Nova campanha da Tiffany reúne Jay-Z, Beyoncé e uma obra de Basquiat

Em sua nova campanha publicitária “About Love”, a Tiffany & Co. não apenas recrutou duas das pessoas mais famosas do mundo, Jay-Z e Beyoncé, mas também incorporou uma pintura de Basquiat.

Mas qual é a história por trás da pintura? A tela data do que é amplamente considerado como o ano mais cobiçado de Basquiat e contém vários de seus motivos característicos, incluindo a coroa e o crânio. É de um tom azul claro que ficou famoso pela Tiffany, embora não haja evidências de que a artista criou a obra com a marca em mente. Alexandre Arnault, vice-presidente executivo de produtos e comunicações da Tiffany, argumenta que pode haver alguma conexão: “A cor é tão específica que tem que ser algum tipo de homenagem”, disse ele em entrevista ao WWD, que primeiro noticiou a nova campanha.

Fontes disseram ao site Artnet News que a pintura foi recentemente vendida para a família Arnault por um preço na faixa de US $ 15 milhões a US $ 20 milhões. Embora o WWD tenha relatado que a pintura nunca foi vista antes, ela não é totalmente desconhecida para o mundo ou o mercado da arte. De acordo com o Artnet Price Database, a pintura foi oferecida na Sotheby’s London em junho de 1990, apenas dois anos após a morte do artista aos 27 anos, com uma estimativa de £ 180.000 a £ 250.000 (cerca de $ 300.000 a $ 420.000), mas não foi vendida. Seis anos depois, a tela azul foi leiloada novamente, também na Sotheby’s London, desta vez com uma estimativa significativamente mais baixa de £ 100.000 a £ 140.000 ($ 170.000 a $ 235.500). Foi vendido por £ 155.500 ($ 253.000).

Não demorou muito para que detetives do Twitter, como Greg Allen, localizassem o proprietário anterior mais recente da obra: a família Sabbadini, um clã baseado em Milão por trás da joalheria de mesmo nome. Um artigo de 2018 da revista W mostra mãe e filha Stefania e Micól Sabbadini posando em frente ao quadro, que está pendurado acima do sofá. O recorde de leilões de Basquiat atualmente é de $ 110,5 milhões, estabelecido na Sotheby’s na primavera de 2017. Bernard Arnault, um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo, encenou uma retrospectiva amplamente elogiada do trabalho de Basquiat em sua Fondation Louis Vuitton em Paris no final de 2019.

Tiffany disse em um comunicado que incluiu a pintura no anúncio porque a arte tem sido um “fio condutor” na “história de amor” do casal. A dupla também é conhecida por ter pelo menos uma obra do artista em seu acervo pessoal. Tiffany está colocando grande poder de fogo na campanha de um ano com os Carters, que inclui um curta-metragem de Beyoncé cantando “Moon River” para seu marido. Ele está destinado a uma grande exposição nos próximos meses, incluindo a aquisição de todos os outdoors digitais na Times Square de Nova York. Também chama a atenção o fato de que Beyoncé está usando o famoso colar de diamantes amarelos Tiffany de 12,85 quilates na fotografia. Quando Audrey Hepburn exibiu o famoso diamante em imagens promocionais de Breakfast at Tiffany’s, a mesma gema foi colocada em um colar chamado Roseta de Fita. Ele foi redefinido em 2012 com mais de 100 quilates de diamantes. Beyoncé é supostamente apenas a quarta pessoa a usá-lo.

 

FONTE: Artnet News

Compartilhar:
Notícias - 07/12/2021

Culturas Indígenas e Favelas são temas de novos museus de São Paulo

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (6) um investimento total de R﹩ 40 milhões para ampliação do Museu da …

Notícias - 06/12/2021

Começam as as obras de ampliação da Pinacoteca de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23), o início das obras da Pinacoteca Contemporânea, o novo prédio …

Notícias - 03/12/2021

Jeff Koons e Cicciolina voltam aos holofotes

Um artista que fez a escultura de uma serpente enrolada em uma pedra para a estrela do cinema adulto italiano …

Notícias - 03/12/2021

Lista de mais poderosos da arte contemporânea traz líder surpreendente

ERC-721, a especificação para o “token não fungível” na rede Ethereum, está em primeiro lugar no ranking anual dos mais …

Notícias - 02/12/2021

Fotografiska pretende se tornar o maior museu privado do mundo

Fotografiska, o museu sueco com fins lucrativos, está adicionando três novos locais à sua lista de unidades já existentes: além …

Notícias - 01/12/2021

Restauro de obras de arte do Metrô de São Paulo vira documentário

Em curso desde 2019 e com as primeiras etapas registradas em um documentário disponível no YouTube com aproximadamente …

Notícias - 01/12/2021

Obra icônica de Banksy vai a leilão pela Bolsa de Arte SP

Pela primeira vez, uma obra de Banksy irá a leilão na América Latina – no dia 10 de fevereiro, na …

Notícias - 30/11/2021

Inhotim recebe o Museu de Arte Negra idealizado por Abdias Nascimento

Poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar, Abdias Nascimento (1914-2011), indicado oficialmente ao prêmio Nobel da …

Notícias - 30/11/2021

Museu Judaico de São Paulo é inaugurado

A partir do dia 5 de dezembro de 2021, abre para visitação o Museu Judaico de São Paulo (MUJ), espaço …

Notícias - 29/11/2021

Festival de performances abre convocatória

Festival Atos de Fala completa 10 anos e sua sexta edição – que acontece de 19 de janeiro a 02 …

Notícias - 29/11/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura divulga indicados e retoma cerimônia presencial

Valorizar e premiar nossa cultura e seus artistas em tempos tão difíceis é a missão do Prêmio Arcanjo de Cultura, …

Notícias - 26/11/2021

Steve McCurry e a resiliência da infância em fotos

De meninas enfrentando o Mar de Sulu a crianças em idade escolar no Afeganistão, no novo livro Stories and Dreams …