Nova galeria de arte vende obras com o tema “identidade”

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões do Brasil, unidas pelo tema Identidade: Auá Mendes (Amazonas/ São Paulo), Hanna Lucatelli (São Paulo), Marjô Mizumoto (São Paulo), Renata Felinto (São Paulo/ Ceará) e Silvana Mendes (Maranhão). Foram disponibilizadas à venda duas obras seriadas de cada artista, num total de dez obras impressas em fine art, que trazem o feminino como protagonista, no tom de inspiração, desconstrução e representação.

A artista vencedora do Prêmio DASartes 2021, Marjô Mizumoto, é um dos destaques da nova galeria. Marjô pinta sobre a vida do tempo presente, fragmentos visuais quase fotográficos, com cores vivas e contrastantes. Miss Empatia 2020, provoca uma reflexão sobre os cuidados relacionados à Covid-19. Neste momento delicado, negligenciado politicamente, nos vemos no exercício constante da cidadania, de assumirmos uma postura de responsabilidade pelo outro, pela comunidade, pela vida. Para a artista, ela “[…] precisava ser uma das muitas vozes que dentro de todo esse caos em que estamos, ainda consegue ver uma esperança, lembrar a todos da compaixão, da nossa humanidade e a capacidade de sentir e compreender o outro”. Desta maneira, a Miss figura a mulher que pode ser a portadora da voz que ecoa por milhares, representando suas origens e ideologias, representando seu país.

Assim como Marjô Mizumoto, a Pequena Galeria se atenta e preza pelas questões sociais e suas potências. Pensando nisso, foi criada uma parceria com o Coletivo Tem Sentimento, que atende mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região da Cracolândia, da cidade de São Paulo. Dentre as ações, que envolvem desde o autocuidado à manutenção da alimentação, o coletivo iniciou um projeto para geração de renda e emprego para suas membras a partir da costura e confecção de artefatos. Com a Pequena Galeria, o coletivo lança uma ecobag com estampa própria, em consonância com o tema Identidade. Parte do valor de venda das obras das artistas e das ecobags são revertidas em prol do grupo.

Bate-papo com as artistas

Todas as quartas-feiras, às 19h, a Pequena Galeria realiza uma live com as artistas ou com parceiros, com transmissão ao vivo pelo instagram (@pqnagaleria) e pelo canal do YouTube da galeria. No dia 31 de março a conversa foi com a Marjô, que falou sobre sua produção, seu percurso como artista, seu processo de pintura, sua identidade como japonesa brasileira e até sobre seu aprendizado de patins neste momento de isolamento. Você pode conferir este bate-papo no link https://youtu.be/Hd_coYG7pv0.
No dia 14 de abril a live será com a artista indígena transvestigênere Auá Mendes e no dia 21 de abril com a vencedora do Prêmio Pipa 2020 Renata Felinto.

Sobre a Pequena Galeria

A Pequena Galeria inicia sua trajetória no mundo das artes a fim de ressignificar a relação com o nosso lar e espaço pessoal, tão vivenciado num contexto de quarentena, onde nos vemos às voltas pela busca da nossa identidade. De sermos, de nos sentirmos representados e inspirados em cada canto, com cuidado, arte e afeto.
Lançada em março pelas curadoras e programadoras culturais Diana Vaz e Daniele Carolina, traz a cada trimestre uma temporada temática com cinco artistas emergentes, de diferentes regiões brasileiras, sempre apoiando um projeto social.

Conheça as obras e saiba mais em www.pequenagaleria.com.br

Compartilhar:
Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …