Museus italianos começam a reabrir

Maurizio Cattelan no Castello di Rivoli

Como o isolamento social ainda está árduo em alguns países, as instituições de arte estão começando a anunciar seus planos de reabertura. Agora, após fechamentos temporários que duraram mais de dois meses, os museus de um dos países que mais sofreu a pandemia estão começando a abrir suas portas mais uma vez.

Entre os primeiros museus a reabrir na Itália, está o museu Castello di Rivoli, fora de Turim, que revelou que receberá visitantes a partir de 19 de maio. A instituição estará aberta de quinta a domingo a cada semana e permitirá um número reduzido de visitantes por dia. Carolyn Christov-Bakargiev, diretora do Castello di Rivoli, disse em comunicado que a reabertura do museu marca uma “fase transitória” e que a instituição está expandindo suas ofertas digitais para públicos internacionais que não podem viajar com segurança.

A Galleria Borghese e o Musei Capitolini, ambos em Roma, também serão reabertos em 19 de maio, e o Museo e Real Bosco di Capodimonte, em Nápoles, reabriu em 18 de maio, com exigências de que os visitantes pratiquem distanciamento social e usem máscaras protetoras. Sylvain Bellenger, diretor do Museu e Real Bosco di Capodimonte, disse em um comunicado aos visitantes: “Contamos com a sua colaboração, seja responsável por evitar colocar você e outras pessoas em risco”.

A Fundação Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, criada pela colecionadora Patrizia Sandretto Re Rebaudengo, reabriu em 18 de maio. Os visitantes serão convidados a usar máscaras e um máximo de 15 pessoas serão permitidas nas galerias a qualquer momento.

Um representante da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza disse à ARTnews que o museu seria inaugurado no início de junho, com uma data definitiva a ser anunciada nos próximos dias. A ARTnews procurou a Punta Della Dogana e o Palazzo Grassi em Veneza para comentar sobre seus planos de reabertura.

Pirelli HangarBicocca, em Milão, anunciou que será reaberto em 23 de maio. O espaço de arte contemporânea estará aberto todos os sábados e domingos por um período indeterminado, antes de retomar o horário normal de quinta a domingo.

A Fondazione Prada em Milão será reaberta em 5 de junho e a Collezione Maramotti em Reggio Emilia, cujos fundadores, a família Maramotti reabrirão em 21 de maio. 

De acordo com um relatório do Art Newspaper, a Galeria Uffizi em Florença e a Pinacoteca di Brera em Milão devem revelar suas datas de reabertura nesta semana.

A reabertura ocorre quando dois dos eventos artísticos mais importantes da Itália revelaram adiamentos para os próximos anos. A Bienal de Arquitetura de Veneza, originalmente planejada para abrir este mês e depois se mudar para agosto, foi adiada para 2021, e a Bienal de Veneza 2021 foi adiada para 2022.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …