Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabelecem parceria inédita

Iole de Freitas, Sou minha própria arquitetura, 2019

Os Museus Castro Maya e a Mul.ti.plo Espaço Arte estabeleceram uma parceria inédita. O projeto consiste em gerar um conjunto de múltiplos concebidos por uma seleção de cinco artistas que possuem obras em exposição permanente no Museu do Açude. São eles: Angelo Venosa, Eduardo Coimbra, Iole de Freitas, Nuno Ramos e Waltercio Caldas. Os múltiplos serão lançados em uma celebraçãono próprio museu, em 15 de setembro, ficando em exposição por dois meses no Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa. Paralelamente, as peças também serão lançadas na ArtRio, no estande da Mul.ti.plo Espaço Arte, em 18 de setembro, dia do “preview” da feira.

O conjunto de trabalhos é constituído por obras novas, inéditas e exclusivas, criadas para comemorar a colaboração entre a Mul.ti.plo e o Museu do Açude, inaugurado em 1964, na residência e com o acervo do colecionador Castro Maya (1884-1968). Cada artista criará uma série de 15 esculturas de pequeno formato que estarão à venda pela galeria. “Essa parceria é um tributo ao espetacular conjunto de obras permanentes que habita o espaço externo da instituição, que adota aperspectiva de patrimônio integral, aliando o patrimônio cultural ao natural”, diz Vera de Alencar, diretora dos Museus Castro Maya – Ibram – Ministério da Cidadania.

Para a ocasião, cada artista criou um múltiplo de livre inspiração. Angelo Venosa desenvolveu uma peça em bronze que, assim como sua obra permanente no museu, tem relação com a natureza e parte de um molde impresso digitalmente. Com sua capacidade de dar à imagem uma qualidade escultórica, Eduardo Coimbra criou um díptico composto de caixas de luz feitas de aço e fotografia, lembrando o efeito ótico de um retrovisor. Em seus múltiplos, elaborados a mão, um por um, Iole de Freitas buscou referências na série de grandes instalações expostas na Casa Daros, CCBB, Iberê Camargo e no próprio Museu do Açude, usandoo mesmo material utilizado nas obras de lá (policarbonato e aço inox). O trabalho de Nuno Ramos faz uma reverência à Nelson Cavaquinho, unindo a arte popular à alta cultura dos dicionários. Com base nas premissas do seu “Manual da Ciência Popular”, Waltercio Caldas criou um inusitado “aparelho de funcionamento simbólico” ou de “sugestões poéticas”, que será montado pelo próprio espectador, a partir de instruções. “Um múltiplo tem a capacidade de aproximar o público do artista. É uma oportunidade de ter em casa obras notáveis de alguns dos maiores artistas contemporâneos do país”, comemora Vera.

Como parte da programação paralela da ArtRio, a galeria Mul.ti.plo oferece, ainda, um “brunch” no dia 20 de setembro (sexta-feira). O programa começa com uma visita guiada à exposição “Paralelos”, dos artistas Roberto Magalhães e Carlos Vergara, que está em cartaz em em seu gabinete, no Leblon, desde 6 de agosto até 26 de setembro.

Compartilhar:
Notícias - 11/01/2021

Artista mineira Marina Amaral entra para lista da Forbes

A colorista mineira Marina Amaral entrou para a lista da Forbes dos jovens mais influentes do ano.  A Under 30 …

Notícias - 11/01/2021

Iphan e Polícia Federal resgatam material arqueológico no Acre

Na manhã do dia 5 de janeiro, uma ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no …

Notícias - 11/01/2021

Exposição do estilista Tomo Koizumi inicia o Departamento de Moda, Design e Arquitetura da Fundação Iberê

Em 2021, a Japan House São Paulo (JHSP) vai expandir sua presença pelo Brasil, por meio de um projeto de …

Notícias - 11/01/2021

Pinacoteca de São Paulo divulga programação de 2021

 

Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, …

Notícias - 28/12/2020

Os universos díspares da Rússia contemporânea pelas lentes de Serguei Maksimishin em “O Último Império”

A exposição “O Último Império – Serguei Maksimishin”, que esteve no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, entre dezembro de …

Notícias - 20/12/2020

Consciência diante do perigo: as representações do medo ao longo da História da Arte

Quando Susan Sontag fala que fotografia é sobre dor, ela fala sobre Arte. Quando Susan afirma que “fotos são um …

Notícias - 19/12/2020

São Paulo ganha mural em homenagem às comunidades indígenas afetadas pela pandemia

As Nações Unidas e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em São Paulo, se unem …

Notícias - 18/12/2020

Farol Santander abre hoje mostra do artista chileno Iván Navarro

Abre hoje, 18 de dezembro, no Farol Santander São Paulo, a exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do …

Notícias - 17/12/2020

Conheça os 91 projetos selecionados do Rumos Itaú Cultural 2019/2020

A Dasartes participou na última quarta-feira, 16 de dezembro, na coletiva de imprensa do Itaú Cultural, que anunciou os projetos selecionados …

Notícias - 17/12/2020

REGINA BONI ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE EM 2021

Para quem afrontou militares e a extrema direita em plena ditadura nos anos 60, não seria uma pandemia em escala …

Notícias - 17/12/2020

Itaú Cultural lança publicação com trabalhos de artes visuais selecionados em edital

No dia 15 de dezembro entrou no ar, no site do Itaú Cultural, www.itaucultural.org.br, uma publicação virtual que reúne as …

Notícias - 17/12/2020

CASA FIAT DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS PARA EXPOR NA PICCOLA GALLERIA

O 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já tem os nomes dos artistas selecionados …