Novo filme de Wes Anderson é inspirado na história da arte

Personagem do ator Adrien Brod, como um negociante de arte implacável, foi baseado no lendário negociante britânico Joseph Duveen.

Finalmente, os cinéfilos deram uma olhadinha no  aguardado novo filme de Wes Anderson, The French Dispatch, com o primeiro trailer que chegou à web hoje, e acontece que há algo lá para os nerds da história da arte.

Uma das três histórias do filme, estruturada como uma antologia, gira em torno de um negociante de arte implacável, interpretado por Adrien Brody, que está em busca do trabalho de um artista encarcerado, interpretado por Benicio del Toro. O personagem de Brody, Julian Cadazio, é baseado em Joseph Duveen, um negociante de arte britânico altamente influente que quase sozinho, estabeleceu um mercado americano para obras de arte européias.

Adrien Brody (centro) com Tilda Swinton, Lois Smith, Henry Winkler, Bob Balaban e outros. Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

O filme reúne três histórias de uma revista fictícia também chamada The French Dispatch , inspirada pela New Yorker, e acontece em uma cidade francesa falsa chamada Ennui-sur-Blasé. A primeira história, “The Concrete Masterpiece”, segue um personagem chamado Moses Rosenthaler (del Toro), um iconoclasta manchado de tinta chamado “a voz artística mais alta de sua geração desordeira” pela autora da história, JKL Berensen, interpretada por Tilda Swinton.

Em uma cena, Rosenthaler fica do outro lado de Cadazio em uma cela, discutindo sobre a disponibilidade da pintura abstrata do antigo, intitulada  Simone Naked, Cell Block J, Hobby Room .

“Quero comprá-lo”, diz o personagem de Brody.

“Não está à venda”, diz del Toro, antes que os dois voltem e voltem com várias rodadas de “sim, está”, “não, não está”.

No final, parece que Brody venceu: mais tarde, no trailer, vemos a pintura em exibição em um salão de beleza, enquanto uma voz de Swinton diz: “A imagem foi uma sensação”.

Duveen, a inspiração do comerciante de Brody no início do século XX, era notório por sua perseguida perseguição de obras de arte premiadas, muitas vezes fazendo grandes esforços para adquiri-las. Depois de reunir uma coleção de obras de arte de classe mundial, Duveen as levou para industriais ricos do outro lado da lagoa, incluindo William Randolph Hearst, Andrew Mellon e John D. Rockefeller. Suas vendas ajudaram a formar a fundação de muitos museus americanos, como a Frick Collection em Nova York e as coleções Mellon e Kress na Galeria Nacional de Arte em Washington, DC.

Benicio del Toro (centro) como artista encarcerado Moses Rosenthaler. Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Benicio del Toro (centro) como artista encarcerado Moses Rosenthaler. Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

 

Hoje, o legado de Duveen é frequentemente resumido por seu citado ditado: “A Europa tem muita arte e os EUA têm muito dinheiro”.

Brody, um colaborador de longa data de Wes Anderson, não é estranho ao mundo da arte que faz e compra. Ele estreou sua própria série de pinturas de peixes e tubarões na Art Basel Miami Beach em 2015 e acompanhou a mostra com uma exposição muito divulgada na Art New York em 2016. Ele também é um colecionador, conhecido por frequentar feiras com seu amigo Leonardo DiCaprio e arrebatando obras de artistas como Alec Monopoly.

Além de Brody, del Toro e Swinton, The French Dispatch  também apresenta Timothée Chalamet e Lyna Khoudri como revolucionárias estudantis e Jeffrey Wright como personagem inspirado por James Baldwin. Frances McDormand, Bill Murray, Léa Seydoux e Owen Wilson também aparecem.

Veja mais fotos do filme abaixo.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Cortesia de Fox Searchlight Pictures.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …