Uma pintura recentemente redescoberta pelo pintor barroco italiano Giovanni Francesco Barbieri, mais conhecido como il Guercino, está em exibição esta semana em Christopher Bishop Fine Arts , em Nova York, como parte da Master Drawings New York .
Surpreendentemente, pela primeira vez em cerca de 300 anos, o negociante também conseguiu reunir a pintura Aurora (1662), com seu desenho preparatório, que de fato foi fundamental na identificação definitiva da tela perdida.
O revendedor comprou a pintura, anteriormente desconhecida pelos estudiosos, em Doyle, Nova York, em 2012. Ela foi listada para venda como obra do século XVII pela Escola Holandesa, com uma estimativa de pré-venda de apenas US$ 2.000 a 4.000.
“Era óbvio para mim que foi identificado incorretamente”, disse Bishop. “Antes de tudo, eu sabia que não podia ser holandesa e tinha a impressão de que poderia ser Guercino.”
Com base nesse palpite, Bishop foi ver o trabalho pessoalmente. “Eu soube imediatamente o que era – há um aspecto magistral e inacabado no trabalho tardio de Guercino que é inconfundível quando você realmente conhece”, disse ele.
Outros concorrentes pareciam ter uma ideia semelhante. O preço final de venda foi de US$ 74.500 – um espantoso 1.862% a mais do que a estimativa alta. “Algumas outras pessoas devem ter descoberto o que eu descobri!”, disse Bishop.
Como um Guercino autenticado, a tela vale muito mais ainda. Segundo o Artnet Price Database, o recorde do artista em leilão é de 5,19 milhões de libras (7,86 milhões de dólares), alcançado na Christie’s London em 2010 para a pintura a óleo Rei David.
“Os Guercinos que trazem milhões e milhões são geralmente obras de grande formato e figuras múltiplas”, disse Bishop. “Esses trabalhos com números únicos tendem a gerar, entre os seis dígitos do meio, US$ 1,2, 1,4, 1,6 milhão, e isso está de acordo com o que estou pedindo pela peça”.
Bishop espera encontrar um comprador institucional, de preferência um que aceite o desenho e a pintura. “As duas peças juntas valem quatro vezes mais!”, Disse Bishop. “Você raramente vê estudos e pinturas lado a lado. As taxas de sobrevivência dos trabalhos em papel desse período não são fantásticas, por isso há muitas pinturas para as quais simplesmente não temos os desenhos preparatórios. ”