Nova pesquisa mostra a atual situação dos museus por conta da pandemia

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) emitiu, em maio, um relatório que sugeria que quase 13% dos museus em todo o mundo poderiam fechar permanentemente por causa da pandemia.

Um novo relatório emitido recentemente, reunindo respostas de quase 900 museus ao redor do mundo entre 7 de setembro e 18 de outubro, oferece mais esperança do que a pesquisa anterior. Os dados mostram que a pandemia  ainda está impactando muito as instituições, com mais da metade dos participantes prevendo que sua instituição terá que operar com programação reduzida. Pelo lado positivo, apenas 6,1% agora acreditam que sua instituição terá que fechar permanentemente.

Embora as estatísticas não sejam motivo de comemoração, elas refletem que a situação dos museus ao redor do mundo pode não ser tão ruim quanto se temia inicialmente. No entanto, uma declaração da ICOM que acompanha o relatório reitera seus apelos aos formuladores de políticas para “alocar urgentemente fundos de ajuda para os museus” para que possam continuar suas missões de serviço público. Mais da metade das instituições pesquisadas disseram não receber incentivos de aluguel, financiamento emergencial ou compensações por perdas ou salários de funcionários.

O último relatório do ICOM constatou que a gravidade da situação era muito mais variável dependendo de onde os museus estavam localizados em todo o mundo, já que a maioria dos museus na Europa e Ásia havia reaberto, enquanto a maioria das instituições da América Latina, do Caribe e outras regiões permaneceu fechada. Embora os resultados da segunda pesquisa sejam animadores, eles devem ser analisados com uma ressalva importante. Pouco depois do fechamento da pesquisa em outubro, muitas instituições europeias entraram em um segundo período de lockdown em meio a uma segunda onda do vírus.

As situações de emprego nas instituições permanecem precárias, com mais de 16,2% afirmando que pelo menos um quarto dos funcionários havia sido demitido ou dispensado desde fevereiro. Em 10,6% dos casos, esse número sobe e atinge mais da metade do pessoal.

Quando se trata de trabalhadores autônomos de museus, 10,7% disseram que foram temporariamente demitidos, e 16% não tiveram seus contratos renovados. Embora sejam números acentuados, eles realmente representam uma melhora em relação à situação na primavera, quando 16,1% relataram ter sido temporariamente demitidos e 22,6% não tinham seus contratos renovados. Ainda assim, cerca de 27,5% dos profissionais autônomos do museu relataram na nova pesquisa que estão considerando uma mudança de carreira.

No quadro geral, quase todos os museus disseram que terão que reduzir seus recursos e atividades como resultado da pandemia, com pouco mais de 30% dizendo que reduzirão o pessoal permanente, e 46,1% dizendo que vão cortar os contratos autônomos e temporários.

“A recuperação de nossas economias e o processo de cura para nossas sociedades após a crise do COVID-19 serão longos e complexos”, acrescentou a ICOM em sua declaração, enfatizando que os museus “terão um papel importante a desempenhar na reconstrução da economia local e na reparação do tecido social das comunidades afetadas”.

 

FONTE: ArtNet News

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …