Nova mostra de Basquiat aborda emblemática brutalidade policial

Jay-Z emprestou um Basquiat para uma exposição sobre um episódio histórico de alegada brutalidade policial, aprendeu Page Six.

O rapper ofereceu o trabalho de 1982 CPRKR para o Guggenheim para a exposição Defacement of Basquiat: The Untold Story, que abriu na última sexta-feira.

Defacement é a pintura do falecido artista sobre o grafiteiro Michael Stewart, que morreu em 1983 depois de ser preso por pichar uma estação de metrô da Primeira Avenida.

Seis policiais de trânsito foram julgados por espancá-lo até a morte, mas foram absolvidos.

Jean-Michel Basquiat, <i> Defacement (A morte de Michael Stewart) </ i> (1983).  Coleção de Nina Clemente, Nova York.  © Propriedade de Jean-Michel Basquiat.  Licenciado pela Artestar.  Foto: Allison Chipak.  © Fundação Solomon R. Guggenheim, 2019

Jean-Michel Basquiat, Defacement (A morte de Michael Stewart) (1983). Coleção de Nina Clemente, Nova York. © Propriedade de Jean-Michel Basquiat. Licenciado pela Artestar. Foto: Allison Chipak. © Fundação Solomon R. Guggenheim, 2019

No entanto, um representante do Guggenheim diz que não é do Jay-Z e está emprestado de uma coleção particular.

Segundo o museu, a exposição inclui “aproximadamente 20 pinturas e trabalhos sobre papel criados nos anos em torno da morte de Stewart.”

“Esta apresentação examinará a exploração da identidade negra de Basquiat, seu protesto contra a brutalidade policial e suas tentativas de criar uma linguagem estética singular de empoderamento.”

Jean-Michel Basquiat, <i> Sem título (Sheriff) </ i> (1981).  Coleção Carl Hirschmann.  © Propriedade de Jean-Michel Basquiat.  Licenciado por Artestar, Nova Iorque

Jean-Michel Basquiat, Sem título (Sheriff) (1981). Coleção Carl Hirschmann. © Propriedade de Jean-Michel Basquiat. Licenciado por Artestar, Nova Iorque

Basquiat pintou CPRKR em 1982 como uma homenagem ao grande sucesso do jazz Charlie Parker.

Em 2017, Jay-Z produziu uma série de documentários sobre Kalief Browder, o adolescente que se matou depois de passar dois anos em confinamento solitário na Ilha Rikers.

Jean-Michel Basquiat, La Hara (1981). Coleção Arora © Propriedade de Jean-Michel Basquiat. Licenciado por Artestar, Nova Iorque

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …