Museus e galerias na Alemanha começam a reabrir, veja as medidas

Dan Flavin, Neues Museum Weimar, Germany, 2009

Museus em alguns estados alemães reabrirão suas portas nas próximas semanas, à medida que o isolamento do COVID-19 é lentamente suspenso. As aberturas exigirão novas e estritas medidas de segurança e higiene, que podem contribuir para um processo mais lento de reabertura de alguns museus menores. Com grande parte do mundo ainda em quarentena, a comunidade artística está observando atentamente a eficiência dessas novas medidas para entender melhor o futuro do cenário artístico.

Ontem, Brandemburgo abriu alguns pequenos museus com maiores salvaguardas e número limitado de visitantes, tornando-o o primeiro dos 16 estados da Alemanha a reabrir museus ao público. A Associação dos Museus de Brandemburgo compartilhou diretrizes para a reabertura, que incluem a construção de escudos de acrílico para balcões de bilheteria; aceitar cartões de crédito em vez de pagamentos em dinheiro; fornecer todo o pessoal com materiais desinfetantes; limpeza frequente do espaço; e um limite de um visitante por área de 15 metros quadrados. Os museus não devem oferecer excursões em grupo e devem fornecer guias de áudio apenas se puderem ser desinfetados cuidadosamente após cada uso.

De acordo com uma reportagem do The Art Newspaper, os museus de Berlim e Saxônia começarão a reabrir no dia 4 de maio. As medidas de segurança anunciadas recentemente pela Associação de Museus Alemães são semelhantes às da Associação de Museus de Brandemburgo, descritas acima. Essas novas diretrizes podem revelar-se mais um desafio para os grandes museus de Berlim. Das 170 instituições privadas e cívicas da cidade, muitas recebem milhões de visitantes a cada ano. Com custos adicionais necessários para acomodar as diretrizes e uma queda esperada no número de visitantes, a Associação Alemã de Museus está convidando políticos e patrocinadores a apoiar museus durante esse período.

Algumas galerias alemãs começaram a reabrir na semana passada, com suas próprias recomendações, incluindo limite de visitantes e máscaras. As autoridades alemãs continuam extremamente cautelosas em meio a essas reaberturas, enfatizando a volatilidade das circunstâncias atuais. O prefeito de Berlim, Michael Müller, disse em um comunicado citado pela artnet News que não há um “final de alerta” em um momento como este.

Compartilhar:
Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …

Notícias - 31/03/2021

Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação em Gestão Contemporânea das Artes

O Instituto Cultural Vale lança nesta terça-feira, 30, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais …