Museus italianos começam a reabrir

Maurizio Cattelan no Castello di Rivoli

Como o isolamento social ainda está árduo em alguns países, as instituições de arte estão começando a anunciar seus planos de reabertura. Agora, após fechamentos temporários que duraram mais de dois meses, os museus de um dos países que mais sofreu a pandemia estão começando a abrir suas portas mais uma vez.

Entre os primeiros museus a reabrir na Itália, está o museu Castello di Rivoli, fora de Turim, que revelou que receberá visitantes a partir de 19 de maio. A instituição estará aberta de quinta a domingo a cada semana e permitirá um número reduzido de visitantes por dia. Carolyn Christov-Bakargiev, diretora do Castello di Rivoli, disse em comunicado que a reabertura do museu marca uma “fase transitória” e que a instituição está expandindo suas ofertas digitais para públicos internacionais que não podem viajar com segurança.

A Galleria Borghese e o Musei Capitolini, ambos em Roma, também serão reabertos em 19 de maio, e o Museo e Real Bosco di Capodimonte, em Nápoles, reabriu em 18 de maio, com exigências de que os visitantes pratiquem distanciamento social e usem máscaras protetoras. Sylvain Bellenger, diretor do Museu e Real Bosco di Capodimonte, disse em um comunicado aos visitantes: “Contamos com a sua colaboração, seja responsável por evitar colocar você e outras pessoas em risco”.

A Fundação Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, criada pela colecionadora Patrizia Sandretto Re Rebaudengo, reabriu em 18 de maio. Os visitantes serão convidados a usar máscaras e um máximo de 15 pessoas serão permitidas nas galerias a qualquer momento.

Um representante da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza disse à ARTnews que o museu seria inaugurado no início de junho, com uma data definitiva a ser anunciada nos próximos dias. A ARTnews procurou a Punta Della Dogana e o Palazzo Grassi em Veneza para comentar sobre seus planos de reabertura.

Pirelli HangarBicocca, em Milão, anunciou que será reaberto em 23 de maio. O espaço de arte contemporânea estará aberto todos os sábados e domingos por um período indeterminado, antes de retomar o horário normal de quinta a domingo.

A Fondazione Prada em Milão será reaberta em 5 de junho e a Collezione Maramotti em Reggio Emilia, cujos fundadores, a família Maramotti reabrirão em 21 de maio. 

De acordo com um relatório do Art Newspaper, a Galeria Uffizi em Florença e a Pinacoteca di Brera em Milão devem revelar suas datas de reabertura nesta semana.

A reabertura ocorre quando dois dos eventos artísticos mais importantes da Itália revelaram adiamentos para os próximos anos. A Bienal de Arquitetura de Veneza, originalmente planejada para abrir este mês e depois se mudar para agosto, foi adiada para 2021, e a Bienal de Veneza 2021 foi adiada para 2022.

Compartilhar:
Notícias - 20/04/2021

Prêmio Arcanjo de Cultura valoriza artistas

O ano de 2020 foi desafiador para a classe artística e os trabalhadores da cultura. Prestigiar e valorizar estes profissionais …

Notícias - 20/04/2021

Após 14 anos fechado, MAB reabre e celebra 61 anos de Brasília

Um movimento na orla do Lago Paranoá anuncia novos tempos para a capital federal. Em meio à pandemia da Covid-19, …

Notícias - 19/04/2021

Gagosian apresenta exposição com novos trabalhos de Rachel Whiteread

A Galeria Gagosian apresenta “Internal Objects”, exposição de novos trabalhos de Rachel Whiteread. Whiteread emprega a linguagem formal do minimalismo, …

Notícias - 19/04/2021

Brasileiro vence World Press Photo Award 2021

O fotojornalismo brasileiro foi mais uma vez reconhecido na mais importante competição de jornalismo visual do mundo, promovida pela World …

Notícias - 16/04/2021

As pinturas de Cézanne e Degas podem render milhões em leilão

Obras dos artistas franceses Paul Cézanne e Edgar Degas são os sucessos de um leilão em Nova York e podem …

Notícias - 15/04/2021

Arte pelos Oceanos reúne artistas visuais em prol da preservação das praias cariocas

Não é novidade que as praias cariocas, que eternizaram o Rio de Janeiro no imaginário turístico mundial, sofrem com a …

Notícias - 14/04/2021

Passagem - por Maria Fernanda Paes de Barros

Que é a arte, afinal, do ponto de vista emotivo, senão a linguagem das forças inconscientes que atuam dentro de …

Notícias - 13/04/2021

Médico e artista plástico expõe obra feita de raio-x na Igreja Presbiteriana do Butantã

Moradores e visitantes da região do Butantã têm se deparado com uma cena inusitada ao circularem a Praça Vicente Rodrigues, …

Notícias - 13/04/2021

Após reclamações, outdoors de Steven Shearer são retirados de festival em Vancouver

Uma série de sete outdoors com fotos de pessoas dormindo foi encoberta depois que os organizadores do Capture Photography Festival …

Notícias - 13/04/2021

Sotheby's e Niftygateway oferecem edição ilimitada de criptoarte

A criptoarte segue sendo assunto quente no mercado. De olho na tendência, a Sotheby’s e o site Niftygateway estão oferecendo …

Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …