Noruega autoriza demolição de prédio com murais de Picasso

Esta imagem de 2008 mostra o mural chamado “Os Pescadores” (Crédito: Helge Høifødt / Wikipedia via CNS)

A Noruega aprovou nesta quarta-feira a demolição de um prédio danificado por bombas, adornado com desenhos do mestre espanhol Pablo Picasso. O governo, que descartou mais um adiamento da decisão de 2014 de demolir o prédio, confirmou que realocaria os dois murais de Picasso.

Concluído em 1969 no centro de Oslo, o “bloco Y”, nomeado por sua forma, exibe desenhos de Picasso nas paredes – obra do artista norueguês Carl Nesjar, que colaborou com o mestre espanhol.

O prédio foi danificado pelo ataque de bomba realizado pelo extremista de direita Anders Behring Breivik em 22 de julho de 2011, antes de executar um tiroteio em massa na ilha de Utoya, matando um total de 77 pessoas.

Em 2014, a Noruega decidiu demolir o prédio por razões de segurança, como parte de um grande projeto de reconstrução, e decidiu realocar os murais “Os Pescadores” e “A Gaivota”.

Outro edifício, o “bloco H”, que também foi danificado na explosão e tem três outros murais de Picasso, não será destruído.

A decisão de 2014 de derrubar o “bloco Y” provocou uma reação dos defensores do patrimônio arquitetônico e os protestos públicos subsequentes provocaram atraso na demolição.

Três organizações e associações anunciaram em 13 de fevereiro sua intenção de levar o estado a tribunal e pediram ao governo que adiasse a demolição até que o tribunal decidisse o assunto. Na quarta-feira, o governo rejeitou esse pedido, argumentando que novos atrasos levariam a mais custos financeiros e ao adiamento do projeto de reconstrução que já foi decidido.

Nenhuma data de início foi definida, mas adiar a implementação da medida para além de 1º de abril custaria entre US $ 3,2 milhões e US $ 5,3 milhões por mês, de acordo com a Statsbygg.

Uma petição lançada há um ano para parar a demolição do “bloco Y” reuniu quase 28.000 assinaturas até o meio-dia da quarta-feira.

Fonte: Agence France-Presse

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …