O último videoclipe da cantora americana, filmado no Louvre, promove seu próximo filme, Joker, e a exposição do museu sobre loucos
Um videoclipe da popstar Lady Gaga, filmado no Louvre no início de setembro,foi lançado, por ocasião do lançamento do filme Coringa: Delírio a Dois e da nova exposição do museu em torno das “figuras do louco”. Nesta original criação em vídeo veiculada nas redes sociais do Louvre e da artista, vemos a norte-americana, de peruca vermelha curta, meia-calça preta e tênis, perambulando pelas salas do maior museu do mundo interpretando uma música composta para o ocasião.
A artista, que já havia marcado Paris com sua atuação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos deste verão e lançou nesta sexta-feira Harlequin, álbum vinculado ao seu próximo filme, vagueia no meio da noite pelo museu, saindo de um terraço da ala Denon até a escadaria da Samotrácia antes de se posicionar em frente à Mona Lisa. Após contemplar Mona Lisa, ela desenha um sorriso com batom no vidro protetor da pintura. “Se isso se trata obviamente de pura ficção, produzida com um dispositivo que garante a perfeita integridade e segurança da obra, o Louvre leva através desta criação um olhar reflexivo sobre o estatuto da Mona Lisa, ícone do museu que foi protegido por blindados vidro desde 1974. Muitas vezes copiado, reinterpretado, desviado, com o tempo tornou-se um ícone contemporâneo”, explica o museu.
Questionado sobre este gesto que evoca atos de vandalismo ocorridos em vários estabelecimentos nos últimos meses sobre pinturas, incluindo a Mona Lisa, o museu sublinha que esta cena, “puramente fictícia” , é concebida como “uma homenagem” à personagem do Coringa, um dos inimigos do Batman no universo DC Comics, mas também de Leonardo da Vinci. “Na época de sua criação, esse sorriso também poderia ser interpretado como um jogo onomástico: giocondo significa feliz em italiano. La Gioconda é, portanto, uma mulher feliz cujo atributo natural é o sorriso. O Coringa e a Mona Lisa compartilham a mesma etimologia: jocus em latim. Uma coincidência com a qual o Museu do Louvre se propõe brincar”, especificam ainda os responsáveis do museu. O clipe anuncia ainda a exposição dedicada às Figuras do Louco (de 16 de outubro a 3 de fevereiro de 2025), que abundam na pintura do século XIII ao século XVI e da qual a personagem do Coringa é um dos últimos representantes.
Veja abaixo o vídeo completo.