Museus italianos começam a reabrir

Maurizio Cattelan no Castello di Rivoli

Como o isolamento social ainda está árduo em alguns países, as instituições de arte estão começando a anunciar seus planos de reabertura. Agora, após fechamentos temporários que duraram mais de dois meses, os museus de um dos países que mais sofreu a pandemia estão começando a abrir suas portas mais uma vez.

Entre os primeiros museus a reabrir na Itália, está o museu Castello di Rivoli, fora de Turim, que revelou que receberá visitantes a partir de 19 de maio. A instituição estará aberta de quinta a domingo a cada semana e permitirá um número reduzido de visitantes por dia. Carolyn Christov-Bakargiev, diretora do Castello di Rivoli, disse em comunicado que a reabertura do museu marca uma “fase transitória” e que a instituição está expandindo suas ofertas digitais para públicos internacionais que não podem viajar com segurança.

A Galleria Borghese e o Musei Capitolini, ambos em Roma, também serão reabertos em 19 de maio, e o Museo e Real Bosco di Capodimonte, em Nápoles, reabriu em 18 de maio, com exigências de que os visitantes pratiquem distanciamento social e usem máscaras protetoras. Sylvain Bellenger, diretor do Museu e Real Bosco di Capodimonte, disse em um comunicado aos visitantes: “Contamos com a sua colaboração, seja responsável por evitar colocar você e outras pessoas em risco”.

A Fundação Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, criada pela colecionadora Patrizia Sandretto Re Rebaudengo, reabriu em 18 de maio. Os visitantes serão convidados a usar máscaras e um máximo de 15 pessoas serão permitidas nas galerias a qualquer momento.

Um representante da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza disse à ARTnews que o museu seria inaugurado no início de junho, com uma data definitiva a ser anunciada nos próximos dias. A ARTnews procurou a Punta Della Dogana e o Palazzo Grassi em Veneza para comentar sobre seus planos de reabertura.

Pirelli HangarBicocca, em Milão, anunciou que será reaberto em 23 de maio. O espaço de arte contemporânea estará aberto todos os sábados e domingos por um período indeterminado, antes de retomar o horário normal de quinta a domingo.

A Fondazione Prada em Milão será reaberta em 5 de junho e a Collezione Maramotti em Reggio Emilia, cujos fundadores, a família Maramotti reabrirão em 21 de maio. 

De acordo com um relatório do Art Newspaper, a Galeria Uffizi em Florença e a Pinacoteca di Brera em Milão devem revelar suas datas de reabertura nesta semana.

A reabertura ocorre quando dois dos eventos artísticos mais importantes da Itália revelaram adiamentos para os próximos anos. A Bienal de Arquitetura de Veneza, originalmente planejada para abrir este mês e depois se mudar para agosto, foi adiada para 2021, e a Bienal de Veneza 2021 foi adiada para 2022.

Compartilhar:
Notícias - 21/10/2020

SESC SÃO PAULO EM NOVA ETAPA, RETOMADA GRADUAL CONTEMPLA EXPOSIÇÕES, BIBLIOTECAS E EXIBIÇÃO DE FILMES NO CINESESC

 O anúncio da aguardada Fase Verde, a penúltima e mais branda de uma  escala de cinco etapas do Plano São …

Notícias - 16/10/2020

Instituição coloca à venda pintura de David Hockney em meio a tensões financeiras

Na semana passada, a Royal Opera House de Londres anunciou planos de vender o Retrato de Sir David Webster de …

Notícias - 16/10/2020

Itáu Cultural reabre com mostras de Sandra Cinto e ocupação de Rino Levi

O Itaú Cultural (IC) retomou a partir de terça-feira (13) suas atividades presenciais. Neste momento, o público pode visitar as …

Notícias - 16/10/2020

Marina Abramović terá a primeira obra de arte de realidade mista vendida em leilão

Marina Abramović é uma das artistas contemporâneas mais conhecidas do mundo, mas muito de seu trabalho é efêmero: performances que …

Notícias - 16/10/2020

Juíza anuncia nova decisão sobre caso Inhotim e surpreende

O instituto assinou um acordo em 2016 para doar 20 obras de seu acervo ao governo, a fim de reembolsar …

Notícias - 16/10/2020

Como obras redescobertas de velhos mestres vêm de destacando em leilões com números extraordinários?

A Christie’s realizará seu leilão de Velhos Mestres durante as vendas clássicas da semana na sede do Rockefeller Center. Ao …

Notícias - 16/10/2020

Escultura de Medusa nua vira símbolo do movimento #meetoo e causa polêmica

Na maioria dos casos de violência sexual, sempre se pergunta à vítima: ‘Bom, o que você fez para provocá-lo?’ Questões …

Notícias - 16/10/2020

Famoso artista chinês desafia fronteira EUA-México para pintar e mostra processo em vídeo

Para o artista contemporâneo Liu Xiaodong, a história pessoal é a maior fonte de inspiração. Sua infância na China rural e …

Notícias - 16/10/2020

Foto impressionante de Vik Muniz é uma homenagem a um grande artista americano

Se você está familiarizado com a arte americana contemporânea, a imagem de uma estação da Standard Oil pode trazer imediatamente …

Notícias - 16/10/2020

A história de vida de Artemisia Gentileschi será tema de uma série de tv

A vida de Artemisia Gentileschi (1593-1652), a grande pintora barroca que é o tema da tão aclamada exposição da London National Gallery, será …

Notícias - 15/10/2020

Exposição na Paulista chega à sexta edição com o tema “Liberdade e Democracia”

Uma realização da União Geral dos Trabalhadores – UGT, A Exposição na Paulista traz 15 obras de 18 artistas de …

Notícias - 13/10/2020

Artistas colorem empenas em BH e marcam maior mural assinado por uma artista indígena no mundo

Em menos de duas semanas, artistas negros e indígenas pintaram empenas gigantes na capital de Minas Gerais levando resistência e afeto …