante modesto evocando os lençóis que secaram ao sol”. Andrier descreve ela mesma como “tradutora” do trabalho de Ingres. “Eu vejo perfumistas como tradutores, capazes de transformar uma cor, luz ou textura em uma nota. Assim, a cortina de veludo verde, à esquerda, evocou para mim o absoluto da lavanda, rico e escuro ”, disse ela.

Compartilhar:
Notícias - 23/10/2020

Olafur Eliasson projeta 'nossas perspectivas glaciais' como um instrumento astronômico

Artista Olafur Eliasson revela sua última obra de arte pública permanente, ‘nossas perspectivas glaciais’, ao longo da geleira hochjochferner do …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Klimt roubada - enterrada por 20 anos - volta a ser exibida em museu italiano

Descoberto pelo jardineiro da galeria Ricci Oddi no ano passado, o Retrato de uma Senhora será a estrela de uma …

Notícias - 23/10/2020

Vândalos atacaram 70 obras de arte em museus de Berlim em plena luz do dia

Um líquido oleoso foi derramado sobre muitas obras no que foi considerado o pior ataque à arte e antiguidades na …

Notícias - 23/10/2020

Guerra declarada entre museu e herdeiros de Piet Mondrian para recuperação de pinturas no valor de US$ 200 milhões

Como parte de um esforço contínuo de anos para recuperar os direitos de propriedade de várias pinturas criadas pelo modernista …

Notícias - 23/10/2020

Pintura de Jacob Lawrence, desaparecida há décadas, foi encontrada de forma inusitada

O painel do renomado artista negro, parte de sua série “Struggle”, foi visto pela última vez em 1960. Mas alguém …

Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …