Museum of London coleta sonhos para novo projeto

Os curadores do Museum of London querem entrar na sua cabeça para um projeto que coleta os “sonhos pandêmicos” das pessoas. Eles estão buscando voluntários para o projeto Guardiões do Sono, que filmará depoimentos de pessoas falando sobre seus sonhos.

A curadora Foteini Aravani disse que teve a ideia de conversar com colegas e amigos que relataram ter tido sonhos mais vívidos durante o confinamento — um fenômeno que mais tarde foi confirmado por pesquisas oficiais. Ela disse: “A vida é um pouco mais maçante no confinamento e há essa justaposição com a vida dos sonhos onde criamos algo mais emocionante.”

Os sonhos serão coletados em gravações de conversas entre voluntários e psicanalistas discutindo-os e seus possíveis significados. Aravani disse: “Colecionar sonhos de londrinos ajuda a esticar a definição de um ‘objeto de museu’ adicionando sonhos como encontros crus e testemunhos pessoais à nossa coleção permanente de Londres pela primeira vez. Como parte da iniciativa Collecting Covid, reuniremos sonhos como histórias orais em primeira pessoa, com o objetivo de proporcionar uma narrativa mais emocional e pessoal deste tempo.”

O museu se uniu ao Museu dos Sonhos (MOD) da Western University, no Canadá, para o projeto, que vai analisar o que os sonhos podem nos dizer sobre saúde mental e lidar com o estresse em momentos de crise. Sharon Sliwinski, do MOD, disse: “Essa parceria se inspira na descrição dos sonhos de Freud como os ‘guardiões do sono’, onde os sonhos são vistos como vigias noturnos ajudando a preservar a integridade de nossa mente. Sonhar é entendido como um processo simbólico que nos ajuda a trabalhar através das lutas que enfrentamos em nossas vidas acordadas. Esta pesquisa tem como objetivo fornecer um recurso para entender melhor a importância da vida dos sonhos como mecanismo de trabalho através de conflitos sociais e como a pandemia afetou a condição humana.”

As entrevistas ocorrerão em fevereiro pelo Zoom e os voluntários devem entrar em contato até 15 de janeiro no info@museumofdreams.org

 

FONTE: Evening Standard

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …