National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

The Adoration of the Kings (detalhe), Gossaert, 1510-15

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma obra-prima holandesa do século 16 contando a história do nascimento de Jesus. A “Adoração dos Reis”, de Jan Gossaert, estava no centro de uma exposição envolvente na galeria de Londres, inaugurada em dezembro passado, mas foi forçada a fechar após uma semana por causa do bloqueio de Covid. Quase ninguém a viu, o que explica por que foi reinventada como a primeira experiência da National Gallery destinada a usuários de telefones celulares. A exposição e a versão online foram criadas como parte do programa de inovação da galeria. Emma McFarland, que lidera o programa, disse que a experiência móvel foi um experimento.

“Nosso objetivo por meio do programa de inovação é criar experiências agradáveis ​​e significativas que envolvam públicos novos e mais diversos com a coleção de diferentes maneiras, colocando nossos visitantes no centro do processo de design.” A pintura é tradicionalmente mais uma experiência de Natal do que de Páscoa, mostrando reis, cortesãos, pastores, animais e anjos chegando para adorar o menino Cristo que está sentado no colo de sua mãe em um palácio em ruínas e decadente. A experiência móvel permitirá que as pessoas ampliem os detalhes e incluirá seis poemas na voz de Balthasar, o rei retratado à esquerda de Maria, com seu presente de mirra e vestindo uma túnica vermelha forrada de pele de lince e botas fabulosas com couro tão fino que você pode ver seus dedos do pé. Os poemas foram escritos e dublados pela poetisa Theresa Lola. Tal como aconteceu com a exposição original, o objetivo, disse a galeria, foi reunir som, imagens, poesia e interação “para explorar os temas da ruptura, transformação e renovação” na perspectiva de Balthasar.

A pintura é uma das grandes obras do renascimento do norte feita por Gossaert entre cerca de 1510 e 1515. Está na coleção da galeria desde 1911, vendida pela viúva do nono conde de Carlisle por menos do que seu valor de mercado. Ele continua sendo um dos cartões de Natal mais populares da galeria. A exposição “Sensing the Unseen: Step into Gossaert’s Adoration”, que teve de ser encerrada em dezembro, foi reprogramada para acontecer de 17 de maio a 13 de junho. A edição móvel já está disponível no site da National Gallery.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …