Nova edição do Museu de Arte de Rua leva 30 novas obras de arte urbana para São Paulo

A Prefeitura de São Paulo lança em dezembro a nova edição do Museu de Arte de Rua (MAR), uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, Subprefeituras e Educação. A Iniciativa visa aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e ampliar seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo. Com trabalhos concluídos entre os meses de dezembro e janeiro, o projeto viabiliza cerca de 30 obras de arte urbana em diferentes suportes, como grafite, stêncil, fotografia, sempre em grandes dimensões.

Três eixos sustentam esta edição do MAR: implementação das intervenções; investimento em formação de professores e artistas, para 2020; e incentivo ao mercado de arte urbana com parcerias público-privadas. Entre os destaques, está Giganto, da fotógrafa e artista visual Raquel Brust. Trata-se de uma intervenção urbana com fotografias gigantes, como o próprio nome diz, e que utiliza a arquitetura da cidade como suporte, interagindo com a paisagem e reagindo a ela. A obra está localizada sob o Minhocão foi iniciada no dia 2 de dezembro.

Já o projeto #TarsilaInspira traz artistas mulheres colorindo o centro de São Paulo com obras criadas a partir do trabalho da artista plástica modernista Tarsila do Amaral. Desenvolvida por Luciana Branco, a convite do Secretário Municipal de Cultura Alexandre Youssef, a obra conta com as artistas Simone Siss, Hanna Lucatelli, Mag Magrela, Katia Lombardo, Laura Guimarães e Crica Monteiro. Serão coloridos cinco arranha-céus no centro da cidade, em murais de dimensões gigantescas.

O grafiteiro Mundano, que faz intervenções em carroças de catadores de materiais recicláveis, fará uma intervenção na Avenida Pacaembu questionando o desastre de Brumadinho.  O ícone musical brasileiro João Gilberto, falecido em julho deste ano, ganha homenagem pelas mãos do artista plástico Speto, um dos principais nomes do grafite no Brasil, que integra a primeira geração de grafiteiros pós-ditadura militar. O estilo do artista é inspirado no cordel nordestino e na xilogravura. A homenagem será realizada na Avenida Mercúrio, próximo ao Mercadão.

Com humor e irreverência, o grupo Os Tupys, que atua em São Paulo desde a década de 1980, irá pintar a lateral de um prédio no centro da cidade. O coletivo é formado por Carlos Delfino, Ciro Cozzolino e Zé Carratu. O Grupo Opni, por sua vez, homenageia Tebas, arquiteto negro que, após ser escravizado até os 58 anos de idade, consolidou-se como um dos maiores nomes da arquitetura brasileira do século 18.

Compartilhar:
Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …