Nova restauração de pintura mal feita vira meme polêmico

Especialistas em conservação na Espanha pediram um rigor nas leis que cobrem os trabalhos de restauração depois que uma cópia de uma pintura famosa do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo se tornou a mais recente de uma longa lista de obras de arte a sofrer um reparo danoso e desfigurante.

O original, de uma cópia do trabalho de Bartolomé Esteban Murillo, e duas tentativas. Cortesia de CEDIDA / EUROPA PRESS.

O original, de uma cópia do trabalho de Bartolomé Esteban Murillo, e duas tentativas. Cortesia de CEDIDA / EUROPA PRESS.

Um colecionador de arte particular em Valência teria sido cobrado € 1.200 por um restaurador de móveis para limpar a imagem da Imaculada Conceição. No entanto, o trabalho não correu como planejado e o rosto da Virgem Maria ficou irreconhecível, apesar de duas tentativas de restaurá-lo ao seu estado original.

O caso resultou inevitavelmente em comparações com o infame incidente de “Cristo Macaco” oito anos atrás, quando uma tentativa de uma paroquiana devota de restaurar uma pintura do Cristo açoitado na parede de uma igreja nos arredores da cidade espanhola de Borja, no nordeste da Espanha fez manchetes em todo o mundo.

Restauração malfeita de um afresco de Elias Garcia Martinez

Restauração malfeita de um fresco de Elias Garcia Martinez nas paredes da igreja de Santuario de Misericordia de Borja em Zaragoza, Espanha. Foto: Centro de Estudos Borjanos / EPA

Paralelos também foram traçados com a restauração fracassada de uma estátua policromada de São Jorge do século XVI e do dragão no norte da Espanha, que deixou o santo guerreiro parecido com Tintin ou uma figura da Playmobil.

“Eu não acho que esse cara – ou essas pessoas – deva ser chamado de restaurador”, disse Carrera ao jornal The Guardian. “Sejamos honestos: são pessoas que estragam tudo. Eles destroem as coisas.”

Carrera, ex-presidente da Associação Profissional de Restauradores e Conservadores da Espanha (Acre), disse que a lei atualmente permite que as pessoas se envolvam em projetos de restauração, mesmo que não possuam as habilidades necessárias. “Você pode imaginar alguém autorizado a operar com outras pessoas? Ou alguém autorizado a vender remédios sem uma licença de farmacêutico? Ou alguém que não é arquiteto autorizado a construir um edifício?

Embora os restauradores sejam “muito menos importantes que os médicos”, acrescentou, o peitoril do setor precisa ser estritamente regulamentado para o bem da história cultural da Espanha. “Vemos esse tipo de coisa uma e outra vez e, no entanto, continua acontecendo.

“Paradoxalmente, mostra o quão importantes são os restauradores profissionais. Precisamos investir em nossa herança, mas mesmo antes de falarmos sobre dinheiro, precisamos garantir que as pessoas que empreendem esse tipo de trabalho tenham sido treinadas para tal.”

Carrera disse que a Espanha tem uma enorme quantidade de patrimônio cultural e histórico por causa de todos os diferentes grupos que passaram pelo país ao longo dos séculos, deixando para trás suas marcas e monumentos.

Outra parte do problema, acrescentou, é que “alguns políticos simplesmente não dão a mínima para o patrimônio”, o que significa que a Espanha não tinha recursos financeiros para salvaguardar todos os tesouros de seu passado. “Precisamos focar a atenção da sociedade nisso, para que escolha representantes que colocam a herança na agenda”, disse ele.

“Não precisa estar no topo, porque obviamente não é como cuidados de saúde ou emprego – há muitas coisas mais importantes. Mas esta é a nossa história. ”

Compartilhar:
Notícias - 24/06/2021

Christie’s e Sotheby’s passam a aceitar criptomoeda para itens de grande valor

Em mais um sinal de que a criptomoeda está fazendo incursões nos escalões superiores do mercado de arte, a Sotheby’s …

Notícias - 24/06/2021

Mostra Brasileires entrega murais gigantes assinados por Laerte e Jean Wyllys

No mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, a Mostra Brasileires, conjunto de seis laterais de edifícios na região …

Notícias - 24/06/2021

Bandeira do arco-íris original de 1978 é instalada permanentemente em museu

Um segmento da bandeira do arco-íris original, projetada e criada pelo falecido artista Gilbert Baker para a Parada do Dia …

Notícias - 24/06/2021

Frestas - Trienal de Artes anuncia lista de artistas

Trazer para a prática o debate sobre economias de acesso, refletir sobre as políticas e poéticas de exibição, investigar quais …

Notícias - 23/06/2021

MUSEU TRANSGÊNERO DE HISTÓRIA E ARTE (MUTHA) INAUGURA SEU WEBSITE

O Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) inaugurou, dia 01 de Junho de 2021, seu primeiro Portal para a …

Notícias - 22/06/2021

Nasce a Zipper Open

Focada no mercado de arte secundário, a Zipper Open apresenta em sua exposição inaugural alguns dos grandes nomes da arte …

Notícias - 22/06/2021

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto lança Ocupa/ia com mostras virtuais de artistas

Em resposta aos desafios decorrentes do COVID-19 e seus efeitos no setor cultural, o ia – Instituto de Arte Contemporânea …

Notícias - 20/06/2021

ação performática que (d)enuncia as mortes por COVID-19 É reativada pela soma de 500 mil óbitos

A performance Quase-Oração realizará, de 25 de junho a 5 de julho, a sua última etapa de reativação com a …

Notícias - 17/06/2021

Edital seleciona artistas para residência na Fundação Iberê

A Fundação Iberê abre no dia 20 de junho (domingo) as inscrições para o Edital Iberê/CMPC 2021. Com patrocínio da …

Notícias - 17/06/2021

MIQUEL BARCELÓ realiza performances em MÁLAGA

As performances artísticas de Miquel Barceló são conhecidas por uma estética que fica a meio caminho entre as pinturas rupestres …

Notícias - 16/06/2021

Obra de Victor Brecheret será leiloada

A escultura de Victor Brecheret, uma das mais primorosas do artista, integrará leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 …

Notícias - 16/06/2021

Trabalho final e póstumo do artista Christo tem data confirmada

O trabalho final do artista plástico Christo, falecido no ano passado aos 84 anos, está um passo mais perto de …