Novidades na programação virtual da Casa-Museu Ema Klabin

“Controle Remoto” faz reflexão sobre o papel exercido pela mídia Fotos: Ding Musa

“Controle Remoto” faz reflexão sobre o papel exercido pela mídia Fotos: Ding Musa

Mesmo em isolamento social, com a ajuda da tecnologia, a quarentena pode ser um período de muito entretenimento e cultura.

A cada dia, a Casa-Museu Ema Klabin fortalece sua programação virtual com atividades culturais pelo projeto #CasaMuseuEmCasa. Para participar de uma série de eventos interativos, rever exposições, aprender mais sobre arte e curtir boa música, basta acessar as redes sociais do museu (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube). A programação está aberta para toda a família.

Gosta de arte?   Pela   Série Jardim Imaginário você poderá rever a instalação “Controle Remoto” que faz uma reflexão sobre o papel exercido pela mídia. A obra instalada em 2016, no Jardim da Fundação Ema Klabin, era composta por trinta casinhas de passarinhos feitas em madeira, formando um conjunto habitacional. Dentro de cada casa, luzes e sons de vários programas de televisão. A obra dos artistas plásticos Gisela Motta e Leandro Lima, teve a curadoria de Gilberto Mariotti. Você pode assistir ao vídeo desse magnífico trabalho nas redes sociais do museu, a partir do próximo dia 3 de julho.

Obra em Sua Casa: Grafite

O educativo do museu preparou um vídeo para quem aprecia grafite e quer conhecer um pouco sobre a série Backdrop Graffiti   que trouxe obras exclusivas para a Casa-Museu Ema Klabin.

Uma retrospectiva apresenta os primeiros quatro anos da série que pode ser vista na exposição virtual Fragmentos, com curadoria de Renê Foch, disponível no site do museu.

Por meio de uma narrativa, o vídeo permite uma interação entre expectador e os autores.  “Obra em Sua Casa convida o público a conhecer esses trabalhos, refletir, aguçar a percepção visual e descobrir novos significados. A cada semana apresentamos um conjunto de artistas. Cada um deles com sua linguagem, seus traços marcantes, personagens e poéticas”, explica Cristiane Alves, coordenadora do educativo da Casa-Museu Ema Klabin.

O educativo também preparou uma série de vídeos que narram  os mitos, contos populares e histórias que se escondem por trás dos detalhes das peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). A cada história pais e filhos são convidados a criar uma ilustração e,  se quiserem,  marcar com a hashtag #CasaMuseuEmCasa para ser postada nas redes sociais  da Casa-Museu Ema Klabin.

E quem estiver com saudades de caminhar pelo museu é só realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture  no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou pela ferramenta digital  Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/ .

 

Compartilhar:
Notícias - 06/07/2022

Hong Kong ganha novo museu

O mais novo marco cultural e artístico de Hong Kong, o Hong Kong Palace Museum (HKPM), localizado no West Kowloon …

Notícias - 06/07/2022

Afrescos renascentistas são descobertos no Palácio do Príncipe de Mônaco

O Palácio do Príncipe de Mônaco acaba de reabrir ao público após um período de restauração, ostentando uma série de …

Notícias - 06/07/2022

Marina Abramović assume a cátedra Pina Bausch

A artista performática Marina Abramović assumirá a primeira cátedra Pina Bausch na Folkwang University of the Arts em Essen no …

Notícias - 06/07/2022

Prêmio PIPA anuncia vencedores de 2022

Há mais de dez anos divulgando a arte e artistas brasileiros, e também estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea, …

Notícias - 05/07/2022

Exposição apresenta as inspirações reais de Walt Disney para criar as artes de seu estúdio

Após aparições no Metropolitan Museum of Art em Nova York e na Wallace Collection em Londres (até 16 de outubro …

Notícias - 05/07/2022

Itaú Cultural lança chamamento de projetos de arte e cultura no metaverso

No ano em que comemora 35 anos, o Itaú Cultural segue em sua trajetória consolidada no cenário brasileiro por sua …

Notícias - 04/07/2022

FBI confisca e retira de exposição obras falsas de Basquiat

Na sexta-feira, 24 de junho, agentes do FBI entraram no Museu de Arte de Orlando, removendo todas as pinturas de …

Notícias - 04/07/2022

Manifestantes colam a si mesmos em obras de museus

Dois ativistas climáticos se colaram em uma pintura de Vincent van Gogh em um museu de Londres, um dia depois …

Notícias - 04/07/2022

Documentário sobre a trajetória de Claudia Andujar com os Yanomami estreia nos cinemas

A fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, …

Notícias - 01/07/2022

Margaret Keane, pintora de "Big Eyes", morre aos 94 anos

A artista Margaret Keane, cujas pinturas de crianças de olhos grandes eram incrivelmente populares nos anos 50 e 60, morreu …

Notícias - 01/07/2022

Grandes Mestras recebem o Pride of Place, em Londres

Pinturas de mulheres estarão entre as descobertas mais interessantes apresentadas na Masterpiece deste ano. A feira de arte de Londres …

Notícias - 01/07/2022

Banksy recebe cátedra honorária

A BBC informou nesta quinta-feira (30), que o anônimo artista de rua britânico Banksy será premiado com uma cátedra honorária. …