O menino azul: Obra-prima do século 18 é restaurada e revela surpreendente brilho e textura

Uma das obras mais famosas da Biblioteca de Huntington, Museu de Arte e Jardim Botânico, The Blue Boy  (ca. 1770) por Thomas Gainsborough (1727-1788), foi reinstalada na Thornton Portrait Gallery e estará à exposição para os visitantes quando a Huntington Art Gallery tiver permissão para reabrir. A pintura foi originalmente programada para instalação em março de 2020, mas foi adiada devido ao fechamento obrigatório do museu relacionado ao COVID. Agora, quando os visitantes puderem retornar, eles verão uma obra-prima resplandecente após uma extensa iniciativa de 18 meses para analisar, conservar e restaurar a obra. Tons de cor, texturas de pinceladas finas e detalhes matizados da famosa figura de um jovem em um traje de cetim azul, bem como a paisagem em que ele está, são mais uma vez legíveis e mais próximos do que Gainsborough pretendia.

Christina Milton O’Connell, conservadora sênior de pinturas de Mary Ann e John Sturgeon, usa pincéis minúsculos para reconectar as pinceladas de Gainsborough nos vazios de danos passados. Biblioteca, Museu de Arte e Jardim Botânico de Huntington.

“O Blue Boy de Gainsborough inspirou gerações de artistas e acadêmicos e cativou absolutamente a imaginação do público desde que foi exibido pela primeira vez em 1770”, disse a presidente de Huntington, Karen R. Lawrence. “Como administradores desta obra-prima icônica, estamos entusiasmados com os resultados deste projeto de conservação marcante que restaurou o brilho original da pintura e garantiu seu bem-estar por muitos anos. Agora podemos ver a paleta vívida e a composição ousada com muito mais clareza do que nas décadas anteriores, e mal podemos esperar para compartilhar a pintura com nossos visitantes novamente, uma vez que seja seguro fazê-lo.”

Com grande parte do processo de conservação realizado à vista do público durante a exposição “Project Blue Boy” de The Huntington (22 de setembro de 2018 – 30 de setembro de 2019), o grande empreendimento envolveu coleta e análise de dados de alta tecnologia, bem como muito mais do que 500 horas de trabalho especializado de conservação para remover tinta e verniz antigos, reparar e recolocar o revestimento e outros materiais estruturais e pintar áreas perdidas como resultado de descamação e abrasão.

Christina O’Connell, conservadora sênior de pinturas de The Huntington’s Mary Ann e John Sturgeon e líder do projeto, removeu várias camadas irregulares de sujeira e verniz descolorido com pequenos cotonetes para revelar os azuis brilhantes originais de Gainsborough e outros pigmentos. Então, com pincéis minúsculos, ela reconectou as pinceladas do artista nos vazios de danos anteriores como parte do processo de pintura. Enquanto O’Connell trabalhava na pintura, ela ficou intimamente ciente de cada pincelada de Gainsborough. “Tem sido uma experiência profissional incrivelmente profunda”, disse ela. “O trabalho de conservação é muito mais um processo de descoberta. Eu não só tive uma visão da pintura em nível microscópico, mas também fui capaz de observar cada traço como as verdadeiras cores de Gainsborough ‘

Durante o processo, O’Connell descobriu que embora Gainsborough pintasse The Blue Boy em uma tela reciclada (como revelado em raios-X anteriores), ele fez uso considerável de uma rede complexa de camadas de tinta e pigmentos para criar uma pintura que realmente exibia suas habilidades.

The Blue Boy (ca. 1770) de Thomas Gainsborough (1727-1788). Foto pós-conservação. Foto: Christina Milton O’Connell. Biblioteca, Museu de Arte e Jardim Botânico de Huntington.

