Museus italianos começam a reabrir

Maurizio Cattelan no Castello di Rivoli

Como o isolamento social ainda está árduo em alguns países, as instituições de arte estão começando a anunciar seus planos de reabertura. Agora, após fechamentos temporários que duraram mais de dois meses, os museus de um dos países que mais sofreu a pandemia estão começando a abrir suas portas mais uma vez.

Entre os primeiros museus a reabrir na Itália, está o museu Castello di Rivoli, fora de Turim, que revelou que receberá visitantes a partir de 19 de maio. A instituição estará aberta de quinta a domingo a cada semana e permitirá um número reduzido de visitantes por dia. Carolyn Christov-Bakargiev, diretora do Castello di Rivoli, disse em comunicado que a reabertura do museu marca uma “fase transitória” e que a instituição está expandindo suas ofertas digitais para públicos internacionais que não podem viajar com segurança.

A Galleria Borghese e o Musei Capitolini, ambos em Roma, também serão reabertos em 19 de maio, e o Museo e Real Bosco di Capodimonte, em Nápoles, reabriu em 18 de maio, com exigências de que os visitantes pratiquem distanciamento social e usem máscaras protetoras. Sylvain Bellenger, diretor do Museu e Real Bosco di Capodimonte, disse em um comunicado aos visitantes: “Contamos com a sua colaboração, seja responsável por evitar colocar você e outras pessoas em risco”.

A Fundação Sandretto Re Rebaudengo, em Turim, criada pela colecionadora Patrizia Sandretto Re Rebaudengo, reabriu em 18 de maio. Os visitantes serão convidados a usar máscaras e um máximo de 15 pessoas serão permitidas nas galerias a qualquer momento.

Um representante da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza disse à ARTnews que o museu seria inaugurado no início de junho, com uma data definitiva a ser anunciada nos próximos dias. A ARTnews procurou a Punta Della Dogana e o Palazzo Grassi em Veneza para comentar sobre seus planos de reabertura.

Pirelli HangarBicocca, em Milão, anunciou que será reaberto em 23 de maio. O espaço de arte contemporânea estará aberto todos os sábados e domingos por um período indeterminado, antes de retomar o horário normal de quinta a domingo.

A Fondazione Prada em Milão será reaberta em 5 de junho e a Collezione Maramotti em Reggio Emilia, cujos fundadores, a família Maramotti reabrirão em 21 de maio. 

De acordo com um relatório do Art Newspaper, a Galeria Uffizi em Florença e a Pinacoteca di Brera em Milão devem revelar suas datas de reabertura nesta semana.

A reabertura ocorre quando dois dos eventos artísticos mais importantes da Itália revelaram adiamentos para os próximos anos. A Bienal de Arquitetura de Veneza, originalmente planejada para abrir este mês e depois se mudar para agosto, foi adiada para 2021, e a Bienal de Veneza 2021 foi adiada para 2022.

Compartilhar:
Notícias - 15/10/2021

Ruas de São Luís recebem performances

Quando corpo e rua se encontram, muitas histórias podem ser contadas e, mais do que isso, podem ser sentidas e …

Notícias - 15/10/2021

Centro do Rio ganha novo espaço de arte

Os cariocas e o Centro do Rio de Janeiro ganham uma nova opção de cultura com conteúdo e lazer. Com …

Notícias - 12/10/2021

Projeto Latitude apoia participação de galerias brasileiras na Frieze London, FIAC Paris 2021 e SP-Arte 2021

Marcando presença em importantes feiras internacionais, cinco galerias brasileiras figurarão em dois eventos de grande prestígio no mês de outubro, …

Notícias - 12/10/2021

Leilão de fotos em NFT destinará arrecadação para ações do SOS Pantanal

Até o dia 16/10 ocorre, virtualmente, o primeiro leilão de fotos em NFT 100% beneficente para ajudar em ações de …

Notícias - 12/10/2021

Museu em Roterdã inaugura ambicioso projeto e abre sua reserva técnica para visitação

O Depot [depósito] Boijmans Van Beuningen deve abrir suas portas no dia 6 de novembro de 2021 – tornando toda …

Notícias - 08/10/2021

Sotheby's anuncia obra prima de Botticelli em leilão

 

Primeiro, em julho de 2019, houve o especulativo Retrato de um Jovem, catalogado como “No estilo de Botticelli”, que foi …

Notícias - 08/10/2021

Feira em Dubai é acusada de censurar "Davi", de Michelangelo

Uma cópia impressa em 3D do David de Michelangelo está no centro da controvérsia em Dubai, onde expositores obscureceram os …

Notícias - 06/10/2021

Descoberta versão casta da "Madonna" de Munch

Na década de 1890, a representação erótica da Madona por Edvard Munch, retratada com as mãos levantadas atrás das costas …

Notícias - 06/10/2021

Mercado de arte contemporânea se recupera com quase três bilhões em vendas no último ano

O mercado de arte contemporânea arrecadou um recorde de US $ 2,7 bilhões em vendas entre junho de 2020 e …

Notícias - 06/10/2021

Inhotim apresenta obra de Rivane Neuenschwander nas ruas de Belo Horizonte

As ruas de Belo Horizonte foram tomadas por retratos, desenhos daqueles que ocuparam o posto de primeiro amor na vida …

Notícias - 01/10/2021

Artista gera polêmica ao receber verba e devolver telas em branco para museu

O artista Jens Haaning causou polêmica ao enviar telas em branco para o museu de arte na Dinamarca. A nova …

Notícias - 01/10/2021

Após mostras de Van Gogh, vem aí a experiência imersiva de Frida Kahlo

As experiências de imersão de Vincent van Gogh acontecidas recentemente nos Estados Unidos (VEJA AQUI) atraíram milhões de visitantes em …