O que a Vênus de Milo e outras obras-primas do Louvre cheiram?

Jean Auguste Dominique Ingres, escola francesa. La Grande Odalisque . Foto por: Photo12 / Universal Images Group via Getty Images)

O Louvre está trabalhando com os melhores perfumistas para fazer aromas inspirados em suas obras-primas.

O museu francês juntou-se a uma prestigiada companhia de perfumes parisienses para criar fragrâncias inspiradas em oito de suas mais famosas obras de arte. Eles variam de Vênus de Milo a uma odalisca de banho de Ingres.

Pouco depois de estrear sua parceria com o Airbnb na primavera, que incluiu uma competição para passar uma noite romântica no museu, o museu mais visitado do mundo surgiu com outra colaboração criativa que busca encontrar novas maneiras de atrair o público para suas salas.

Ramdane Touhami e Victoire de Taillac, que co-criaram a empresa francesa de perfumes Officine Universelle Buly há cinco anos, aproveitaram a oportunidade para gerenciar o projeto assim que receberam a ligação do Louvre. A dupla escolheu oito perfumistas para a tarefa altamente especializada. Cada um recebeu carta branca, sem limites em termos de custo ou perfumes. Eles também escolheram seus próprios trabalhos na coleção do Louvre.

Então, se você já se perguntou como cheiraria a Vitória Alada de Samotrácia do Louvre, em breve você poderá descobrir o que pelo menos um especialista em fragrâncias pensa. A icônica Nike cheira como delicadas flores tuberosas brancas misturadas com mirra amadeirada. Seu perfume e os outros sete serão lançados no dia 3 de julho.

Os perfumistas selecionaram La Baigneuse e Grande Odalisque, ambos do pintor neoclássico francês Jean-Auguste-Dominique Ingres, bem como Conversation in a Park, de Thomas Gainsborough , The Lock, de Jean-Honoré, e Joseph the Carpenter, pintura religiosa de Georges de La Tour.

Além da estátua alada e Vênus de Milo na coleção de esculturas do Louvre, os perfumistas escolheram Ninfa com Escorpião de Lorenzo Bartolin. Todos os aromas estarão à venda em uma loja perto do Louvre a partir da próxima semana, até janeiro de 2020.

Entre os perfumistas que trabalharam no projeto está Dorothée Piot, da Robertet, uma empresa de perfumes baseada em Grasse. Piot escolheu a pintura de Gainsborough. “Eu queria um trabalho fresco e delicado, uma cena bucólica ao ar livre. Eu amei a franqueza e graça dos personagens. Para desenhar meu perfume, pensei em pétalas de rosas recém-nascidas em um cenário verde ”, disse ela.

Outra especialista em perfumes, Daniela Andrier, diz que La Baigneuse, de Ingres, foi uma escolha óbvia. Andrier explicou: “Com sua pele tenra e leitosa, a água correndo, o linho sobre o qual ela se senta … Eu imediatamente pensei em flor de laranjeira, neroli, lavanda, um acordo bastante modesto evocando os lençóis que secaram ao sol”. Andrier descreve ela mesma como “tradutora” do trabalho de Ingres. “Eu vejo perfumistas como tradutores, capazes de transformar uma cor, luz ou textura em uma nota. Assim, a cortina de veludo verde, à esquerda, evocou para mim o absoluto da lavanda, rico e escuro ”, disse ela.

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …