Novo filme de Wes Anderson é inspirado na história da arte

Personagem do ator Adrien Brod, como um negociante de arte implacável, foi baseado no lendário negociante britânico Joseph Duveen.

Finalmente, os cinéfilos deram uma olhadinha no  aguardado novo filme de Wes Anderson, The French Dispatch, com o primeiro trailer que chegou à web hoje, e acontece que há algo lá para os nerds da história da arte.

Uma das três histórias do filme, estruturada como uma antologia, gira em torno de um negociante de arte implacável, interpretado por Adrien Brody, que está em busca do trabalho de um artista encarcerado, interpretado por Benicio del Toro. O personagem de Brody, Julian Cadazio, é baseado em Joseph Duveen, um negociante de arte britânico altamente influente que quase sozinho, estabeleceu um mercado americano para obras de arte européias.

Adrien Brody (centro) com Tilda Swinton, Lois Smith, Henry Winkler, Bob Balaban e outros. Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

O filme reúne três histórias de uma revista fictícia também chamada The French Dispatch , inspirada pela New Yorker, e acontece em uma cidade francesa falsa chamada Ennui-sur-Blasé. A primeira história, “The Concrete Masterpiece”, segue um personagem chamado Moses Rosenthaler (del Toro), um iconoclasta manchado de tinta chamado “a voz artística mais alta de sua geração desordeira” pela autora da história, JKL Berensen, interpretada por Tilda Swinton.

Em uma cena, Rosenthaler fica do outro lado de Cadazio em uma cela, discutindo sobre a disponibilidade da pintura abstrata do antigo, intitulada  Simone Naked, Cell Block J, Hobby Room .

“Quero comprá-lo”, diz o personagem de Brody.

“Não está à venda”, diz del Toro, antes que os dois voltem e voltem com várias rodadas de “sim, está”, “não, não está”.

No final, parece que Brody venceu: mais tarde, no trailer, vemos a pintura em exibição em um salão de beleza, enquanto uma voz de Swinton diz: “A imagem foi uma sensação”.

Duveen, a inspiração do comerciante de Brody no início do século XX, era notório por sua perseguida perseguição de obras de arte premiadas, muitas vezes fazendo grandes esforços para adquiri-las. Depois de reunir uma coleção de obras de arte de classe mundial, Duveen as levou para industriais ricos do outro lado da lagoa, incluindo William Randolph Hearst, Andrew Mellon e John D. Rockefeller. Suas vendas ajudaram a formar a fundação de muitos museus americanos, como a Frick Collection em Nova York e as coleções Mellon e Kress na Galeria Nacional de Arte em Washington, DC.

Benicio del Toro (centro) como artista encarcerado Moses Rosenthaler. Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Benicio del Toro (centro) como artista encarcerado Moses Rosenthaler. Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

 

Hoje, o legado de Duveen é frequentemente resumido por seu citado ditado: “A Europa tem muita arte e os EUA têm muito dinheiro”.

Brody, um colaborador de longa data de Wes Anderson, não é estranho ao mundo da arte que faz e compra. Ele estreou sua própria série de pinturas de peixes e tubarões na Art Basel Miami Beach em 2015 e acompanhou a mostra com uma exposição muito divulgada na Art New York em 2016. Ele também é um colecionador, conhecido por frequentar feiras com seu amigo Leonardo DiCaprio e arrebatando obras de artistas como Alec Monopoly.

Além de Brody, del Toro e Swinton, The French Dispatch  também apresenta Timothée Chalamet e Lyna Khoudri como revolucionárias estudantis e Jeffrey Wright como personagem inspirado por James Baldwin. Frances McDormand, Bill Murray, Léa Seydoux e Owen Wilson também aparecem.

Veja mais fotos do filme abaixo.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …