Por Matthew Anderson
Marina Abramovic fez alguns feitos loucos. Em uma carreira de décadas, a artista sérvia de 73 anos já andou mais de 1.600 quilômetros ao longo da Grande Muralha da China. Ela entrou dentro de um pentagrama encharcado de gasolina e incendiou-o. No Museu de Arte Moderna de Nova York, ela ficava perfeitamente quieta no átrio, seis dias por semana, durante meses.
O que ela não conseguiu, porém, foi encenar a estreia de uma nova ópera no meio de uma pandemia. Mas ela tentou.
No mês passado, Abramovic que está sediada em Munique, desenvolvendo “7 mortes de Maria Callas”, um trabalho de teatro musical sobre os mitos trágicos que cercam a soprano grega nascida nos Estados Unidos, na Ópera Estatal da Baviera. Combinando elementos de vídeo e arte performática, a peça reúne sete árias famosas associadas a Callas e novas músicas do compositor Marko Nikodijevic.
Se a peça é uma mistura dos maiores sucessos de Callas, também apresenta alguns dos de Abramovic. Cada uma das árias é acompanhada por um curta-metragem, no qual Abramovic interpreta junto com o ator de Hollywood, Willem Dafoe. Estes apresentam símbolos que se repetem no trabalho de Abramovic – facas, cobras, fogo, nuvens – e pelo clímax da ópera, as identidades das duas mulheres ficaram tão confusas que é difícil saber de qual diva realmente se trata.
Recentemente, no final de março, a pedido de Abramovic, a Ópera Estatal da Baviera ainda estava investigando se a estreia programada para 11 de abril poderia prosseguir, com transmissão ao vivo on-line, mas sem audiência no teatro. Em uma entrevista, Nikolaus Bachler, diretor artístico da empresa, disse que estava pensando em remover assentos do nível da orquestra, para que os músicos pudessem se divertir e se apresentar, mantendo o distanciamento social.
“Eu esperava que os anjos nos ajudassem”, disse Abramovic em uma entrevista após o anúncio. “Cada dia mais e mais. Mas é impossível.”
A estreia teria sido o culminar de uma obsessão por Callas que começou quando Abramovic tinha 14 anos; ela se lembrou de ter ouvido a diva cantar no rádio na cozinha da avó, no que era então a Iugoslávia. “Fiquei hipnotizada e tinha uma eletricidade total no meu corpo”, disse ela.
Para “7 mortes de Maria Callas”, Abramovic selecionou as árias, começando com “Addio del passato” de “La Traviata” e alcançando um clímax com “Casta Diva” de “Norma”, para refletir esses estados emocionais, e ela trabalhou com o diretor de videoclipes Nabil Elderkin para desenvolver os curtas, que tocam no palco enquanto os cantores se apresentam ao vivo. Em novembro passado, ela voou para Los Angeles para gravar os filmes com Dafoe.
Em uma entrevista, Dafoe disse que conheceu Abramovic quando estava atuando no Wooster Group, a companhia experimental de teatro de Nova York. No início dos anos 2000, Abramovic estava morando em uma cooperativa no mesmo prédio da cidade que o teatro, e ela vinha assistir a seus shows. Os dois se tornaram amigos e mais tarde colaboraram em “A Vida e a Morte de Marina Abramovic”, um trabalho de palco do diretor de vanguarda Robert Wilson.
Em seis vídeos, Dafoe interpreta o amante ou assassino de Abramovic; em todos eles, Abramovic morre. Em um deles, Dafoe lida com uma cobra píton que estrangula Abramovic, até as cordas da “Ave Maria” que Desdêmona canta pouco antes de ser estrangulada pelo personagem-título em “Otello”, de Verdi.
“Eu a conheço há anos e gosto de fazer parte do trabalho dela”, disse Dafoe. “Se ela quer que eu a mate, isso é uma grande honra.”

O difícil período de ensaio exigiu uma abordagem regimentada, disse Abramovic. “Era muito importante agendar a vida cotidiana como uma disciplina militar: acordar de manhã, exercitar-se, tomar café da manhã e ir à ópera”, disse ela. “Todo dia era o mesmo.”
Ela disse que não tinha se preocupado em pegar o vírus: “Não pensei uma vez. Se você pensa em quantas coisas perigosas eu fiz na minha vida com a performance, eu já poderia ter sido morta tantas vezes.”
“Quando eu faço o trabalho que amo”, acrescentou, “nada pode acontecer comigo”.
Fonte/Tradução: The New York Times