Museus brasileiros esquivam-se de novas regras da Lei Rouanet

Lucia Laguna, Paisagem 101. Mostra da artista carioca no MASP em dezembro de 2018.

Os museus brasileiros deram um suspiro de alívio após um anúncio do governo, de que mudanças em um esquema de financiamento federal para projetos culturais terão um impacto mínimo nas instituições.

Durante sua campanha presidencial, o novo governo prometeu emendas à chamada Lei Rouanet – que tem um orçamento anual de R$ 1 bilhão (cerca de US$ 2,3 bilhões) – e acusou administrações anteriores de usar o esquema como suborno para apoio político de figuras e organizações culturais. No entanto, os líderes culturais não sabiam como as mudanças iriam ocorrer até o anúncio oficial de abril.

Entre as mudanças que devem entrar em vigor no próximo ano está a redução do limite de financiamento anual por projeto de 60 milhões de reais para 1 milhão de reias, mas museus, projetos de patrimônio material e imaterial, iniciativas de conservação e algumas produções de entretenimento estarão isentas. As alocações de financiamento para projetos específicos em 2020 ainda precisam ser anunciadas.

“A Lei Rouanet é um mecanismo importante para promover a cultura no Brasil e as mudanças protegem as coleções de museus – ativos que estão na confiança do público”, diz Fabio Frayha, diretor de operações e finanças do Museu de Arte de São Paulo. Assis Chateaubriand (Masp), que atualmente recebe cerca de 15 milhões de reais por ano e não será afetado pelas mudanças.

A emenda visa “democratizar a cultura”, segundo Osmar Terra, chefe do novo ministério da cidadania; Por exemplo, 80% do orçamento do programa atualmente destina-se a projetos no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto o Nordeste, que tem cerca de 25% da população, recebe menos de 3% desses recursos, disse ele. Abril.

Fonte: The Art Newspaper

Compartilhar:
Notícias - 12/04/2021

FAMA Museu lança edital para exposições no espaço

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas …

Notícias - 09/04/2021

Inhotim e Arte1 firmam parceria para exibição da série Diálogos

Duas instituições voltadas para a arte acabam de se unir para disseminar conteúdos de qualidade para o público. O Instituto …

Notícias - 08/04/2021

Conheça Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da “Usina da Arte”

Ancorada numa tradição cultural “artistocrática”, a família Pessoa de Queiroz revive desde 2015 uma antiga fábrica de cana-de-açúcar perto do …

Notícias - 08/04/2021

Galeria Nara Roesler representa o Brasil na EXPO CHGO ONLINE

Com o apoio do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de …

Notícias - 08/04/2021

INSTITUTO TOMIE OHTAKE ABRE AS INSCRIÇÕES PARA O 5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

Iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o …

Notícias - 07/04/2021

Conheça o jovem que saiu da Vila Vintém para defender o acesso à cultura em Boston

Como já vem sendo feito há alguns anos, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2021, evento criado por …

Notícias - 07/04/2021

Nova galeria de arte vende obras com o tema "identidade"

Inaugurada no mês de celebração ao Dia Mundial das Mulheres, a Pequena Galeria apresenta cinco artistas mulheres de diferentes regiões …

Notícias - 06/04/2021

Obras de Antony Gormley colocadas na praia dividem opiniões

Esperava-se que incentivassem a apreciação da arte contemporânea. Mas, em vez disso, quatro esculturas de ferro de Antony Gormley parecem …

Notícias - 06/04/2021

National Gallery cria sua primeira mostra projetada para telefones celulares

A National Gallery apresentará sua primeira exposição projetada para telefones celulares, permitindo que as pessoas vivenciem com detalhes incríveis uma …

Notícias - 06/04/2021

Visitas aos 100 principais museus e galerias do mundo caem 77% devido a Covid

O número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% no ano passado, de …

Notícias - 05/04/2021

Exposição artística mais extensa do mundo é realizada no Caminho de Santiago

“Las Estrellas del Camino” é uma exposição permanente com curadoria de Estrella Galicia e realização da agência AUPA!. A mostra …

Notícias - 05/04/2021

Inscrições para a ArtRio 2021 prorrogadas até 30 de abril

As inscrições para as galerias que desejam participar da 11ª edição da ArtRio foram prorrogadas até o dia 30 de …