Nova campanha da Tiffany reúne Jay-Z, Beyoncé e uma obra de Basquiat

Em sua nova campanha publicitária “About Love”, a Tiffany & Co. não apenas recrutou duas das pessoas mais famosas do mundo, Jay-Z e Beyoncé, mas também incorporou uma pintura de Basquiat.

Mas qual é a história por trás da pintura? A tela data do que é amplamente considerado como o ano mais cobiçado de Basquiat e contém vários de seus motivos característicos, incluindo a coroa e o crânio. É de um tom azul claro que ficou famoso pela Tiffany, embora não haja evidências de que a artista criou a obra com a marca em mente. Alexandre Arnault, vice-presidente executivo de produtos e comunicações da Tiffany, argumenta que pode haver alguma conexão: “A cor é tão específica que tem que ser algum tipo de homenagem”, disse ele em entrevista ao WWD, que primeiro noticiou a nova campanha.

Fontes disseram ao site Artnet News que a pintura foi recentemente vendida para a família Arnault por um preço na faixa de US $ 15 milhões a US $ 20 milhões. Embora o WWD tenha relatado que a pintura nunca foi vista antes, ela não é totalmente desconhecida para o mundo ou o mercado da arte. De acordo com o Artnet Price Database, a pintura foi oferecida na Sotheby’s London em junho de 1990, apenas dois anos após a morte do artista aos 27 anos, com uma estimativa de £ 180.000 a £ 250.000 (cerca de $ 300.000 a $ 420.000), mas não foi vendida. Seis anos depois, a tela azul foi leiloada novamente, também na Sotheby’s London, desta vez com uma estimativa significativamente mais baixa de £ 100.000 a £ 140.000 ($ 170.000 a $ 235.500). Foi vendido por £ 155.500 ($ 253.000).

Não demorou muito para que detetives do Twitter, como Greg Allen, localizassem o proprietário anterior mais recente da obra: a família Sabbadini, um clã baseado em Milão por trás da joalheria de mesmo nome. Um artigo de 2018 da revista W mostra mãe e filha Stefania e Micól Sabbadini posando em frente ao quadro, que está pendurado acima do sofá. O recorde de leilões de Basquiat atualmente é de $ 110,5 milhões, estabelecido na Sotheby’s na primavera de 2017. Bernard Arnault, um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo, encenou uma retrospectiva amplamente elogiada do trabalho de Basquiat em sua Fondation Louis Vuitton em Paris no final de 2019.

Tiffany disse em um comunicado que incluiu a pintura no anúncio porque a arte tem sido um “fio condutor” na “história de amor” do casal. A dupla também é conhecida por ter pelo menos uma obra do artista em seu acervo pessoal. Tiffany está colocando grande poder de fogo na campanha de um ano com os Carters, que inclui um curta-metragem de Beyoncé cantando “Moon River” para seu marido. Ele está destinado a uma grande exposição nos próximos meses, incluindo a aquisição de todos os outdoors digitais na Times Square de Nova York. Também chama a atenção o fato de que Beyoncé está usando o famoso colar de diamantes amarelos Tiffany de 12,85 quilates na fotografia. Quando Audrey Hepburn exibiu o famoso diamante em imagens promocionais de Breakfast at Tiffany’s, a mesma gema foi colocada em um colar chamado Roseta de Fita. Ele foi redefinido em 2012 com mais de 100 quilates de diamantes. Beyoncé é supostamente apenas a quarta pessoa a usá-lo.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 17/09/2021

Barbara Kruger e MArk Bradfort integram lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time

Os artistas Barbara Kruger e MArk Bradfort figuram na lista de 100 pessoas mais influentes de 2021 da Revista Time. …

Notícias - 17/09/2021

Samsung fecha parceria com grandes museus para serviço de arte na TV

A Samsung Electronics Co. anunciou que assinou uma parceria com o Museu do Louvre para expandir seu serviço de assinatura …

Notícias - 17/09/2021

Professor de história da arte descobre obra do barroco italiano em igreja de Nova York

Um professor de história da arte em Westchester, Nova York, descobriu uma rara pintura barroca italiana em uma igreja local. …

Notícias - 17/09/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2022

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga a …

Notícias - 16/09/2021

Artistas contemporâneos ocupam mobiliário urbano do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e ganhou ainda mais cor com a exposição a céu aberto Arte Atua, que …

Notícias - 16/09/2021

"Ópera é chato", afirma Marina Abramovic na estreia de seu trabalho em Londres

“A ópera é chata”, afirmou Marina Abramovic em uma sala cheia de jornalistas na abertura de uma exposição de suas …

Notícias - 15/09/2021

Galerias comemoram bons resultados na ArtRio

A ArtRio encerrou sua 11ª edição, realizada em formato presencial, na Marina da Gloria, Rio de Janeiro, e em plataforma …

Notícias - 10/09/2021

Bolsa de Fotografia ZUM/IMS seleciona projetos de Castiel Vitorino Brasileiro e Tiago Sant’Ana

O Instituto Moreira Salles anuncia os dois projetos vencedores da 9ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Corpoflor − A …

Notícias - 10/09/2021

evento reúne INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS INSPIRADAS PELO MAIS ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DO BRASIL

Em abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou …

Notícias - 09/09/2021

Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia abre chamada

A partir de hoje (8/9), estão abertas as inscrições para a 4ª Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia. Com o …

Notícias - 09/09/2021

Galerias brasileiras marcam presença na feira nova-iorquina The Armory Show

As galerias Lume, Millan, Nara Roesler e Vermelho participam da feira The Armory Show, que acontece entre os dias 9 …

Notícias - 09/09/2021

Funarte lança editais para diferentes linguagens artísticas

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou cinco diferentes editais nesta semana, para incentivo a projetos relacionados a várias …