“Temos que lembrar que esta pintura não foi encomendada, mas sim produzida por Gainsborough com o propósito expresso de exibir suas proezas na exposição da Royal Academy de 1770 – onde seria vista ao lado das obras de seus rivais”, disse Melinda McCurdy, curadora associada de The Huntington para a arte britânica e co-curadora do “Project Blue Boy”. “Gainsborough pretendia que chamasse a atenção, e o trabalho de conservação revelou a incrível habilidade técnica que ele trouxe para esta obra-prima.”

Comparação lado a lado de The Blue Boy, de Thomas Gainsborough. Pré-conservação (esquerda), pós-conservação (direita). Foto: Christina Milton O’Connell. Biblioteca, Museu de Arte e Jardim Botânico de Huntington.

Outras descobertas feitas ao longo do projeto, que foi apoiado por uma bolsa do Bank of America como parte de seu Projeto de Conservação de Arte global, incluem uma relativa ao forro da pintura. Após observação e análise, os conservadores determinaram que o adesivo de revestimento para The Blue Boy correspondia a uma receita histórica para uma pasta feita de farinha de centeio e cerveja. O’Connell contou com a ajuda de um historiador de alimentos para recriar a pasta com ingredientes modernos para construir uma maquete a fim de observar como os materiais para o forro se comportavam.

Compartilhar:
Notícias - 17/04/2024

MARGS celebra a aquisição de obras de arte do artista guarani José Verá

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS …

Notícias - 16/04/2024

Homenageada com o Leão de Ouro, Anna Maria Maiolino apresenta projeto site-specific na Bienal de Veneza

Homenageada com o Leão de Ouro pela Carreira, Anna Maria Maiolino apresenta um projeto site-specific de grande escala no galpão …

Notícias - 16/04/2024

Museu revisita a primeira exposição impressionista com tecnologia digital depois de 150 anos

A história do nascimento do Impressionismo tem sido contada com tanta frequência que é mais um mito do que um …

Notícias - 16/04/2024

AMARELLO apresenta o curta-metragem 'DESÁGUE’, dirigido por Pedro Perdigão

A AMARELLO, em sua contínua prática em desvendar narrativas brasileiras, anuncia o lançamento do seu mais recente curta-metragem, ‘DESÁGUE’, dirigido …

Notícias - 16/04/2024

Você vai se impressionar com estes novos afrescos descobertos em Pompeia

Arqueólogos em Pompéia descobriram afrescos excepcionalmente preservados retratando temas lendários do mito da Guerra de Tróia em um salão de …

Notícias - 16/04/2024

Depois de funcionário ser demitido por expor sua própria obra, galeria convida público para pendurar suas telas na parede

Uma galeria em Edimburgo convidou o público a pendurar suas obras de arte nas paredes.

A Edinburgh Printmakers, com sede em …

Notícias - 12/04/2024

Christie's retira vasos gregos de leilão por ligações com revendedor condenado

A Christie’s retirou quatro vasos gregos antigos de um leilão depois que um importante arqueólogo descobriu que eles estavam ligados …

Notícias - 12/04/2024

Filho de Madonna está se lançando como pintor, veja suas obras

Madonna está dominando as manchetes por conta de sua turnê de shows, que inclui o Brasil. No entanto, o primeiro …

Notícias - 12/04/2024

Salão Nacional de Arte Fotográfica convida artistas de todo o Brasil

O 11º Salão Nacional de Arte Fotográfica, promovido pelo Fotoclube ABCclick, já conta com a participação de mais de 200 …

Notícias - 12/04/2024

Artistas marcam ato contra o fechamento das Oficinas Culturais em São Paulo

Recentemente, o setor cultural do estado de São Paulo foi surpreendido pela notícia da extinção do programa Oficinas Culturais pela …

Notícias - 12/04/2024

Famosa imagem Man Ray é vendida em leilão Descubra o valor.

Há dois anos, Le Violon d’Ingres (1924), de Man Ray, mostrando as costas de uma mulher nua com dois buracos …

Notícias - 11/04/2024

Veja imagens de rocha que pode ser a primeira obra de arte em formato de animal

Uma equipe de pesquisadores levanta a hipótese de que uma rocha em forma de pipa encontrada na costa da África …