Nova pesquisa mostra a atual situação dos museus por conta da pandemia

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) emitiu, em maio, um relatório que sugeria que quase 13% dos museus em todo o mundo poderiam fechar permanentemente por causa da pandemia.

Um novo relatório emitido recentemente, reunindo respostas de quase 900 museus ao redor do mundo entre 7 de setembro e 18 de outubro, oferece mais esperança do que a pesquisa anterior. Os dados mostram que a pandemia  ainda está impactando muito as instituições, com mais da metade dos participantes prevendo que sua instituição terá que operar com programação reduzida. Pelo lado positivo, apenas 6,1% agora acreditam que sua instituição terá que fechar permanentemente.

Embora as estatísticas não sejam motivo de comemoração, elas refletem que a situação dos museus ao redor do mundo pode não ser tão ruim quanto se temia inicialmente. No entanto, uma declaração da ICOM que acompanha o relatório reitera seus apelos aos formuladores de políticas para “alocar urgentemente fundos de ajuda para os museus” para que possam continuar suas missões de serviço público. Mais da metade das instituições pesquisadas disseram não receber incentivos de aluguel, financiamento emergencial ou compensações por perdas ou salários de funcionários.

O último relatório do ICOM constatou que a gravidade da situação era muito mais variável dependendo de onde os museus estavam localizados em todo o mundo, já que a maioria dos museus na Europa e Ásia havia reaberto, enquanto a maioria das instituições da América Latina, do Caribe e outras regiões permaneceu fechada. Embora os resultados da segunda pesquisa sejam animadores, eles devem ser analisados com uma ressalva importante. Pouco depois do fechamento da pesquisa em outubro, muitas instituições europeias entraram em um segundo período de lockdown em meio a uma segunda onda do vírus.

As situações de emprego nas instituições permanecem precárias, com mais de 16,2% afirmando que pelo menos um quarto dos funcionários havia sido demitido ou dispensado desde fevereiro. Em 10,6% dos casos, esse número sobe e atinge mais da metade do pessoal.

Quando se trata de trabalhadores autônomos de museus, 10,7% disseram que foram temporariamente demitidos, e 16% não tiveram seus contratos renovados. Embora sejam números acentuados, eles realmente representam uma melhora em relação à situação na primavera, quando 16,1% relataram ter sido temporariamente demitidos e 22,6% não tinham seus contratos renovados. Ainda assim, cerca de 27,5% dos profissionais autônomos do museu relataram na nova pesquisa que estão considerando uma mudança de carreira.

No quadro geral, quase todos os museus disseram que terão que reduzir seus recursos e atividades como resultado da pandemia, com pouco mais de 30% dizendo que reduzirão o pessoal permanente, e 46,1% dizendo que vão cortar os contratos autônomos e temporários.

“A recuperação de nossas economias e o processo de cura para nossas sociedades após a crise do COVID-19 serão longos e complexos”, acrescentou a ICOM em sua declaração, enfatizando que os museus “terão um papel importante a desempenhar na reconstrução da economia local e na reparação do tecido social das comunidades afetadas”.

 

FONTE: ArtNet News

Compartilhar:
Notícias - 22/01/2021

Em sincronia ao aniversário de SP, artista resgata história do bairro da Liberdade

Liberdade. Liberdade. Liberdade. Essas foram as palavras proferidas por uma multidão de pessoas pretas ao verem a corda que enforcava …

Notícias - 20/01/2021

Horrana de Kássia Santoz assume vaga de curadora na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Coleção Ivani e Jorge Yunes comemoram a parceria com a chegada de …

Notícias - 20/01/2021

Curso gratuito de Artes Integradas e Acessibilidade abre inscrições

Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A …

Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …