O que tem causado o desaparecimento das cores da famosa pintura de 1910 de Edvard Munch, O Grito? O departamento de conservação do Museu Munch, em Oslo, há muito tempo se perguntava isso e agora os cientistas têm sua resposta.
Um consórcio internacional de cientistas, trabalhando em colaboração com o museu e liderado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, publicou um artigo na revista Science Advances que afirma que a principal causa do desbotamento é a tinta de baixa qualidade e sulfeto de cádmio usada por Munch durante o a criação da pintura em 1910. (A pintura do Museu Munch é uma das quatro versões da imagem icônica.) O pigmento que ele usou é vulnerável à umidade, sugere o estudo, e até a umidade de baixo nível produzida pela respiração humana é suficiente para deteriorar a cor.
Os pigmentos amarelos usados por Munch para criar o intenso pôr-do-sol rodopiante, o lago e a figura icônica e angustiada das telas estão descamando e desaparecendo há anos, de acordo com o estudo. Mais danos ocorreram quando a pintura foi roubada da galeria em 2004, juntamente com uma versão de sua Madonna. Ambos foram recuperados em 2006, e a versão 1910 de O Grito desde então tem sido mantida em grande parte fora de exposição, em uma unidade de armazenamento de luz e com temperatura controlada.
Durante o estudo, os especialistas iluminaram a tela com luz UV para determinar onde a tinta havia se degradado. A exposição à luz logo demonstrou ter pouco efeito na pintura em comparação à umidade.
O Museu Munch deve reabrir em breve em um novo local perto da ópera de Oslo, e agora os curadores serão encarregados de determinar como a pintura pode ser vista com segurança pelo público. A tão esperada mudança foi adiada para o outono de 2020, depois que o sistema de controle climático interno das galerias falhou.