O Grito de Munch está desaparecendo por causa da respiração dos visitantes, segundo estudo

Edvard Munch, O Grito, 1910. CORTESIA WIKIMEDIA COMMONS

O que tem causado o desaparecimento das cores da famosa pintura de 1910 de Edvard MunchO Grito? O departamento de conservação do Museu Munch, em Oslo, há muito tempo se perguntava isso e agora os cientistas têm sua resposta.

Um consórcio internacional de cientistas, trabalhando em colaboração com o museu e liderado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, publicou um artigo na revista Science Advances que afirma que a principal causa do desbotamento é a tinta de baixa qualidade e sulfeto de cádmio usada por Munch durante o a criação da pintura em 1910. (A pintura do Museu Munch é uma das quatro versões da imagem icônica.) O pigmento que ele usou é vulnerável à umidade, sugere o estudo, e até a umidade de baixo nível produzida pela respiração humana é suficiente para deteriorar a cor.

“Descobriu-se que, em vez de usar sulfeto de cádmio puro como deveria, aparentemente ele também usou uma versão suja, uma versão não muito limpa que continha cloretos”, Koen Janssens, professor da Universidade de Antuérpia que trabalhou no estudo, disse ao jornal The Guardian. “Não acho que foi um uso intencional – acho que ele tinha acabado de comprar um nível não muito alto de tinta. Isso foi em 1910 e, naquela época, a indústria química que produzia os pigmentos químicos estava lá, mas isso não significa que eles tinham o controle de qualidade de hoje.”

Os pigmentos amarelos usados ​​por Munch para criar o intenso pôr-do-sol rodopiante, o lago e a figura icônica e angustiada das telas estão descamando e desaparecendo há anos, de acordo com o estudo. Mais danos ocorreram quando a pintura foi roubada da galeria em 2004, juntamente com uma versão de sua  Madonna. Ambos foram recuperados em 2006, e a versão 1910 de O Grito desde então tem sido mantida em grande parte fora de exposição, em uma unidade de armazenamento de luz e com temperatura controlada.

Durante o estudo, os especialistas iluminaram a tela com luz UV para determinar onde a tinta havia se degradado. A exposição à luz logo demonstrou ter pouco efeito na pintura em comparação à umidade.

O Museu Munch deve reabrir em breve em um novo local perto da ópera de Oslo, e agora os curadores serão encarregados de determinar como a pintura pode ser vista com segurança pelo público. A tão esperada mudança foi adiada para o outono de 2020, depois que o sistema de controle climático interno das galerias falhou.

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