Noruega autoriza demolição de prédio com murais de Picasso

Esta imagem de 2008 mostra o mural chamado “Os Pescadores” (Crédito: Helge Høifødt / Wikipedia via CNS)

A Noruega aprovou nesta quarta-feira a demolição de um prédio danificado por bombas, adornado com desenhos do mestre espanhol Pablo Picasso. O governo, que descartou mais um adiamento da decisão de 2014 de demolir o prédio, confirmou que realocaria os dois murais de Picasso.

Concluído em 1969 no centro de Oslo, o “bloco Y”, nomeado por sua forma, exibe desenhos de Picasso nas paredes – obra do artista norueguês Carl Nesjar, que colaborou com o mestre espanhol.

O prédio foi danificado pelo ataque de bomba realizado pelo extremista de direita Anders Behring Breivik em 22 de julho de 2011, antes de executar um tiroteio em massa na ilha de Utoya, matando um total de 77 pessoas.

Em 2014, a Noruega decidiu demolir o prédio por razões de segurança, como parte de um grande projeto de reconstrução, e decidiu realocar os murais “Os Pescadores” e “A Gaivota”.

Outro edifício, o “bloco H”, que também foi danificado na explosão e tem três outros murais de Picasso, não será destruído.

A decisão de 2014 de derrubar o “bloco Y” provocou uma reação dos defensores do patrimônio arquitetônico e os protestos públicos subsequentes provocaram atraso na demolição.

Três organizações e associações anunciaram em 13 de fevereiro sua intenção de levar o estado a tribunal e pediram ao governo que adiasse a demolição até que o tribunal decidisse o assunto. Na quarta-feira, o governo rejeitou esse pedido, argumentando que novos atrasos levariam a mais custos financeiros e ao adiamento do projeto de reconstrução que já foi decidido.

Nenhuma data de início foi definida, mas adiar a implementação da medida para além de 1º de abril custaria entre US $ 3,2 milhões e US $ 5,3 milhões por mês, de acordo com a Statsbygg.

Uma petição lançada há um ano para parar a demolição do “bloco Y” reuniu quase 28.000 assinaturas até o meio-dia da quarta-feira.

Fonte: Agence France-Presse

Compartilhar:
Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …

Notícias - 02/10/2020

Como a arte inspira o cinema e o cinema inspira a arte?

Como os artistas contemporâneos do cinema conseguiram trazer os temas e técnicas das maiores pinturas para o grande ecrã

O 77º …