Nova restauração de pintura mal feita vira meme polêmico

Especialistas em conservação na Espanha pediram um rigor nas leis que cobrem os trabalhos de restauração depois que uma cópia de uma pintura famosa do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo se tornou a mais recente de uma longa lista de obras de arte a sofrer um reparo danoso e desfigurante.

O original, de uma cópia do trabalho de Bartolomé Esteban Murillo, e duas tentativas. Cortesia de CEDIDA / EUROPA PRESS.

O original, de uma cópia do trabalho de Bartolomé Esteban Murillo, e duas tentativas. Cortesia de CEDIDA / EUROPA PRESS.

Um colecionador de arte particular em Valência teria sido cobrado € 1.200 por um restaurador de móveis para limpar a imagem da Imaculada Conceição. No entanto, o trabalho não correu como planejado e o rosto da Virgem Maria ficou irreconhecível, apesar de duas tentativas de restaurá-lo ao seu estado original.

O caso resultou inevitavelmente em comparações com o infame incidente de “Cristo Macaco” oito anos atrás, quando uma tentativa de uma paroquiana devota de restaurar uma pintura do Cristo açoitado na parede de uma igreja nos arredores da cidade espanhola de Borja, no nordeste da Espanha fez manchetes em todo o mundo.

Restauração malfeita de um afresco de Elias Garcia Martinez

Restauração malfeita de um fresco de Elias Garcia Martinez nas paredes da igreja de Santuario de Misericordia de Borja em Zaragoza, Espanha. Foto: Centro de Estudos Borjanos / EPA

Paralelos também foram traçados com a restauração fracassada de uma estátua policromada de São Jorge do século XVI e do dragão no norte da Espanha, que deixou o santo guerreiro parecido com Tintin ou uma figura da Playmobil.

“Eu não acho que esse cara – ou essas pessoas – deva ser chamado de restaurador”, disse Carrera ao jornal The Guardian. “Sejamos honestos: são pessoas que estragam tudo. Eles destroem as coisas.”

Carrera, ex-presidente da Associação Profissional de Restauradores e Conservadores da Espanha (Acre), disse que a lei atualmente permite que as pessoas se envolvam em projetos de restauração, mesmo que não possuam as habilidades necessárias. “Você pode imaginar alguém autorizado a operar com outras pessoas? Ou alguém autorizado a vender remédios sem uma licença de farmacêutico? Ou alguém que não é arquiteto autorizado a construir um edifício?

Embora os restauradores sejam “muito menos importantes que os médicos”, acrescentou, o peitoril do setor precisa ser estritamente regulamentado para o bem da história cultural da Espanha. “Vemos esse tipo de coisa uma e outra vez e, no entanto, continua acontecendo.

“Paradoxalmente, mostra o quão importantes são os restauradores profissionais. Precisamos investir em nossa herança, mas mesmo antes de falarmos sobre dinheiro, precisamos garantir que as pessoas que empreendem esse tipo de trabalho tenham sido treinadas para tal.”

Carrera disse que a Espanha tem uma enorme quantidade de patrimônio cultural e histórico por causa de todos os diferentes grupos que passaram pelo país ao longo dos séculos, deixando para trás suas marcas e monumentos.

Outra parte do problema, acrescentou, é que “alguns políticos simplesmente não dão a mínima para o patrimônio”, o que significa que a Espanha não tinha recursos financeiros para salvaguardar todos os tesouros de seu passado. “Precisamos focar a atenção da sociedade nisso, para que escolha representantes que colocam a herança na agenda”, disse ele.

“Não precisa estar no topo, porque obviamente não é como cuidados de saúde ou emprego – há muitas coisas mais importantes. Mas esta é a nossa história. ”

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …